Nestas festas, pense fora da caixa com a ajuda de freelancers

As Festas já estão chegando! E essa época do ano é perfeita para compartilhar com a família, desconectar um pouco do trabalho e desfrutar de bons momentos com nossos entes queridos.

Porém, durante todo o ano, temos várias datas festivas, feriados, aniversários e muitas outras comemorações que demandam 100% do nosso tempo, da nossa energia e atenção. Então, a grande pergunta acaba sendo: Como conseguir que tudo mantenha um bom ritmo nesses momentos tão especiais?

Muitas vezes, tendemos a pensar que, para um negócio funcionar corretamente, precisamos controlar tudo bem de perto o tempo inteiro, certo? Porém, você já parou para pensar se isso é realmente necessário? 

Milhares de empreendedores conseguiram consolidar impérios comerciais sem se obsessionar em controlar até os mínimos detalhes de cada processo.  Mas é claro que isso não significa ser negligente ou descuidar do progresso de um empreendimento!

A ideia é adotar um foco diferente que te permita criar o seu próprio sistema de monitoramento das atividades. E a “palavra mágica” para que tudo dê certo é: delegar.

Quer saber mais? Então, continue lendo e nos acompanhe neste novo artigo.

Durante as Festas, seus funcionários podem ser menos produtivos

Quando essas datas especiais vão se aproximando, todos nós sentimos a necessidade de dividir nossa atenção e nossos esforços entre várias coisas. Porém, você precisa ser consciente sobre algumas verdades que podem afetar o seu empreendimento: 

  • Um funcionário que passou o ano inteiro trabalhando dentro de um escritório ou de uma fábrica, provavelmente, diminuirá a produtividade nessas datas especiais.
  • O status de funcionário já condiciona uma pessoa a “querer aproveitar as Festas” e isso, em boa parte, significa desconectar do trabalho.
  • A produtividade se vê ameaçada, porque a intenção de aproveitar as Festas e “relaxar” um pouco podem aumentar a margem de erro em certas operações.

Os panoramas que descrevemos aí encima são válidos para todos os tipos de departamentos. Nos Recursos Humanos, o pessoal pode negligenciar alguns processos. Na contabilidade, alguns números podem ser ignorados. Em Design, é provável que uma arte ou outra não mostre a melhor qualidade.

Além disso, os prazos de entrega dos funcionários tendem a aumentar justamente quando o tempo fica cada vez mais curto para cumprir todos os compromissos e conseguir fechar o balanço antes do fim do ano. Com tudo isso, o funcionamento da sua empresa ou do seu negócio podem sofrer um impacto realmente negativo. 

O que fazer para evitar essas situações?

Você precisa de pessoas com mentalidade fresca: freelancers

Agora, é provável que você esteja se preguntando porque a solução é reforçar sua equipe fixa com a contratação de freelancers. Mas não precisa se preocupar que, a seguir, nós te daremos bons motivos para responder essa pergunta e te incentivar a fazer uma contratação imediata:

  • Um freelancer pode desfrutar da liberdade de horários o ano inteiro, sem precisar esperar certas datas.
  • Os profissionais remotos sempre reservam um tempo especial para estar com a família e já sabem como se organizar para desfrutar das Festas de fim de ano sem prejudicar a produtividade.
  • Com um freelancer, você pode contar com o apoio de um colaborador temporário que possui uma mentalidade diferente e pode aportar uma visão inovadora sobre o seu negócio.
  • Os freelancers querem causar uma boa impressão para serem recontratados e conseguirem fidelizar clientes.

A mentalidade fresca, a disposição de dar sempre o melhor de si e o esforço para contar com boas recomendações são apenas algumas das características que tornam o freelancer uma solução ideal para pensar fora da caixa e reforçar o desempenho nas equipes e nos processos da sua empresa ou negócio.

Contratar um freelancer também permitirá que você relaxe um pouco tendo a certeza que tudo correrá bem e possa, claro, aproveitar as Festas com a sua família, seus amigos e entes queridos.

É claro que você precisará supervisar as entregas, assim como garantir que os trabalhos produzidos sejam de ótima qualidade e se ajustem às suas necessidades. Mas basta contratar um freelancer capacitado, que demonstre ter as habilidades necessárias para seguir as suas instruções e que te mantenha informado sobre o andamento do projeto, para facilitar toda essa dinâmica de supervisão e controle

Como impulsionar um novo negócio ou empreendimento nessas Festas?

Talvez, você não gerencie uma empresa, mas está começando um novo negócio e se esforça diariamente para posicioná-lo. Se este é o seu caso, provavelmente você precisa aproveitar essas Festas  para dar a conhecer suas ofertas especiais ou lançar programas de fidelidade, certo?

Então, saiba que um freelancer pode ser a solução perfeita para te ajudar a alcançar esses objetivos. A seguir, resumimos algumas vantagens de contratar um profissional independente nessas datas especiais para promover suas campanhas de marketing:

  • Um freelancer pode te oferecer experiência e versatilidade, já que vem adquirindo conhecimentos e habilidades em outros projetos. E isso pode marcar a diferença na hora de te ajudar a planejar, criar e lançar uma boa campanha para sua marca ou negócio.
  • A contratação de um freelancer não requer adicionar um gasto elevado no seu orçamento. É claro que, para contratar um profissional capacitado e experiente, você precisará oferecer uma remuneração justa. Porém, lembre-se que não será necessário adicioná-lo à folha de pagamento fixa, o que significa economizar em 13º salário, férias remuneradas e outros gastos implicados na contratação tradicional. 
  • Com um freelancer, você poderá escolher a modalidade de trabalho que melhor se encaixa com as necessidades do seu negócio para organizar melhor o seu orçamento. Na Workana, nossos profissionais estão preparados para assumir projetos com preço fixo ou por horas.

Durante estas Festas, anime-se a contar com apoio externo e prepare a melhor campanha de marketing para a sua marca. Aproveite todos os benefícios do trabalho remoto para incorporar temporariamente freelancers especializados em traffickers, inbound marketing, marketing de conteúdos, designers.

Além disso, você também pode com apoio externo em áreas contábeis e administrativas, com a ajuda de freelancers que oferecem seus serviços como assistentes virtuais, contadores, analistas financeiros, consultores de negócios, especialistas em suporte administrativo, etc.

As empresas e os empreendedores que crescem pensam fora da caixa

O pensamento no mundo dos negócios continua evoluindo e já não basta migrar ou adotar a tecnologia no âmbito do trabalho. Hoje em dia, é preciso saber se adaptar aos novos ritmos de trabalho, as possibilidades de contratação, os serviços freelancers.

De acordo com o nosso relatório, revisado pela MBA América Economía, a demanda das empresas por freelancers especializados em Informática (TI) e Programação cresceu quase 40%. E esse é apenas um pequeno exemplo de como o mercado de trabalho está adotando esta modalidade de trabalho.

Mas talvez, você se pergunte porque esses dados são relevantes dentro da sua realidade. E a resposta é…

Porque eles demonstram uma clara tendência: cada vez mais empresas e empreendedores percebem que contratar um freelancer é conveniente em termos de economia, versatilidade e resultados.

Então, se você quer impulsionar a sua marca nessas Festas e tirar o máximo proveito de todas as datas especias, aproveite os freelancers com experiência que podem aportar não apenas ideias inovadoras, mas também ações e serviços que representarão uma grande solução de crescimento e incremento de lucros para o seu empreendimento. 

Estes artigos também podem ser úteis: 

Milhares de freelancers prontos para começar a trabalhar no seu projeto.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated