Marketing no Instagram: a nova estratégia para atrair mais clientes

Marketing no Instagram: a nova estratégia para atrair mais clientes

Contando com cerca de 800 milhões de ativos mensais (e impressionantes 500 milhões diários), Instagram é uma opção clara para os empreendedores e empresas que querem captar mais clientes, utilizando o Marketing no Instagram de forma inovadora para promover seus produtos e serviços.

O Instagram é claramente mais popular entre os Millennials e a Gen Z, (gerações que já nasceram com a cultura da conectividade instalada pela internet). Porém, hoje em dia, empreendedores de todas as idades e empresas de todos os ramos reconhecem a importância de marcar presença nas redes sociais para uma poderosa estratégia de Marketing.

Por que falamos sobre Marketing no Instagram? E como esta rede social pode te ajudar a conseguir mais clientes?

Por muito tempo, Instagram esteve gravitando em uma órbita distante do Facebook (embora, atualmente, pertença a este “gigante tecnológico”). E hoje em dia, é uma rede social de crescimento exponencial. Nos últimos dois anos, Instagram conseguiu suplicar seus usuários e ter mais visitas que o YouTube.

Originalmente, a plataforma ficou conhecida pelos seus filtros nostálgicos e por ser pioneira na “estética quadrada”. Mas hoje em dia, Instagram vai muito mais além das fotos filtradas.

No último ano, o Instagram experimentou as transformações mais radicais de sua história. E assim, deu o grande impulso ao vídeo como um poderoso recurso de Marketing.

Por esta razão, você encontrará, neste novo post, tudo o quê você precisa saber sobre o Marketing no Instagram e os vídeos publicitários. A partir de agora, exploraremos as novas funções desta rede social e te explicaremos como utilizá-las para potenciar sua estratégia de Marketing.

Para conseguir gerar este efeito, onde o vídeo impacta, conecta e te ajuda a atrair mais cliente, você pode contar com os verdadeiros profissionais que sabem como utilizar o vídeo no Instagram para fazer seu negócio crescer.

E se você não sabe quem contratar, basta clicar aqui para conhecer nossas melhores sugestões.

Você sabia que…

Em 2016, a porcentagem de negócios que utilizaram a plataforma foi de 48,8%?

Talvez, isso também esteja associado ao lançamento do perfil de Instagram para empresas, que ocorreu em maior desse mesmo ano.

Ainda se pergunta por que utilizar os vídeos do Instagram como estratégia de Marketing?

Então, confira os dados a seguir e descobra por que utilizar o Instagram para promover seus produtos ou serviços a nível empresarial:

  • Conta com a gigantesca base de dados do Facebook,  que pode ser utilizada para fins publicitários. Também dispõe dos eu enorme poder de segmentação para oferecer anúncios personalizados e altamente efetivos para audiências específicas.
  • Proporciona acesso a uma base de seguidores em pleno crescimento e com predominância do público jovem.
  • Conta com o poder da imagem e do vídeo (conhecido em inglês como “Visual Storytelling“), o que permite transmitir os valores de uma marca como nenhum outro conteúdo, sendo altamente efetivo.
  • Você poderá duplicar sua eficiência utilizando as hashtags (#). Considerando que as hashtags podem ser posicionadas e, quando são bem utilizadas, podem destacar seu negócio diariamente para seu público-alvo.
  • Também será possível medir o alcance e a efetividade dos diferentes objetivos das suas campanhas publicitárias.

Além disso, é importante destacar que atualmente:

  • Mais de um milhão de marcas anunciam nesta plataforma;
  • Existem oito milhões de perfis de empresas no Instagram;
  • Os pequenos negócios representam a maioria dos perfis publicitários e empresariais desta rede social.

Em termos simples, isso quer dizer que a concorrência aumenta… E com ela, aumenta também a necessidade de diferenciar-se e oferecer histórias sólidas e atrativas para que as pessoas possam sentir-se identificadas com sua marca.

Então, quando você consegue marcar a diferença, também conquista melhor posicionamento no mercado e ganha mais clientes.

Se você quer começar a utilizar este poderoso recurso de Marketing, mas não sabe como, basta clicar aqui para contar com toda a ajuda necessária.

 

Principais características do vídeo no Instagram

 1. Histórias no Instagram

Sim, é uma imitação do Snapchat. Mas mesmo assim, esta funcionalidade lançada no verão de 2016 causou furor entre os usuários do Instagram.

A ideia de publicar vídeos curtos e objetivos (inicialmente, a duração máxima era de 15 segundos cada um) fez com que muitas pessoas se animassem a compartilhar situações do seu cotidiano com o mundo. E também é possível unir estas breves histórias para criar uma narrativa, sendo que cada história desaparecerá depois de 24 horas.

Por outro lado, a possibilidade de publicar estes vídeos deu às empresas a oportunidade de mostrar-se e expressar-se desde outro lugar, com a finalidade de humanizar sua marca e conectá-la mais diretamente com seus seguidores.

E foi assim que os vídeos no Instagram se revelaram como um poderoso recurso para uma estratégia de Marketing eficaz.

 

2. Publicações de vídeos no Instagram

As publicações de vídeos regulares dentro de um feed do Instagram e a melhor maneira de estabelecer uma conexão com sua audiência e gerar o sentimento de proximidade e pertencimento nos seus seguidores.

É importante que seu feed seja atrativo e desperte interesse para captar mais seguidores da sua marca ou da sua empresa.

E para conhecer algumas boas ideias, pode clicar aqui e encontrar a ajuda dos melhores freelancers criativos!

 

3. Anúncios de vídeos

6

 Esta é uma opção paga para promover conteúdos de fotos ou vídeos dentro do Instagram. Antes de optar por esta estratégia, te sugerimos consultar com especialistas em redes sociais. Estes profissionais poderão te orientar sobre como ter um feed (perfil) que represente sua marca e que também seja eficaz para conquistar rapidamente mais seguidores.

Se você ainda são sabe como fazer Marketing no Instagram para atrair novos clientes, pode contar com a ajuda de um freelancer especialista clicando aqui!

 

4. Story Ads

Trata-se de uma nova opção paga para promover conteúdos de fotos ou vídeos no formato vertical dentro do Instagram Stories. Estes anúncios aparecem entre as histórias e permitem que sua empresa utilize funcionalidades de segmentação e alcance. E estas funcionalidades conseguirão que cada anúncio seja individualmente relevante para o público a que você quer chegar.


Além disso, ao combiná-las com as ferramentas de medição, você ganhará confiança na hora de criar estes anúncios. Já que saberá exatamente o que impacte positivamente e funciona nos seus vídeos publicitários. E assim, você poderá oferecer uma experiência única com histórias incomparáveis e captar completamente a atenção dos seus seguidores. Mesmo que elas durem apenas alguns segundos

 

5. Vídeos ao vivo

No Instagram, você também pode transmitir vídeos ao vivo (eventos, entrevistas, perguntas e respostas, etc). Quando o conteúdo ao vivo termine, não constará na transmissão de histórias, a não ser que você ative a função “Reproduzir”.

 

Agora, você provavelmente concordará que…

Com estas funcionalidades (maior duração para os vídeos, histórias, aplicações de vídeos secundárias e anúncios de vídeos promocionais), o Instagram aparece como o lugar ideal para os empreendedores e empresas que desejam captar novos clientes.

 

Quer saber como se beneficiar com os vídeos no seu feed do Instagram?

Bem, o Instagram é uma plataforma muito visual que funciona melhor para conteúdos orientados à “criação da marca”. Ou seja: os vídeos atrativos, criativos e de fácil assimilação encaixam melhor como parte do seu feed no Instagram e terão melhor impacto na sua audiência.


Dentro da reprodução automática, os vídeos estão em silencio e devem ter uma duração máxima de 60 segundos. Isso converte o Instagram em um excelente “palco” para destacar e compartilhar os “avanços” ou as “prévias” dos vídeos mais longos.


E por que você deveria utilizar este recurso para promover seu negócio?

O objetivo desta estratégia de Marketing no Instagram é captar a atenção dos usuários, para que eles continuem vendo a versão completa do seu site, blog ou da página que você quiser direcioná-los.

Além disso, a ideia também é criar, na sua audiência, o interesse de ver seus vídeos até o final e conhecer sua mensagem. Desta forma, você poderá informar sua proposta e detalhar suas ofertas.

 Portanto, isso funcionaria como uma “deixa” onde você comparte uma parte destacada do vídeo original. E para ver a versão completa, os usuários terão que clicar onde você indique para ir até a sua página oficial.

 Para começar a aplicar esta estratégia de Marketing no Instagram, clique aqui e contrate os melhores profissionais da América Latina!

 

Algumas dicas extras para você:

Para que seus vídeos sejam “descobertos” por outras pessoas (e não apenas pelos seus seguidores), você experimentar as hashtags (#)  mais populares que estão associadas ao seu conteúdo.

Além disso, você também pode testar as publicações patrocinadas (que conheceremos melhor nos próximos tópicos deste post).

 

As “#” (hashtags): suas melhores aliadas para atrair mais seguidores

As marcas que criam 7 de cada 10 hashtags usadas no Instagram? Ao gerar seus próprios hashtags, estas marcas organizam os diálogos e as publicações que dizem respeito aos seus produtos e serviços. E também conseguem captar diretamente os comentários e as expectativas dos usuários.

Confira este dado importante!

Está confirmado que uma publicação que conta com, pelo menos, uma hashtag tem 12,6% mais participação que aquelas que não utilizam nenhuma hashtag.

Portanto, considere estas estatísticas na hora de criar campanhas com hashtags específicos da sua marca e conseguir um alto nível de compromisso. Além de poder fazer um seguimento prático dos resultados e do impacto das suas publicações.

 

ADVERTENCIA:

O Instagram não permite a inclusão de links clicáveis nas publicações individuais? E que só é possível agregar um link destacado na biografia do seu perfil?

Porém, você pode direcionar sua audiência à sua página home através de uma mensagem de “link na biografia”. Ou utilizando um link abreviado que seja fácil de escrever e recordar.

Por outro lado, se você possui uma conta patrocinada, pode usufruir do benefício de incluir links nas suas histórias!

 

Como utilizar as histórias do Instagram para criar uma estratégia de Marketing efetiva?

Quando o Instagram lançou a funcionalidade “Histórias”, alterou completamente as “regras do jogo” e se colocou a pé de igualdade com o Snapchat. As “Stories” (ou “Histórias”) permitem que os usuários e as marcas compartam vídeos de apenas alguns segundos de durações e imagens que desaparecem em 24 horas.

Quando estes vídeos ou fotos temporais se unem, formam parte de uma história. E aí surge o nome desta funcionalidade de revolucionou o Instagram

No seu feed do Instagram, a estética e a conservação representam um aspecto crucial para o sucesso. Porém, quando falamos de Histórias no Instagram, estamos nos referindo a conteúdos mais divertidos e espontâneos.

Faça-se as seguintes preguntas:

Como seria vista sua equipe (incluindo você mesmo) nos “bastidores” do seu empreendimento? O que aconteceria se você gravasse um vídeo fazendo um recorrido pelo escritório? E se você mostrasse alguma situação engraçada que “humaniza” o ambiente de trabalho do seu negócio?

 

Mais algumas dicas:

Para fazer Marketing no Instagram, seja criativo e jamais perca seu bom humor. Estes “ingredientes” serão fundamentais para dar vida às suas histórias e renová-las com as ferramentas de texto e desenho.

Como você perceberá, as Histórias do Instagram são a oportunidade perfeita para deixar de lado a formalidade e aproximar-se dos seus clientes.

 

Como utilizar os anúncios patrocinados para uma estratégia de Marketing no Instagram?

Se você tiver uma “porçãozinha” sobrando no seu orçamento destinado à publicidade nas redes sociais, vale a pena investir em publicações patrocinadas no Instagram. Além de publicar no seu feed e realizar histórias criativas, claro.

Os anúncios de vídeo do Instagram oferecem a mesma qualidade de imersão visual que fazem sucesso nos anúncios de fotos no Instagram. Combinando o poder da estética, do som e do movimento, esta estratégia te ajudará a transmitir melhor a proposta e a essência da sua marca.

Mas lembre-se que você só poderá compartilhar vídeos de até 60 segundos de duração e no formato horizontal (ou quadrado).

Diferente das publicações “comuns” do seu feed, os anúncios patrocinados admitem links clicáveis. Ou seja: oferecem a opção de direcionar sua audiência diretamente a seções importantes do seu site, blog ou para um convite de instalação do seu aplicativo.

Se você está pensando em utilizar esta opção para aumentar o tráfego do seu site e não sabe como, basta clicar aqui para conseguir a ajuda necessária.

 

¡7 dicas para fazer do vídeo do Instagram o seu melhor recurso de Marketing!

O Instagram está fazendo um grande esforço para consagrar o vídeo como o recurso de Marketing mais valioso da era digital.

Ao oferecer novas funcionalidades (vídeos mais longos, Histórias, aplicações de vídeos secundárias, anúncios patrocinados, etc.), o Marketing no Instagram se torna cada vez mais acessível e eficaz!

Mas lembre-se…

  1. Seu feed deve ser cuidadosamente planejado para manter o foco nos conteúdos de vídeo interessantes e atrativos;
  2. As histórias do Instagram deverão ser mais criativas e espontâneas;
  3. Um vídeo no Instagram não é nada sem os hashtags corretos para promover sua marca e dar a conhecer seus conteúdos;
  4. Testar as aplicações secundárias do Instagram Hyperlapse e Boomerang, para fazer vídeos rápidos e atrativos;
  5. Dedicar parte de seu orçamento dedicado à publicidade nas redes sociais para investir nos anúncios patrocinados do Instagram;
  6. Acompanhe as estratégias de Marketing no Instagram das suas marcas preferidas e das empresas que você admira. Isso te ajudará a manter-se atualizada com as últimas tendências do mercado e poderá melhorar sua inspiração.
  7. Os conteúdos publicitários patrocinados no Instagram devem ser muito atrativos e proporcionar valor aos seus seguidores.

E agora… você tem dúvidas sobre que tipo de conteúdo promover para utilizar o Marketing no Instagram? 

Então, recomendamos que, além de “espiar” a sua concorrência, você também conte com a criatividade e o profissionalismo dos profissionais que se dedicam a criar vídeos, promovendo as melhores ideias para captar novos clientes.

Dê uma olhada nesta página e encontre os melhores freelancers especialistas. Eles te ajudarão a conseguir resultados em tempo record!

 

E quer saber o que é mais interessante? Você pode conseguir que estes especialistas entrem em contato com você! Sabe como? É só publicar um projeto na Workana, contando o quê você necessita (levará só 2 ou 3 minutinhos do seu tempo). Então, você receberá propostas de vários freelancers na própria plataforma,de forma segura e prática!

 

Então, conte-nos…

Que tipo de vídeos você está compartilhando no feed da sua empresa no Instagram?

Você quer que seus potenciais clientes se identifiquem com a sua marca?

 

Clicando aqui, você pode se unir à Comunidade Workana e encontrar mais informações sobre como potencializar seu negócio! 🙂