Por que contratar freelancers tem um impacto positivo para a sociedade?

Certamente, você já conhece as vantagens de contratar freelancers e terceirizar projetos de maneira remota para sua empresa. Mas você sabia que este tipo de contratação também fomenta uma mudança positiva na cultura de trabalho a nível mundial?

O esquema de trabalho remoto é uma alternativa maravilhosa para agilizar processos e impulsionar seu negócio com um baixo custo. Mas também tem o potencial de ser o motor que transforme o paradigma de trabalho que conhecemos atualmente. Isso possibilita diversos benefícios não só para sua empresa, mas também para a sociedade onde vivemos.

Hoje, te mostraremos como e por que fomentar o trabalho freelance faz de você um agente de transformação para que todos desfrutemos de uma melhor qualidade de vida.

Desvantagens do esquema de trabalho presencial

Nosso tradicional esquema de trabalho funcionário-deslocamento-escritório é insustentável. Basta analisar como se sente a maioria dos funcionários presenciais ao chegar à casa depois da jornada de trabalho. E percebemos isso facilmente…

Obrigar as pessoas a desenvolver suas atividades sem flexibilidade tem consequências psicológicas, ambientais e culturais. Entre elas, encontramos esgotamento físico e mental, perda de tempo, redução da produtividade e, inclusive, somatização de algumas doenças.

Estes riscos são muito reais e estão presentes no cotidiano da vida de milhares de trabalhadores presenciais. Embora eles tenham se “invisibilizado” tanto que já nos parecem normais. A teoria dos fatores de risco psicossociais no trabalho indica claramente que esta modalidade de trabalho possui elementos que minam de forma sistemática a qualidade de vida das pessoas.

1. Demanda psicológica da atividade. Refere-se ao impacto do esforço que requer realizar o trabalho. Porém, este impacto não depende somente da complexidade ou dificuldade da atividade. Também é afetado pelo tempo investido realizando a mesma tarefa, os horários impostos e o nível de responsabilidade que implica.

2. O estresse no ambiente de trabalho. Quando o estresse no trabalho nos propõe desafios aos quais podemos adaptar-nos através da capacitação, organização e experiência, pode ser considerado positivo, já que nos leva a crescer profissionalmente. Porém, o estresse que não podemos controlar, como um ambiente de trabalho “tóxico” ou condições deficientes de transporte, tende a ser somatizado e nos predispõe a contrair inúmeras doenças.

3. A falta de autonomia. Quando as pessoas são submetidas a esquemas de trabalho muito inflexíveis e a dinâmicas repetitivas onde não encontram liberdade para tomar decisões nem exercer sua criatividade, acabam se sentindo subestimadas. Isso afeta sua auto-estima, a confiança nas suas capacidades, sua motivação e seu desempenho.

4. As relações de trabalho extremamente verticais. Toda organização precisa de um organograma hierárquico para funcionar corretamente. Porém, um esquema excessivamente vertical no que diz respeito à abertura e à confiança entre chefes e subordinados pode dar lugar a situações nocivas. Por exemplo: insatisfação ou inconformação, assédio moral, abuso de autoridade e outros conflitos no trabalho.

Como mostra o estudo dos fatores dos riscos psicossociais no trabalho, existem três estratégias cruciais para melhorar o bem-estar do trabalhador:

  • Aumentar sua autonomia;
  • Adotar novas tecnologias para otimizar ao máximo seu trabalho
  • Estabelecer relações de trabalho menos verticais.

E sabe de uma coisa? Todas estas estratégias fazem parte do trabalho remoto.

Vantagens de migrar para um esquema de trabalho freelance

Hoje em dia, as empresas nas indústrias de tecnologia, marketing e design são as que mais contratam freelancers. Porém, a maioria os contrata para fazer tarefas e projetos isolados. E apenas 20% recorre a freelancers para complementar sua equipe de trabalho de forma permanente, de acordo com o nosso relatório de trabalho remoto e empreendimento 2018.

A noção de que muitos postos de trabalho devem ser realizados de maneira tradicional continua sendo um grande obstáculo para o esquema independente. Porém, nós sempre argumentamos que há uma enorme quantidade de atividades que podem desenvolver-se remotamente com total sucesso.

Quase tudo relacionado a contabilidade, design, marketing, atenção ao cliente e suporte técnico pode ser feito através de home office. Ou seja, os trabalhadores podem realizá-las na sua própria casa, com ferramentas que já possuem, como um computador com boa conexão à Internet, no qual podem instalar algum software de gestão empresarial e os equipamentos de telefonia pertinentes.

Por sua vez, muitas pessoas temem tornar-se independentes, pois pensam que, ao fazer isso, deverão sacrificar sua estabilidade profissional. Apesar dos estigmas, você se surpreenderá ao saber que as duas coisas que os freelancers mais valorizam sobre o trabalho independente são, justamente, a estabilidade e a comodidade de escolher seu lugar de trabalho.

Agora, passemos às repercussões positivas sobre o trabalho freelancer nas zonas urbanas. Segundo o estudo “O trabalho remoto e a melhora da mobilidade nas cidades”, publicado na revista de Investigações Europeias de Direção e Economia da Empresa, sugere que as empresas que adotam alguma modalidade de trabalho remoto estão fomentando:

  • Considerável melhora na mobilidade urbana: menos deslocamentos e congestionamentos;
  • Redução equivalente na quantidade de emissões ao meio ambiente;
  • Menor necessidade de espaços para escritórios;
  • Diminuição paulatina da superpopulação na periferia dos centros de trabalho;
  • Aumento da economia e da demanda de produtos e serviços nas zonas menos urbanizadas;
  • Menor discriminação no âmbito de trabalho e mais oportunidades para pessoas com filhos pequenos ou deficiências;
  • Diminuição do estresse no trabalho e aumento da produtividade.

Além disso, os dados levantados pelos nossos últimos questionários indicam que as tendências do mercado freelance apontam que as empresas que adotam esta filosofia de trabalho conseguirão oferecer melhores remunerações, horários flexíveis e oportunidades reais de crescimento. Todos estes são fatores que os millennials consideram prioritários para seu bem estar profissional, segundo um estudo da Universidade do sul da Califórnia.

Como você pode observar, este panorama pode beneficiar a todos nós, sejamos empregados, empreendedores, donos de empresa ou trabalhadores autônomos. Contratar freelancers ajuda a que cada vez mais empresas comprovem a qualidade do trabalho remoto. E consequentemente, colabora para que se criem mais e melhores condições para seu desenvolvimento.

Como fomentar uma cultura saudável de trabalho remoto?

Animar-se a contratar freelancers será seu primeiro passo, mas não o único. O trabalho remoto também pode implicar riscos e decepções quando não é gerido de forma consciente, ética e justa. Por isso, se você quer contribuir para uma melhor cultura de trabalho contratando freelancers na Workana, considere os seguintes aspectos:

  • Retribua adequadamente. 51% dos freelancers na Workana afirmam que o que menos gostam do seu trabalho é a remuneração, a qual pode chegar a ser muito baixa. Considere que o esquema de trabalho freelance te permite economizar muitas despesas relacionadas com seguros e impostos. E é justamente o profissional independente quem absorve o impacto desses gastos.

Oferecer pagamentos justos é uma excelente forma de manter a competitividade e a qualidade entre os freelancers que competem pelo seu projeto. E também te garantirá uma maior motivação e melhores resultados por parte do trabalhador. Lembre-se: trata-se de um investimento para fazer sua empresa crescer.

  • Construa relações de confianza duradouras. Se você encontra um freelancer que entregou um excelente trabalho, procure manter uma relação duradoura. Talvez, alguém te ofereça um orçamento mais econômico para um projeto similar.  Mas o valor agregado de quem já te demonstrou compromisso e conhece as necessidades da sua empresa não tem preço! A segunda reclamação mais frequente dos freelancers sobre seu trabalho é que existem poucas oportunidades de crescimento. Porém, criando relações de confiança estáveis será mais fácil gerar mais oportunidades.

Na Workana, nos comprometemos com o fomento das relações de trabalho remotas duradouras. Por isso, trabalhamos nossas comissões segundo um esquema em escala que ofereça cada vez mais benefícios aos freelancers e aos empregadores que decidem  trabalhar juntos em vários projetos.

  • Transparência e clareza. A comunicação entre cliente e freelancer é de máxima importância. A mediação de uma plataforma como Workana permite que ambos estejam seguros e tenham garantias sobre o pagamento e o trabalho. Administrar os perfis dos usuários, projetos e pagamentos de maneira transparente dentro da plataforma é imprescindível para seguir crescendo juntos.  Como a comunidade que somos.

Agora que você já sabe que apostar pelo esquema de trabalho remoto é bom para sua empresa, para você mesmo e para o mundo, pode criar seu projeto na Workana e começar a receber ofertas de centenas de freelancers qualificados em apenas alguns minutos.

Além disso, você pode encontrar o talento que precisa na nossa seção de busca de freelancers, de acordo a sua atividade, suas habilidades, sua região e o ranking de qualificações.

Até logo, nos vemos em breve!

Assul

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado