O poder da internet para mudar vidas e ampliar negócios!

O poder da internet para mudar vidas e ampliar negócios!

Ahhhhh, a internet. Como não amar? Ela nós diverte, nos faz chorar, nos ensina e nos mantêm informados sobre a mais variada gama de temas. Não sei vocês, mas sempre que tentamos voltar no tempo e imaginar nossa vida sem ela parece impossível! Para muitos freelancers e empreendedores então, viver sem a internet não é mais uma opção. Ela virou uma fonte de renda extra ou a principal para profissionais das mais diversas áreas.

A internet realmente veio para revolucionar não só o comportamento do consumidor, como também o mercado de uma forma geral. Que empresa hoje em dia consegue ficar apenas no mundo off-line e ter sucesso? Nas vendas, na comunicação, no relacionamento com o cliente e em tantas outras áreas ela é fundamental para alavancar negócios. Podia parecer loucura há uns anos atrás, mas hoje com certeza você conhece empresas que são 100% digitais.

A importância da web e que ela veio para ficar são temas incontestáveis. Então, nosso objetivo com este artigo e falar sobre como ela tem mudado a vida de freelancers e empreendedores de diversos setores. Quais são os benefícios de trabalhar na internet? Quais são as tendências, serviços e produtos que estão “bombando” na web? Onde você pode buscar conhecimento online? Esses são alguns dos aspectos que veremos ao longo desse texto. Vamos nessa?

Alguns números interessantes

Só para que você tenha a certeza do poder que a internet tem na vida das pessoas e em suas decisões de compra, vamos falar um pouco sobre números. Lá vai:

– Mercado mobile:

Em 2016, uma pesquisa da Sociomantic apontou alguns dados interessantes sobre o comportamento dos brasileiros quando o assunto é uso de dispositivos móveis, principalmente celulares. Dá só uma olhada:

  • 47% das pessoas usam a internet diariamente por um dispositivo móvel;
  • 12% do total de compras online feitas em 2015 foram concretizadas pelo celular;
  • Eletrônicos, roupas e acessórios são os itens mais comprados por dispositivos móveis;
  • 67% dos brasileiros já compraram alguma coisa pelo celular.

– Mercado de E-commerce:

Esse é um dos setores que mais têm mostrado o poder da internet para empreendedores e freelancers. Enquanto o varejo sofria as consequências da crise no mundo físico, no mundo virtual, os E-commerces deslancharam. De acordo com pesquisa da Ebit, empresa especializada em comércio eletrônico, em 2017 o faturamento desse segmento deve chegar a R$ 49,7 bilhões, 12% a mais do que no ano passado. Vamos a mais alguns números?

  • Os pedidos online devem subir 3,5% em 2017;
  • 32% das compras online devem ser feitas pelo celular ou por tablets em 2017;
  • Em 2016, o setor gerou 718 mil postos de trabalho.

– Mercado de Infoprodutos:

Esse é outro segmento que segue na contramão de qualquer crise. Os Infoprodutos ou produtos digitais são uma tendência global e têm características que os tornam um dos “queridinhos” dos empreendedores e freelancers. Vamos a alguns dados:

  • Nichos como os de saúde, vida saudável e bem-estar são alguns dos preferidos dos consumidores que buscam os Infoprodutos;
  • Mais de 36 milhões de brasileiros têm acesso à internet, de acordo com dados do IBGE de 2016;
  • Os lucros podem ser grandes, visto que são produtos que, geralmente, possuem baixo custo de produção.

Os benefícios de trabalhar na internet

Bom, agora que a gente já te mostrou informações suficientes para te convencer do poder da internet, vamos entrar na parte prática da coisa. Quais são os principais benefícios de se trabalhar com a internet?

Benefício 1) Jornada de trabalho flexível

Ao mesmo tempo que é um benefício, pode ser um desafio. Você manda no seu negócio, no seu tempo e na sua vida. Isso é muito bom, mas se você não for organizado, pode ser difícil ter disciplina e cumprir todas as suas tarefas e obrigações. Para quem tem certa dificuldade em se organizar recomendamos usar o Wunderlist, uma ferramenta de ordenação de atividades onde você pode colocar dia e horário para que elas estejam prontas ou delegar uma função a alguém.

Benefício 2) Estresse sim, mas muito menos

Quando você opta por trabalhar na internet seu nível de estresse com fatores como trânsito, horário para chegar, horário para sair de casa e cobrança de outras pessoas é reduzido consideravelmente. É claro que todo empreendedor e freelancer terá seus momentos de estresse, mas o nível é bem menor.

Benefício 3) Você define seu tempo livre

A internet te permite trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e como for mais adequado a sua rotina. Por isso, o fator tempo livre está mais presente na vida de quem opta por esse tipo de trabalho. É verdade que justamente por ser mais fácil fazer seu trabalho, também acaba sendo mais fácil ficar preso a ele. Portanto, caberá mais uma vez a você saber organizar seu tempo para fazer tudo o que desejar ao longo do dia.

Benefício 4) Mais liberdade de escolha

Assim como o fator tempo, o fator liberdade também faz parte do dia a dia de empreendedores e freelancers que trabalham na internet. Você tem as rédeas da sua empresa, do seu tempo e do seu trabalho. Conhece cada uma das dores, oportunidades e desafios de cada um. Sendo assim, você tem a liberdade de escolher o caminho que quer seguir. Seu sucesso dependerá da qualidade das suas escolhas: única e exclusivamente delas. O mesmo vale para a definição dos serviços ou produtos e do nicho que vai “atacar”. Você é o responsável por definir e trilhar suas metas.

Cuidados e dicas para começar um negócio na internet

É claro que nem tudo são flores quando se trabalha na internet. É preciso muito estudo e pesquisas prévias para garantir que está tomando a decisão certa. Tanto para empreendedores quanto para freelancers existem alguns cuidados e dicas importantes para não cair numa furada ou não se sentir frustrado com o uso da internet como aliada.

  1. Como em qualquer mercado, você corre riscos ao empreender ou trabalhar com a internet. Portanto, estude legislação, impostos vigentes e qualquer fator que possa influenciar no seu projeto;
  2. Cuidado com o acúmulo de funções. Você terá que fazer um pouco de tudo (vendas, administração, financeiros, recursos humanos…). Porém, precisará ter em mente que, dependendo do crescimento do negócio, terá que contratar pessoas especializadas para algumas tarefas, como contabilidade, por exemplo;
  3. Não se prenda a palavra “franquia”. É fato que a franquia diminui o risco de fracasso, porém, é super possível bancar um negócio em menor proporção sozinho. Aos poucos cresça e desenvolva seu próprio projeto;
  4. Quando se trabalha com internet, seu cliente está a um clique de distância do concorrente. Portanto, faça diferente! Estude seu concorrente, entenda o que ele faz de diferente e valorize seu trabalho. Mostre seus diferenciais;
  5. Capriche no pós-venda. Muitas vezes ele fará a diferença entre a fidelização do seu cliente e acompanhamento dele quanto ao seu trabalho. Na internet, relacionamento humanizado é tudo;
  6. Planeje não fracassar. Pode parecer estranho, mas o planejamento é a principal ferramenta de trabalho de qualquer freelancer ou empreendedor. Ele é o que fará a diferença no seu atendimento e no seu processo de entrega para os clientes;
  7. Velocidade de resposta. Principalmente nas redes sociais, os clientes querem respostas imediatas. Quanto mais tempo você levar para responder uma crítica, por exemplo, mais riscos correrá de enfrentar uma crise de imagem;
  8. Construa sua reputação digital. Assim como com seus “clientes reais”, você precisa criar uma reputação e relação de confiança com seus “clientes virtuais”. Seu nível de serviço e atendimento precisa ser o mesmo. Todos têm a mesmíssima importância para quem trabalha com internet;
  9. Automatize algumas de suas funções, como o envio de e-mails, por exemplo. Isso facilitará seu dia a dia e ajudará na construção de um relacionamento duradouro com os clientes;
  10. Defina bem suas tarefas, seus produtos e serviços e cada etapa dos seus processos. Ter um plano de negócios é fundamental para quem quer empreender na internet. Para o freelancer, fica a dica: não prometa o que não pode cumprir e nem pegue mais serviços do que pode entregar.

Para fechar, onde você pode buscar mais informações

Os Infoprodutos podem te dar muito dinheiro, como empreendedor ou como freelancer. Além disso, eles podem ser uma importante fonte de informação para você saber o caminho que quer trilhar. Pensando nisso, vamos deixar aqui alguns links úteis para que você possa se aprofundar no assunto internet:

  • Ebooks:

São os famosos livros digitais. Eles são muito procurados, pois são uma excelente forma de adquirir e trocar conhecimento. Abaixo alguns que podem te interessar:

O Incrível Manual do Freelancer Moderno;

Ser Freelancer;

Freelancer: o guia definitivo para se tornar MEI;

  • Vídeos ou videoaulas

Atualmente, eles são uma das ferramentas mais poderosas, de vendas e de aprendizado. Dá uma olhadinha nos conteúdos abaixo:

Para quem quer focar em redes sociais: FB Class, do professor Talles Quinderé. A primeira videoaula é gravada e as demais ao vivo. Você poderá participar mediante um cadastro prévio, onde a primeira aula é liberada no ato;

– Para quem quer conquistar a confiança do cliente por e-mail: recomendamos a videoaula do  Marketing de Gentileza, de Laíze Damasceno. Humanização e respeito com o cliente é o foco do trabalho.

  • Mini cursos

Com um investimento relativamente baixo, essa é outra forma bem interessante de adquirir conhecimentos. Abaixo, algumas indicações:

Facebook Blueprint: ferramenta de ensino da rede social mais famosa do mundo, voltada para profissionais de todo tipo que usam a internet. A maioria dos cursos são gratuitos;

Para quem quer montar Apps e aprender mais sobre programação: Desafio do Código, tem mini cursos gratuitos e pagos;

Para quem quer aprender mais sobre Marketing Digital: Academia do Marketing, bem completo e a um preço acessível.

  • Eventos online

Diversas plataformas disponibilizam palestras e eventos online voltados para a os mais diversos temas. Vamos a algumas delas?

Unieducar: eventos online para Comunicação Corporativa, Gestão de Pessoas, Processos Jurídicos, entre outros.  A agenda fica disponível no site da instituição. É só se programar e aproveitar.

Digitalks: é outra organização que de tempos em tempos organiza eventos online, principalmente, ligados ao mercado digital. A agenda também está disponível no site deles.

Já escolheu de que forma quer atuar na internet? Já tem experiência no assunto? Compartilhe com a gente e vamos trocar ideias. Afinal, nada melhor do que conhecimento para evoluir pessoal e profissionalmente, certo? E aproveitando, se você é freelancer, clique aqui para ver os projetos mais recentes publicados na Workana! Por outro lado, se você é um empreendedor, não perca mais tempo! Clique aqui e tire do papel alguns dos seus projetos contratando freelancers!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *