Marketing de Conteúdo e a fórmula mágica para usar keywords

Marketing de Conteúdo e a fórmula mágica para usar keywords

Já se foi a época em que encher um site de keywords (palavras-chave, no bom português) era o maior acerto da vida. Incluir keywords até no rodapé do site era uma boa ação, mas esse tempo já passou. It’s over. ;(

Na verdade, o Google mudou as regras e o jogo ficou um pouco mais difícil.

Hoje em dia, não basta encher um site de palavras-chave para ser encontrado pelos usuários; é preciso estudar o seu público alvo e entender como eles buscam o seu produto ou serviço. É preciso entrar na mente deles, calçar os sapatos, saber onde aperta e então entender o que eles fazem. Deu pra entender? 😀

Tá, eu explico:

O usuário vai escrever uma frase no buscador do Google (ou Bing, Yahoo, etc) para procurar o que você oferece, e você, por sua vez, deve saber que frase é essa.

Parece difícil, mas não é. Continue lendo e eu te explicarei como descobrir como o usuário busca o seu produto ou serviço e também mostrarei algumas ferramentas úteis para facilitar este trabalho!

marketing de conteudo com keywordsKeywords e Termos de Pesquisa: como o usuário procura o seu site!

Imagine que eu vendo móveis de escritório. As minhas palavras-chave poderiam ser “móveis”, “escritório” e “modernos”. Agora, imagine que um empreendedor está montando o seu primeiro escritório e deseja causar uma boa impressão para os seus clientes. Então, ele poderia buscar no Google algo como: “Onde encontrar móveis de escritório modernos”, ou “Como decorar o meu escritório com móveis modernos”.

Faz sentido, não?

É exatamente assim que você deve pensar hoje em dia: no que o seu cliente em potencial está buscando.

Agora, imagine que a minha loja fica em São Paulo (Brasil). É claro que eu desejo ser encontrada por usuários que estejam na minha cidade e que estejam a procura de lojas de móveis em São Paulo. A busca então poderia ser “Onde encontrar móveis de escritório modernos em São Paulo”, ou “Móveis de escritório modernos em São Paulo”.

São Paulo é uma cidade gigante, então imagine quantos usuários encontrariam a minha loja no Google através desta pesquisa! Milhares! (Bem, eles também poderão encontrar os meus concorrentes, por isso é preciso usar as ferramentas certas para escolher os melhores termos de pesquisa e aparecer na frente da concorrência). 😉

Ferramentas que ajudam a escolher keywords e Termos de pesquisa

 Sim, foi o Google que dificultou (e continua dificultando) a nossa vida em relação ao uso de palavras-chave, termos de pesquisa e afins. Mas, não o leve a mal. Acontece que o Google é a moda antiga; ele não dá o peixe, mas ensina a pescar.

Como?

Alcançar as melhores posições nos resultados de busca através de keywords e termos de pesquisa se tornou mais difícil porque há cada vez mais usuários e mais concorrência na internet – e o Google quis prezar pela qualidade do conteúdo dos sites para os usuários -, mas a própria gigante da Internet disponibilizou ferramentas muito úteis para desenvolver uma estratégia de SEO:

  • Google Planner

O Planejador de keywords do Google é como uma oficina para criar estratégias de SEO e Campanhas de Marketing Online. Você pode pesquisar várias ideias de palavras-chave, receber o histórico das estatísticas, ver previamente o possível desempenho de uma lista de keywords, entre muitas outras coisas. Ou seja, com esta ferramenta você poderá planejar a sua estratégia de Marketing Online e assim definir as palavras-chave que usará em seu site ou blog para obter os melhores resultados!

  • Google Suggest

Esta não é exatamente uma ferramenta. Trata-se de uma função do Google que quase todo mundo conhece, mas nem todos sabem o nome. Sabe quando você começa a escrever uma pesquisa e o Google começa a dar sugestões para você completar a sua frase? Então, é isso! 😀

Essa função é muito útil, já que você poderá digitar as keywords que você deseja trabalhar em seu site para que o Google complete a frase com as pesquisas mais comuns dos usuários, ou seja: o Google irá te mostrar quais são as frases mais buscadas com as palavras-chave que você deseja trabalhar. Simples e efetivo!

E o Marketing de Conteúdo, onde ele entra nisso tudo?

Já sabemos que usar apenas palavras-chave já não é o suficiente, mas continua sendo importante. Já sabemos como descobrir as frases (termos de pesquisa) que os usuários digitam no buscador para encontrar o seu produto ou serviço, mas e agora? Como usar essas frases? A resposta é: Marketing de Conteúdo! 😀

É isso que o Google quer, e é o que você tem que fazer. Não tem jeito: é preciso oferecer conteúdo de qualidade para os usuários, e com os termos de pesquisa que eles procuram – ou seja, você deve oferecer o conteúdo que os seus clientes em potencial estão procurando para que eles te encontrem e para que você consiga alcançar o resultado que deseja.

E para fazer isso, não tem muito segredo: é preciso colocar a mão na massa e começar a escrever bons artigos para o seu blog. Ou melhor, você pode contratar um redator web na Workana para realizar este trabalho! ☺

E se você é freelancer, sem dúvidas há vários clientes buscando redatores como você para desenvolver a sua estratégia de Marketing Online. Comece a se candidatar a projetos hoje mesmo, basta clicar aqui!

 

Você ainda tem dúvidas sobre usar Keywords e Termos de Pesquisa? Deixe o seu comentário!

E se você gostou muuuito deste post, compartilhe-o com os seus amigos nas Redes Sociais 🙂

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *