Como a publicidade digital pode ajudar sua empresa ou empreendimento a crescer

Independente do seu tamanho, todas as empresas procuram aumentar as vendas, as conversões e a visibilidade da sua marca. E para alcançar estes objetivos e obter excelentes resultados recorrem à publicidade digital.

Para que seu empreendimento experimente um rápido crescimento, neste novo post, te contamos que tipo de publicidade digital você pode fazer e quais são seus benefícios. Além disso, te mostramos como investir no marketing online para fazer seu negócio crescer!

Provavelmente, você concordará que, para conseguir resultados de marketing através da publicidade tradicional, devemos falar de grandes investimentos financeiros, destinados à compra de espaços publicitários.

No que diz respeito à publicidade digital, embora seja possível realizá-la com um investimento muito menor, também se encontra dividida em determinados espaços. São eles:

  • Anúncios pagos de motores de busca como Google AdWords;
  • Banners e quadros em sites (anúncios de display);
  • Direções de conteúdos pagos (anúncios nativos como o conteúdo de marca do Facebook);
  • Outros anúncios nas redes/mídias sociais, campanhas de publicidade móvel, patrocínio por e-mail e/ou campanhas publicitárias de vídeo.

Além do menor investimento, a grande diferença marcada pela publicidade digital é que, ao ser mensurável, visível em qualquer momento e otimizável, pode torna-se muito mais efetiva do que os veículos publicitários tradicionais. Afinal, no “mundo digital”, você consegue chegar à audiência correta, no momento adequado. Um aspecto crucial que não está garantido na publicidade tradicional…

Agora, como você já pode observar, a publicidade digital oferece inúmeras vantagens. E a seguir, abordaremos algumas delas neste artigo. Não perca! 

As empresas aderem à publicidade digital : os números falam!

De acordo com o novo relatório de gasto publicitário de Zenith, os investimentos mundiais em publicidade na Internet superaram os USD$200 mil milhões em 2017. Uma quantia muito superior àquela destinada aos meios publicitários mais tradicionais, como TV, jornal e rádio.

A que se deve este notável crescimento da publicidade digital?

Basicamente porque, como podemos observar no gráfico abaixo, as pessoas passam o mesmo tempo (ou inclusive mais tempo) nos meios digitais que nos tradicionais.

Mas não termina por aí….

O crescimento contínuo do uso de smartphones (que já representam quase 72% do uso mundial de Internet) pode te dar uma ótima ideia de todas as vantagens e oportunidades que você consegue como proprietário de uma PME, empreendedor ou profissional independente ao investir seu tempo, dinheiro e trabalho na publicidade digital. Com a finalidade de melhorar seu tráfego, atrair clientes e incrementar suas vendas.

Dito isso, estamos preparados para descobrir…

5 benefícios de investir na publicidade digital

1.Seus clientes estão online. Entre os buscadores online e as redes sociais, quase 50% dos seus potenciais clientes estão na Internet. E se você quer que eles te conheçam, será preciso anunciar nos canais que eles frequentam.

2A publicidade pode impulsionar seu negócio. Nos seus começos, todas as empresas precisam urgentemente conquistar mais clientes, certo? Você pode construir uma boa carta de clientes utilizando a recomendação boca a boca… Ou apostar num rápido crescimento e atrair um grande caudal de clientes usando o poder da publicidade digital!

3. A publicidade digital ajuda a estabelecer a credibilidade da sua marca. Geralmente, os consumidores pensam que, se uma empresa investe em publicidade digital de qualidade, ela é séria e bem sucedida. Por isso, ter uma ótima presença online pode ser sinônimo de confiabilidade e credibilidade para o seu empreendimento.

4. Você controla a sua mensagem: a sua mensagem publicitária pode simplesmente fazer com que as pessoas saibam que você existe. Mas também é capaz de estimulá-las a querer conhecer melhor a sua marca e atuar de imediato com esta finalidade.

A publicidade online te permite oferecer a qualquer momento um cupom para um desconto ou a oferta de envio grátis para conseguir uma ação instantânea por parte de seus potenciais clientes.

5. Os resultados de marketing digital são rastreáveis e mensuráveis: a grande maioria dos tipos de anúncios online oferecem a possibilidade de fazer login em uma plataforma que te brindará todos os dados sobre o rendimento das suas campanhas em tempo real.

Você também pode instalar o Google Analytics no seu site para obter uma imagem mais ampla do impacto das suas campanhas de publicidade no tráfego geral da sua página. Este rastreio te permitirá ser mais efetivo nos seus investimentos em publicidade digital ao identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Google e Facebook: as soluções mais produtivas e econômicas

Quando se trata de ter sucesso com a publicidade online, existem dois gigantes que nenhuma empresa pode ignorar. Eles são Google e Facebook.

Eles continuam ganhando terreno por suas campanhas acessíveis a anunciantes de todos os tamanhos e suas soluções mais rentáveis como:

1.Google AdWords: estas campanhas se executam nos resultados dos motores de busca do Google (tanto nos computadores como nos dispositivos móveis) e seus anúncios são precedidos pelo “AD”. Você pode ofertar quantas palavras deseje e só pagará quando alguém clicar em algum dos seus anúncios de palavras-chave. E não existe um orçamento mínimo para começar uma campanha.

2. Red de Display do Google: são anúncios que aparecem fora da busca do Google. Podem ser anúncios de texto, gráficos, Gmail e no aplicativo. É possível selecionar manualmente os tipos de site nos quais seu anúncio aparecerá ou permitir que o algoritmo do Google te sugira quais são os mais adequados.

3. Remarketing do Google: quando um usuário visita o site de um anunciante e não completa uma ação ou objetivo (como realizar uma compra, por exemplo), este mesmo usuário receberá mais anúncios deste anunciante enquanto navega pela Internet.

4. Anúncios do Facebook: quando você faz anúncios no Facebook, pode escolher executá-los somente na próprio Facebook ou estendê-lo ao Instagram e à rede mais ampla de audiência que compreende o “gigante” Facebook. Assim como o Google, o Facebook também não requer um orçamento mínimo. Além disso, você pode optar entre as várias maneiras de configurar e executar uma campanha nesta rede social.

Como executar suas campanhas publicitárias online

Muitas PMEs se sentem intimidadas pela publicidade digital. Configurar e executar campanhas digitais realmente efetivas, considerando simultaneamente os custos e os resultados, pode ser bem complexo. Além disso, descobrir que tipo de publicidade realizar e onde investir seu dinheiro para garantir um alto retorno demanda tempo.

Certamente, você pode optar pelo caminho mais longo e fazer tudo isso por conta própria. Se escolher esta opção, recomendamos conhecer os Centros de ajuda de publicidade do Google e Facebook, para se familiarizar com as melhores práticas. Ainda assim, enquanto você descobre as melhores formas de trabalhar com a publicidade digital, pode cometer erros que te custarão tempo e dinheiro.

Por isso, lembre-se que você também conta com a possibilidade de contratar um freelancer especialista na Workana, a maior rede de trabalho remota em toda a América Latina. Este profissional te ajudará a tirar o máximo proveito dos seus investimentos publicitários e otimizar seu tempo.

Confiando a gestão publicitária digital do seu negócio a um profissional independente da Workana, você consegue: 

  • Profissionalismo;
  • Tempo;
  • Economia de dinheiro;
  • Efetividade;
  • Diminuir custos.

Invista em Publicidade Digital com um especialista e faça seu negócio crescer!

Foi exatamente isso que o Juan Martitegui  conseguiu ao confiar nos profissionais independentes que participam da nossa Comunidade Workana.

Agora, você tem a mesma oportunidade de aumentar suas vendas, melhorar suas conversões e conseguir mais clientes. Tudo isso ao investir em publicidade digital com a garantia dos melhores profissionais especialistas que você encontra na Workana!

Clicando aqui, você pode contratar um especialista em Marketing Digital! 

Você já executou uma campanha publicitária na Google ou no Facebook? Voltaria a investir nestes anúncios e por quê? Quais lições você aprendeu da forma mais difícil? 

Compartilhe sua experiência conosco e deixe seu comentário a seguir! 🙂

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated