Como potencializar seu negócio através da inovação

Uma das chaves para um negócio bem sucedido, independente de seu tamanho, é a inovação. Saber usá-la para potencializar seu negócio é o combustível que manterá seu seu negócio atualizado e competitivo.

Segundo o famoso gestor Tom Peters, “na empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente”. E ele está certo. É a inovação que manterá operações, produtos e serviços “sempre frescos” – o que é capaz de reter o cliente e ajudar a alcançar o êxito.

Mas como fazer isso? A Workana, que oferece a oportunidade online de unir clientes e profissionais nos melhores projetos, vai te ajudar a entender melhor como potencializar seu negócio através da inovação.

Inovação em pequenos negócios: Pense grande para alcançar o êxito!

De acordo com um estudo realizado pela PwC, 93% dos executivos de empresas acreditam que o crescimento orgânico através da inovação serve para potencializar o crescimento de renda.

Infelizmente, muitos empreendedores cometem o equívoco de pensar que agir de forma inovadora é algo apenas para empresas maiores. Na verdade, são as pequenas empresas que devem apostar em inovação justamente para aumentarem seu potencial e alcance.

Pequenas empresas podem executar ideias de forma mais rápida e mais simples do que companhias grandes, que necessitam de vários processos diferentes para começar a implantar algo novo.

Ou seja: seu pequeno negócio não precisa passar por meses ou anos analisando projetos e ideias. Em outras palavras, há menos obstáculos para uma pequena empresa apostar em ideias inovadoras, obrigando a concorrência a se mexer também.

Tipos de Inovação

Investir em uma equipe remota

Contratar profissionais freelancer pode ser um bom ponto de partida para inovar. Cada vez mais empreendedores já notaram que podem ter os melhores profissionais de diversas áreas trabalhando em seus projetos sem gastar rios de dinheiro ou perder tempo com burocracia.

Ao invés de contratar profissionais fixos, você pode entrar em contato com milhares de freelas da Workana. Especialistas em design, conteúdo, marketing, entre outros. Tudo de forma rápida e segura.

Inovação aberta

Quem cunhou o termo foi o professor da Universidade Berkeley, na Califórnia, Henry Chesbrough. A “inovação aberta” se dá quando as empresas usam ideias internas e externas para ajudar a avançar suas operações existentes.

A ideia é usar o conhecimento da própria equipe e também dos clientes para acelerar o crescimento do negócio, usando as boas ideias e sugestões de todos.

De acordo com Chesbrough, a inovação aberta pode ser uma maneira mais lucrativa de inovar, reduzir custos e acelerar o êxito no mercado. 

Inovação incremental

Isso acontece quando uma empresa faz pequenas mudanças em seu produto ou serviço, ao invés de mudar tudo completamente.

Por exemplo: você pode contratar um programador e um designer freela na Workana para renovar seu site, criar um novo logo e disponibilizar um aplicativo para seus clientes. Você não precisa fazer isso tudo de uma única vez e com um único profissional, pagando tudo de uma vez.

A mudança ocorreria aos poucos, enquanto você testa a recepção do seu cliente e se os resultados são positivos.

Inovação radical

Esse tipo de inovação se refere a novas ideias e conceitos, completamente diferentes dos produtos, serviços ou operações existentes.

Isso ocorre quando uma marca muda tudo, retirando-se de um determinado segmento e apostando em outro radicalmente.

Independente do tipo de inovação que você deseja experimentar, que tal descobrir como incentivar isso em sua pequena empresa? Aqui estão algumas dicas simples para colocar a inovação em prática:

Como inovar sua empresa

1. Seja simples: melhore seus produtos e serviços testando uma nova estratégia de marketing e contratado profissionais freelancers na Workana para seus projetos. 

Para criar seu projeto gratuitamente basta acessar o painel de projetos na plataforma da Workana, escolher a categoria que deseja e descrever o que você precisa e que habilidades o profissional deve ter para trabalhar em seu projeto. 

E se quiser algo ainda mais rápido, pode contratar um pacote de serviços na Workana Store.

2. Rotina: Programe uma hora ou mais a cada semana para fazer um brainstorm e exercitar a sua criatividade e a criatividade da sua equipe, anotando ideias que ajudem a melhorar seu negócio.

3. Peça sugestões: Ao contratar um profissional freelancer, peça sugestões de como você pode melhorar seu projeto. Esse tipo de profissional é expert em sua área e já trabalhou com diversos outros clientes e empresas – o que pode trazer a você um belo insight.

4. Invista na inovação: Invista em tecnologia e equipamentos bons, e que podem realmente trazer bons resultados para sua empresa.

5. Não deixe de estudar: Continue a estudar novas habilidades, participando de workshops, webinars, conferências, feiras locais, MOOCs… Leia bastante também: os portais de sua área de atuação e posts de blogs como o da Workana são ótimos para aprender sempre.

Como você notou, ser inovador requer trabalho e um pouco de risco, Mas se você quiser alcançar o êxito e ficar à frente de seus concorrentes, isso é parte essencial de ser um empresário.

Aproveite e crie afora seu projeto na Workana. Há centenas de profissionais especialistas em diversas áreas que podem te ajudar a inovar e aumentar sua renda, alcançando o êxito! Clique aqui e acesse a plataforma agora mesmo.

Redatora e tradutora freelancer. Apaixonada por literatura, empreendimentos, novidades e tecnologia.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado