Como impulsionar o crescimento de sua empresa através das redes sociais de forma orgânica

Há alguns anos atrás não dava para imaginar que as marcas tivessem algum tipo de interação com o seu público. Quando falo de interação, me refiro a comunicação de ambos os lados.

Historicamente, as marcas somente falavam com o público e eles escutavam, não existia uma conversa real. As posições eram bem definidas: o emissor (a empresa) e o receptor (o público).

Com o surgimento da Internet e das redes sociais, tudo mudou. Hoje as marcas e os usuários podem se comunicar e conversar uns com os outros, sem nenhum tipo de restrição de tempo ou espaço. E ainda melhor, as empresas têm ao seu alcance uma infinidade de recursos que permite a elas avaliar a qualidade de cada conversa iniciada e cada mensagem enviada detalhadamente para melhorarem suas relações com seus usuários e desta forma, captar cada vez mais clientes, convertendo muitos deles defensores da marca.

A famosa frase “A informação é poder” se aplica perfeitamente quando falamos das redes sociais, onde tudo pode ser medido, analisado e por consequência, a possibilidade de interagir.

Um gráfico do site Statista mostra em detalhes o crescimento dos usuários das redes sociais nos últimos anos e o que se espera para 2021: um crescimento constante, o que implica que cada vez mais usuários irão buscar interagir com a sua marca através das redes sociais.


Além das redes serem utilizadas no âmbito social, também são aliadas das empresas para poderem se comunicar de forma direta a seu público. São uma fonte incrivelmente valiosa para interagirem, o que não seria possível no mundo físico, ou você ainda pensa que poderia reunir todos os seus clientes em um evento e conversar com eles todos os dias?

De acordo com uma investigação da Smart Insights (2018), as duas atividades mais populares na internet são navegar em redes sociais e ver vídeos. Por sua vez, quase um terço da população mundial se utiliza das redes de forma regular (eMarketer, 2016).

Como impulsionar o crescimento da sua empresa através das redes sociais?

Com toda certeza, você já viu mais de uma vez, ao iniciar em sua rede social favorita, os típicos anúncios de publicidade com mensagens específicas de certas marcas para você. Esses anúncios foram pensados por profissionais de marketing, com um objetivo e segmentação de público específica para ampliar ainda mais a sua comunicação.

Depois de pagar um valor específico, esses anúncios são acionados pela plataforma para todas as pessoas que possuem um determinado perfil desejado pela marca. Investir em anúncios é uma grande estratégia para potencializar o alcance de seus conteúdos, mas será que existem formas de fazer o seu negócio crescer sem ter que pagar nada?

Claro que sim: através do crescimento orgânico.

Interações orgânicas

Vamos começar desde o princípio: como você planeja aumentar a sua visibilidade nas redes sociais? Sua marca precisa de uma estratégia de conteúdos. Você deve conhecer quais são as estratégias necessárias para ser visto e em que momento.Para isso, recomendamos listar todos os produtos e serviços que você oferece, datas importantes para o seu negócio, para o seu segmento e eventos relacionados. Com isso em vista, você vai poder começar a pensar como irá orientar a sua comunicação nas redes sociais.

Na Workana por exemplo, além de termos sempre em vista os aspectos relacionados de nossos produtos, contamos com uma lista de todas as datas importantes relacionadas a nosso público, assim estamos sempre atentos para gerar conteúdos sobre esses eventos e assim motivar a interação com público com a nossa marca.

Isso é muito importante porque assim cultivamos a relação com os usuários atuais e potenciais usuários a partir de diferentes aspectos e nem sempre tentando vender e sim gerar valor agregado.

Por onde começar

A primeira coisa que você deve fazer é criar os perfis da sua empresa nas redes que melhor se ajustam ao público que você quer alcançar e também ter em conta a popularidade de cada uma delas.

Se você está apenas começando, terá que buscar pessoas para te seguir. Pode convidar a sua base de contatos e pedir para te seguirem ou também pessoas que tenham interesses em sua marca ou segmento, olhando com atenção a descrição de seus perfis e seguir interagindo com eles para que se interessem em sua marca e queiram te acompanhar para ficarem familiarizados com as suas novidades.

Uma vez que você construa a sua base (ainda que pequena) de seguidores, você pode começar a observar o comportamento deles e obter dados como horários e dias de maior conexão, como fazemos regularmente aqui na Workana para potencializar o impacto de nossas publicações:

Dicas para cada rede social

Facebook

Um estudo realizado pelo Pew Research Center (2016) indica que quase 80% das pessoas online usam o Facebook e até Junho do ano passado, contavam com mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente e 2 bilhões de usuários ativos mensalmente (Facebook, 2018).

Vamos ver um caso pontual que para nós teve um impacto muito positivo no Facebook.

Usamos emojis que não estão relacionados diretamente com o nosso negócio, somos uma plataforma digital e não podemos negar que neste caso, os Emojis foram protagonistas.

Sempre buscamos uma forma original de relacionar as nossas publicações diárias com nossa marca e motivar a interação com nosso público.

Esta simples enquete foi publicada em nosso Facebook direcionado ao público da América Latina, onde o conteúdo é todo em Espanhol e ele alcançou quase 3 mil pessoas. Ser criativo é essencial para impulsionar o crescimento orgânico.

Além disso, esta rede conta com vários recursos que você pode aproveitar: imagens, vídeos, enquetes, stories. Inclusive você pode fazer transmissões ao vivo para a sua audiência, como estamos fazendo mensalmente aqui na Workana, e são as publicações com os melhores resultados do mês.

Nossa live do mês de Agosto de 2018, realizada para o público da América Latina, por exemplo, alcançou mais de 11.000 pessoas no dia seguinte da publicação.

Posted by Workana on Thursday, August 30, 2018

Linkedin

Sabia que o usuário do Linkedin usa em média, esta rede mensalmente por 17 minutos (Wordstream, 2018)? Isso significa que cada pessoa gasta 30 segundos por dia no Linkedin. Sendo assim, você deve pensar muito bem nas suas mensagens para captar a atenção de seu público.

Essa é uma rede social por excelência focada no profissional e muito longe da informalidade do Facebook ou Instagram. No Linkedin, as publicações são com temas voltados ao mercado de trabalho, crescimento profissional e o foco sempre será voltado a conteúdos neste estilo.

É importante que a sua marca esteja aqui se sua intenção é mostrar suas realizações como empreendedor ou responsável por alguma área específica do mercado de trabalho.

Na Workana, por exemplo, estamos inseridos no segmento de contratação de profissionais remotos e por isso não podemos ficar de fora deste meio gigante das conexões profissionais. No nosso caso, compartilhamos notas com dicas para os empreendedores que estão levando adiante o seu negócio e que buscam impulsionar o seu crescimento.

Apesar das imagens e vídeos serem os recursos de maior impacto atualmente, nós optamos por postagens mais reflexivas e com mais detalhes, pois estão funcionando melhor com o público que nos acompanha.

Este é um exemplo onde obtivemos 1409 impressões em menos de uma semana e revisando todas as publicações descobrimos que há uma tendência ainda maior nas comunicações que fazemos onde existem mais texto sem imagens e sem vídeos. Claro que com as notas da imprensa também obtemos resultados positivos e sobretudo aquelas em que compartilhamos vagas para a nossa equipe

Uma prática que também nos trouxe bons resultados é começar a comunicação com uma pergunta de maneira que direcionamos o leitor a uma reflexão. Geralmente nestas publicações despertamos o interesse do leitor e eles não podem evitar clicar para saber como continua o assunto. Busque esta estratégia em sua página para melhorar a interação.

Outra recomendação que fazemos é adicionar hashtags específicas e relacionadas ao conteúdo em questão, além do idioma local para que o seu público possa fazer buscas específicas e deixar aberta esta porta para que te encontrem.

Ir detectando o que o seu público gostou e como ele consome o seu conteúdo fará que pouco a pouco você possa ir armando uma estratégia alinhada com o que buscam e pensam, de forma criativa para ter mais impacto ainda. Aqui você pode ver como foi crescendo nossos seguidores nos últimos meses:


Instagram

Sua empresa tem que estar no Instagram. Se bem que você terá que analisar detalhadamente a quem você quer atingir e com que tipo de publicação. É importante prestar atenção nesta rede social do momento, que alcançou 1 bilhão de usuários em Junho de 2018, e atingiu a marca de 800 milhões de usuários mensais  em Setembro. (TechCrunch, 2018).

O Instagram tem um diferencial: o visual. A diferença entre essa e outras redes, é que você não pode subir um conteúdo sem que esteja acompanhado de uma imagem ou de um vídeo. Neste ponto, você deve prestar muita atenção porque a estética de sua marca terá um papel muito importante. Te recomendamos contar com a ajuda de um designer para criar imagens profissionais para o seu perfil.

Além das publicações que subirão ao seu perfil, você deve tirar proveito das Stories: 300 milhões de usuários interagem com elas todos os dias(99Firms).

Elas são uma excelente ferramenta para transmitir mensagens curtas a seu público, mostrar um vídeo de 15 segundos ou ainda uma imagem impactante para que logo continuem aprendendo sobre a sua marca em algum link. Na Workana utilizamos as Stories todos os dias para enviar mensagens diferentes para os nossos freelancers e empreendedores e mês a mês podemos observar o impacto que tem.

Neste gráfico podemos observar a diferença do momento que começamos a utilizar as Stories diariamente e a quantidade de impressões e visitas que tivemos:

Atualmente existem 400 milhões de usuários criando histórias no Instagram todos os dias (Statista, 2018). Esta é uma grande oportunidade para que você também as utilize e ainda passe a explorar o seu público para interagir com eles e compartilhar.

Por outro lado, uma prática que gostamos muito de realizar são os concursos. Todas as semanas publicamos uma enquete para que as pessoas respondam e participem. Para realizar o sorteio de forma imparcial, usamos o SorteioGo, assim o aplicativo pode escolher de forma aleatória o ganhador.

Começamos com este concurso no Twitter, passamos para o Facebook e agora fazemos no Instagram. O objetivo principal é motivar a interação com os nossos seguidores. Veja um exemplo recente que tivemos 34 comentários e alcançamos mais de 1000 pessoas.


Twitter

Sabemos que o Twitter diminuiu a sua popularidade nos últimos anos. Esta é uma rede que segue priorizando a informação do último momento. Ali você pode criar um vínculo não somente com o seu público, como também interagir com os meios, usá-lo como um assistente nos grandes eventos de seu segmento e estar a par das últimas novidades para ser o primeiro a compartilhá-las em sua rede e gerar interações!

 

O Twitter permite que você se torne conhecido entre as pessoas que não somente seguem você como também com as hashtags do seu segmento. Por isso, te recomendamos identificá las e fazer buscas diárias para ver quais são os temas que estão em destaque e participar ativamente como fazemos sempre na Workana:

Atualmente, esta rede conta com mais de 300 milhões de usuários ativos (Statista, 2018). Não deixe passar a oportunidade de ganhar notoriedade em seu segmento!

Dicas para aplicar em todas as redes sociais da sua empresa:

  1. Siga as  hashtags relacionados com seu produto e segmento para encontrar pessoas e organizações, seguir e interagir com elas e compartilhar links interessantes;
  2. Revise os horários de atividade do seu público para realizar as suas publicações nestes momentos. No Facebook e Instagram você poderá ver a partir das estatísticas do seu perfil;
  3. Compartilhe conteúdo próprio e de outros perfis. Seu público está interessado em conhecer mais sobre você mas é sempre bom falar de outras empresas também. Compartilhar conteúdo de terceiros ajudará você a mostrar o seu lugar dentro do seu segmento como também de outras empresas que defendem os princípios de sua marca ou indústria;
  4. Conheça o seu público para encontrar o tom adequado na hora de se comunicar. Na Workana recorremos a informalidade e sempre com bastante humor porque somos uma marca amigável como todo o nosso público do Brasil e da América Latina. Por isso gostamos que nossas comunicações cheguem com essa mesma personalidade. Neste ponto é fundamental que você entenda a cultura do seu público e analise que tipo de publicação foram mais impactantes para replicar este estilo;
  5. Interaja com as respostas que receber. Veja além do like, pergunte algumas coisas para as pessoas, pergunte sobre os seus interesse, convide-os para compartilhar e marcar os seus amigos. Motive essas pessoas a interagirem com você!
  6. Estabeleça prioridades entre as redes que escolheu estar. Não é necessário estar em todas mas sim, analisar o que será prioridade para o seu público e trace isso como estratégia tendo isso em mente;
  7. Analise as suas ações e o impacto em cada publicação para entender que tipo de conteúdo o seu público mais gosta e como entregar tais informações para potencializar os seus resultados;
  8. Adicione links nas suas redes sociais e em suas comunicações por outros meios para lembrar o seu público que eles podem te encontrar e interagirem com você por ali.

Agora você já tem um panorama mais claro que como usar as suas redes sociais para dar visibilidade a seu negócio, é hora de começar a usar!

Sem dúvidas, este é um trabalho que levará tempo, compromisso e constância. Seu público necessita ter um motivo para continuar te seguindo e para isso você precisa construir uma série de conteúdos interessantes.

Não fique de fora do mercado digital! Somente em 2018 a quantidade de empresas que contrataram profissionais em Redes Sociais cresceu em 32%.

Se quiser saber mais sobre o que faz o profissional de Mídias Sociais, escrevemos recentemente um post super completo!

Te recomendamos trabalhar com profissionais incríveis de Redes Sociais para que te ajudem na criação das melhores estratégias. Crie um projeto agora contando as suas necessidades e comece a receber milhares de propostas de freelancers experientes.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated