Como preparar uma grande promoção de sucesso com uma equipe de freelancers?

Se você tem um e-commerce ou uma loja online, provavelmente sabe que fazer uma campanha de liquidação ou uma grande queima de estoque é uma ótima oportunidade de incrementar substancialmente suas vendas, aumentar sua visibilidade e fidelizar clientes.

Porém, para que a sua grande promoção seja um sucesso e não uma dor de cabeça, você deve planejar e executar uma boa estratégia que integre vários aspectos chaves do marketing digital.

Por sorte, na Workana existem milhares de freelancers especializados em campanhas deste tipo e que estão prontos para ajudá-lo. E se você quer garantir um investimento seguro que te gere excelentes resultados, certamente desejará contar com a ajuda desses profissionais especialistas. 

O que é exatamente uma grande promoção (ou simplesmente um Hot Sale)?

O nome “Hot Sale” está relacionado a uma promoção por tempo limitado -como um final de semana- onde uma loja física ou virtual oferece descontos, ofertas e benefícios especiais aos consumidores. O objetivo é incrementar o faturamento através das vendas realizadas durante os Hot Sales, que são organizados de forma massiva na Internet e em vários centros comerciais.

Isso é o que acontece, por exemplo, durante a famosa “Black Friday” que acontece em todo o Brasil e na América Latina, rendendo ótimos lucros para os comércios e atrativas oportunidades de compra para os consumidores.

Outro bom exemplo de uma grande liquidação por tempo limitado que mobilizou a Internet foi o Hot Sale promovido na Argentina entre os dias 13 e 15 de maio deste ano. E pouco tempo depois, o mesmo evento se reproduziu no México entre os dias 27 e 31 de maio.

Que tal se inspirar nestas datas em que todo mundo planeja gastar e aproveitar para fazer o seu próprio Hot Sale aqui no Brasil? Aproveite o aniversário da sua cidade ou uma data comemorativa, como o dia dos namorados que já está chegando! Mas lembre-se: o ideal é realizar essas grandes promoções quando você já tiver uma boa base de leads do seu negócio.

E claro, procure assessoria com os melhores profissionais para garantir que sua liquidação seja um sucesso. Aqui na Workana, você poderá encontrar especialistas de forma fácil e rápida que poderão te ajudar nas seguintes etapas:

1. Planejar a estratégia geral do seu Hot Sale

Talvez você pense que montar um Hot Sale é tão simples quanto fazer uma loja online  com descontos e promoções, mas na realidade é “um pouco” mais complexo do que isso.

Como você vai se certificar de que despertou o interesse em seu evento capturando o público certo? Para mencionar apenas algumas das ações que precisam ser antecipadas e coordenadas com perfeição, considere:

  • As parcerias ou alianças que devem ser feitas se for uma Hot Sale massiva
  • As pesquisas de mercado para criar destaque perante a concorrência
  • A segmentação da sua base de leads para a campanha de email marketing
  • A segmentação do seu público em redes sociais para uma campanha paga
  • A criação de conteúdos para promoção orgânica por SEO
  • A otimização técnica de seu e-commerce
  • O incremento de sua capacidade de serviço ao cliente
  • Análise de resultados da campanha

Se você não tem tempo ou conhecimento necessário para integrar todos esses elementos, não precisa se preocupar. Na Workana, você encontra uma ampla oferta de freelancers especialistas com ampla experiência em marketing digital e campanhas promocionais para ecommerce, que poderão ajudar o seu negócio a planejar uma estratégia completa e coordenar uma equipe remota que cubra todos seus requerimentos, desde a promoção até o serviço ao cliente.

Um especialista em campanhas de Marketing Digital também pode analisar os resultados gerais de sua grande promoção, e quando terminar, identificar os pontos fortes e as áreas de oportunidades para seguir melhorando sempre.

2. Destacar-se da concorrência

O que a sua concorrência oferece? Como oferecer benefícios e promoções mais atrativos para que os clientes escolham a sua empresa? Em quais canais é mais conveniente investir para promover seu Hot Sale?

Para responder todas essas perguntas, você precisará de um aliado capaz de criar uma estratégia que te ofereça muitas vantagens competitivas. Por sorte, na Workana, também é fácil contratar freelancers com experiência em pesquisa ou estudo de mercado.

3. Criar conteúdos promocionais

Uma vez definido o que será oferecido e para quem, é o momento de criar os conteúdos publicitários de seu Hot Sale. Entre eles, se encontram os textos, as imagens, vídeos que podem ser usados em:

  • Email marketing
  • Landing pages
  • Anúncios no Google
  • Promoções em redes sociales
  • Artigos optimizados com técnicas de SEO

Para isso, um freelancer especializado em redação de conteúdos persuasivos para marketing digital é a sua melhor aposta, e já que será necessário integrar imagens e vídeos, você também pode encontrar na plataforma designer e editores de vídeo super competentes.

4. Alcançar o público adequado

Uma vez que o seu conteúdo esteja pronto, você deve assegurar que chegue ao seu público alvo. Isso se atinge através de quatro formas distintas:

  • Tráfego orgânico: São os visitantes que chegam até o seu conteúdo a partir de uma busca no Google. E isso você conquista através da otimização SEO
  • Publicidade paga:  Pode ser no Google ou em redes sociais. Um freelancer especialista em SEM pode te ajudar nesta parte
  • Redes sociais: Você consegue compartilhando seu conteúdo nas suas comunidades das redes sociais. E quem se encarrega disso é o especialista em Gestão de Redes Sociais.
  • E-mail marketing: É uma campanha que você realiza com os seus contatos através do email. Será preciso um profissional familiarizado com software de gestão de email marketing.

5. Otimizar seu e-commerce ou sua loja online

Durante uma grande promoção, espera-se que a quantidade de visitas em seu site aumente de maneira drástica.

  • Seu e-commerce está preparado para encarar esta demanda sem que o servidor entre em colapso?
  • Você tem todas as opções de pagamento disponíveis e habilitadas?
  • Todos os códigos promocionais estão funcionando e o processo de compras está livre de erros até o fechamento da venda?

Se você vai fazer algo grandioso, é melhor recorrer a algum de nossos freelancers especialistas em desenvolvimento web e e-commerce para ter a certeza de que seu esforço não será arruinado por um erro técnico.

6. Oferecer um excelente serviço ao cliente

Junto ao incremento de vendas geradas através de uma grande promoção, também cresce a demanda por serviços de pós vendas e atenção ao cliente. Ao invés de sobrecarregar a sua equipe (ou você mesmo) ou gastar com contratações desnecessárias de novos funcionários, você pode solicitar ajuda temporária de algum de nossos profissionais remotos especializados em atenção ao cliente.

Como você pode ver, antes de lançar qualquer promoção junto aos seus clientes com ofertas e benefícios sensacionais, existem vários pontos que são crônicos e que você deve levar em consideração para que tudo saia bem.

Construa hoje seu time de sucesso aqui na Workana e descubra uma forma de trabalhar muito mais eficiente e 100% personalizada dentro dos requerimentos que o seu negócio precisa.

 

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated