Aniversário da Workana: muito amor, e uma breve análise do que melhorou na plataforma!

Aniversário da Workana: muito amor, e uma breve análise do que melhorou na plataforma!

No dia 30 de maio de 2017 a Workana completa 5 anos de vida. Mas o que mudou ao longo desses 5 anos?

Em 2012, eu estava apenas começando a minha carreira freelance, e a Workana também estava começando a sua história. A plataforma da Workana foi o primeiro site de freelancing que eu encontrei, e foi super fácil começar a me candidatar para os projetos. Foi amor a primeira vista!

Por sorte, isso é algo que não mudou! <3

A Workana continua acessível para qualquer usuário, sem a necessidade de contratar um plano para começar a trabalhar – e isso é algo que me conquistou, tanto que estou na plataforma até hoje! 🙂

Mas, e ai? O que mudou nessa plataforma que eu conheço só há 5 aninhos, mas já considero pakas? 😛

via GIPHY

Ranking de profissionais

Há alguns anos, era muito comum você se esforçar muuuuito para se destacar no ranking da Workana, mas sempre os mesmos profissionais estavam lá no topo, nas primeiras posições. Até mesmo os profissionais que ficavam meses sem acessar a Workana.

Depois que a equipe da Workana realizou melhorias, o algoritmo da plataforma se tornou muito mais sensível e por isso é mais fácil chegar ao topo do ranking!

Você só precisa manter a atividade na plataforma (enviando propostas e respondendo clientes, por exemplo), e finalizar projetos com boas avaliações dos seus clientes, e já estará entre os melhores profissionais da plataforma, pelo menos no TOP 100.

Não se esqueça de cumprir todas as tarefas do sistema de conquistas para poder alcançar os maiores níveis na plataforma!

Projetos freelance

Hoje em dia já são publicados mais de 10.000 projetos freelance por mês na Workana, mas é claro que no começo não era assim.

O que impressiona é que em 5 anos a plataforma da Workana cresceu exponencialmente, e tem um número muito maior de profissionais e de projetos do que nos anos anteriores!

A minha área de atuação é Tradução e Conteúdos, e eu ainda me impressiono quando começo a percorrer a página de projetos e vejo tantas ofertas publicadas em um único dia. A diferença realmente é enorme em comparação aos anos anteriores!

Novas áreas de atuação em ascensão no mundo freela

Além de o freelancing ser cada vez mais popular no Brasil, ainda mais agora neste momento de crise, não é segredo que o número de profissionais cadastrados na Workana cresceu MUITO.

E por conta disso, outras áreas de atuação surgiram e estão se popularizando como trabalho freelance remoto. Ao meu ver, as principais são: assistente virtual, suporte ao cliente remoto e Community Manager.

Hoje em dia, você não precisa ser formado ou trabalhar com uma área muito específica relacionada a internet, como web design e programação, para ser freelancer e trabalhar em casa.

Você pode ser autodidata, ter habilidades relacionadas a comunicação, administração de tempo, organização, e tarefas administrativas, ou simplesmente ter facilidade para entender e trabalhar com redes sociais.

São áreas um pouco mais simples de se trabalhar, com menos processos; ainda pouco exploradas, e são muito importantes e, para algumas empresas, são até essenciais para alcançar o êxito do negócio.

Novas ferramentas da Workana

Uma das coisas que eu mais gostei é que, ao crescer e ter uma comunidade cada vez maior de empreendedores e freelancers, a Workana se preocupou em criar ferramentas para facilitar o nosso trabalho.

Vou citar as que eu mais gosto:

Calculadora Freela: É uma ferramenta com a qual você consegue descobrir o valor/hora que deve cobrar para pagar os seus custos e despesas fixos, e ainda assim ganhar o valor que deseja.

É ideal para saber se você realmente está cobrando o valor justo pelo seu trabalho, e descobrir se está trabalhando para viver ou vivendo para trabalhar.

Quanto custa um site?: Esta é outra ferramenta da Workana que eu adoro! Simplesmente porque eu comecei a estudar web design nos últimos meses, mas não conheço bem o mercado.

Com ela, é possível descobrir quanto cobrar por um site, ou quanto pagar por ele (caso você seja um empreendedor e queira contratar este tipo de serviço).

A ferramenta leva em consideração o alcance do projeto, a qualidade do design que será criado, os testes que serão realizados e até as técnicas de SEO e Marketing que serão aplicadas – caso esta última parte esteja no escopo do projeto.

Mapa Freela: No site Vida Freela, desenvolvido em parceria com a Workana, além de encontrar mais ferramentas você também encontrará um mapa com indicações de locais interessantes para trabalhar e para aproveitar o tempo livre, nas principais cidades da América Latina.

Eu mesma indiquei os meus cafés preferidos para trabalhar em São Paulo, e alguns espaços de coworking grátis para os freelancers que estiverem em SP!

Trata-se de um mapa colaborativo, e qualquer usuário pode acessá-lo. 🙂

Bem, eu citei as minhas ferramentas favoritas da Workana, mas você pode encontrar outras ferramentas aqui no site VidaFreela

Novo design da Workana

Há um pouco mais de um ano a Workana lançou uma versão mobile da plataforma. Eram apenas as principais páginas do site que se adaptavam aos dispositivos móveis.

Porém, foi neste ano de 2017 que tivemos a grande mudança: a Workana lançou um design mais bonito e moderno, com carregamento mais rápido das páginas, e o principal: todo o novo site agora é 100% mobile! Sim, TODAS as páginas!

nova home da Workana

Se você ainda não experimentou a Workana via smartphone, recomendo fortemente que acesse a plataforma pelo seu celular. Eu particularmente gostei muito, e aposto que você vai gostar também! 😀

Bem, eu sou freelancer e workaneira de coração! Tem várias coisas que eu adoro na plataforma da Workana, e ela sempre foi a minha preferida.

O que me deixa mais feliz e me faz escrever este post com tantos elogios é que por trás da Workana há uma equipe dedicada em oferecer um produto cada vez melhor, uma experiência cada vez mais positiva, e mais: toda a equipe está comprometida a ajudar a mudar o mundo do trabalho.

Tudo sempre fica melhor quando é feito com propósito, e este com certeza é o caso da Workana.

 

Feliz aniversário, Workana! Muito obrigada por existir, por já ter melhorado tanto, e principalmente por ter mudado a minha vida! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *