Relatório Workana: Por que cada vez mais empresas e empreendedores estão trabalhando com freelancers?

Em um universo empresarial cada vez mais competitivo, é inegável que a otimização de tempo e a ajuda de profissionais qualificados fazem com que as tarefas do dia a dia se tornem mais simples.

Pensando nisso, cada vez mais empresas e organizações estão apostando no talento independente graças aos benefícios oferecidos pelo trabalho remoto. Somente na nossa plataforma, de 2012 até os dias atuais, quase um milhão de projetos foram publicados. E os números tendem a continuar aumentando exponencialmente.

De acordo com o Relatório Workana 2019, 97.4% dos clientes estão convencidos de que o trabalho remoto ou freelancer continuará crescendo nos próximos anos. Essa tendência, geralmente, está relacionada à constatação do impacto da tecnologia nas formas de trabalhar e nos modelos de negócios. 

Além disso, 90% dos clientes entrevistados relataram que as transformações tecnológicas e digitais já estão afetando – total o parcialmente – os seus modelos de gestão do trabalho.  E muitas vezes, essas mudanças permitem que se sintam mais seguros ao deixar processos e projetos nas mãos de profissionais independentes. 

Os clientes do universo freelancer

Através da análise das informações recolhidas pela pesquisa que deu origem ao nosso relatório, conseguimos identificar vários dados relevantes sobre os clientes que optam ou se interessam pelo trabalho remoto, e sobre as suas experiências trabalhando com freelancers. Confira: 

  • 65% dos clientes que buscam a mão de obra de freelancers representam empresas consolidadas. Por outro lado, um terço dos entrevistados afirmaram ser empreendedores independentes/particulares, e uma pequena parcela faz parte de ONGs ou órgãos do Estado.
  • Boa parte dos nossos clientes está vivendo sua primeira experiência com projetos freelance, já que 44% levam menos de três meses adotando esta modalidade. Já 39,1% estão trabalhando com profissionais independentes de três meses a três anos. E somente 7,5% decidiram apostar no trabalho remoto há mais de três anos. 

Esses dados nos permitem observar dois fatos muito importantes. Primeiro, que o boom do trabalho remoto ainda é bastante recente. E segundo, que a busca por talentos independentes está crescendo em um ritmo acelerado. 

  • Aproximadamente 3/4 dos clientes não identificam problemas em trabalhar de forma indireta com o mesmo profissional, ou até mesmo em buscar novos talentos com frequência. Apenas 20% dos entrevistados preferem construir uma “equipe remota fixa” e trabalhar com os mesmos profissionais na medida do possível.

Porém, na área de Design e Multimídia, encontramos uma exceção a esta tendência, já que 2/3 dos clientes preferem trabalhar sempre com o mesmo profissional.

O que os clientes procuram no universo freelancer?

Existem muitas razões para explicar porque as empresas estão optando pelas contratações de profissionais freelancers. Mas algumas delas ganharam maior destaque entre as respostas dos nossos entrevistados, como por exemplo:

  •  42,5%  dos clientes disseram ter começado a trabalhar com freelancers porque precisavam de apoio externo para focar melhor nas prioridades dos seus negócios. Apenas 13% indicaram que começaram a contratar freelancers porque os custos operacionais eram menores que os da contratação de um funcionário.

Este dado é extremamente relevante, pois mostra que as empresas costumam levar em consideração, na hora de contratar freelancers, principalmente a qualidade do trabalho e a experiência do profissional. E isso significa que os clientes tendem a dar preferência aos profissionais bem capacitados e especializados, e não necessariamente aos que cobram menos. 

  • 38% dos entrevistados também contratam freelancers para complementar suas equipes em projetos pontuais, assim como para conseguir somar constantemente novas ideias e experiências diferentes.
  • Quando falamos sobre a escolha de um freelancer para determinado projeto, uma das questões mais importante para os clientes é garantir que o trabalho produzido pelo freelancer será de ótima qualidade, e que a aposta no trabalho remoto significará um ganho de tempo e de velocidade nos seus processos.

Para poder conquistar essas garantias fundamentais, os clientes costumam dar prioridade aos seguintes critérios na hora de selecionar o freelancer ideal: 

    1. Experiência do profissional
    2. Tempo de entrega
    3. Preço da proposta
    4. Criatividade
    5. Inovação
    6. Metodologia de trabalho (projeto por preço fixo ou por horas)
    7. Capacidade do profissional de trabalhar em equipe.
  •  As áreas de atividades profissionais que mais buscam o trabalho de profissionais freelancers são: TI e Programação (46,8%); Design e Multimídia (24,8%); Tradução e Conteúdos (13,8%); Marketing e Vendas (11,9%); Suporte Administrativo (1,8%).

Analisando essas estatísticas, conseguimos concluir que as empresas estão precisando cada vez mais de profissionais com expertises ligadas à tecnologia para complementar as habilidades e os conhecimentos das suas equipes de trabalho e, desta forma, continuarem sendo competitivas no mercado atual. 

Também podemos afirmar que ainda faz falta um melhor planejamento, por parte das empresas, para facilitar a incorporação do trabalho freelancer em suas equipes. Isso pode ocorrer porque, muitas vezes, a contratação de freelancers visa dar conta de necessidades concretas que vão surgindo ao longo do ano (e que nem sempre estavam previstas).  Ou talvez, porque ainda prevalece, em várias empresas, um olhar mais “conservador” sobre a necessidade de contratar uma equipe fixa (ao invés de apostar no trabalho remoto).

Principais desafios que os clientes enfrentam ao contratar um freelancer:

Como vimos , a inércia de evolução tecnológica também pode ser relacionada ao universo freelancer. Porém, ainda temos muitos caminhos a percorrer, além de desafios e desconfianças que dificultam as empresas a apostar por um crescimento rápido e sustentável baseado no talento independente.

Entre os principais desafios que os clientes enfrentam nesta jornada, podemos destacar:

  • Encontrar o perfil exato que estão procurando (46,8%). Como os clientes costumam dar mais valor a profissionais que tenham experiência como freelancer, faz sentido que sua principal dificuldade seja encontrar colaboradores independentes com as habilidades necessárias para seus projetos, os quais, muitas vezes, podem ser bastante específicos.
  • Manter uma comunicação fluída e interações positivas (24%).
  • Coordenar e gerir um trabalho de forma remota (13,8).

Embora 90% dos clientes afirmem que a tecnologia trouxe mudanças substanciais na sua metodologia de trabalho e em sua forma de gestão, o maior impacto, até o momento, está relacionado à incorporação do trabalho remoto. De fato, 55% dos entrevistados consideram que faz falta uma melhor capacitação para integrar completamente essa modalidade nas empresas, organizações e corporações. 

Quais vantagens os clientes encontram ao contratar freelancers pela Workana?

Como indicam as respostas obtidas na nossa pesquisa, os clientes se sentem agradecidos pelo valor agregado que a integração de freelancers aporta aos seus negócios. Principalmente em áreas relacionadas à inovação, experiências e ideias que podem propor a partir de uma perspectiva externa. Afinal de contas, essas contribuições os ajudam a manter o foco nas prioridades da empresa. 

Além dos pontos indicados, veja outros benefícios que os clientes identificam ao trabalhar com freelancers: 

  • A grande flexibilidade para encontrar talentos
  • A rapidez para encontrar o freelancer adequado
  • A possibilidade de ter mais visualização para seus projetos
  • Possibilidade de conhecer bem o perfil do freelancer antes de contratar-lo.

Satisfação de clientes que utilizam plataformas digitais para encontrar freelancers

Em média, 60% dos clientes que usam plataformas digitais para encontrar talentos independentes se encontram extremamente satisfeitos com elas. E quando perguntamos sobre suas experiências na Workana, registramos uma porcentagem impressionante de 86% de satisfação.

Falando especificamente sobre a Workana, os principais benefícios que os clientes encontram ao utilizá-la são:

  • Receber uma grande variedade de propostas em um mesmo lugar (28%)
  • Ter fácil acesso a freelancers qualificados (25%)
  • Realizar pagamentos de maneira simples e fácil (23%)
  • Ter uma garantia pelo pagamento que realizam (17%)

Por que cada vez mais empresas e empreendedores estão trabalhando com freelancers?

Além de todos os benefícios e vantagens que vimos no decorrer deste artigo, existem outros motivos pelos quais cada vez mais empresas e empreendedores decidem confiar na contratação de freelancers qualificados. A seguir, resumimos os mais mencionados pelos clientes entrevistados: 

  • O talento independente é ideal para focar nas prioridades de negócio e para complementar, através de projetos pontuais, o trabalho realizado pela equipe fixa da empresa.
  • O esquema de trabalho freelancer permite somar talentos e ideias novas de maneira rápida, fácil e eficaz.
  • Através de plataformas de trabalho remoto, o processo de seleção e contratação de um profissional qualificado é extremamente simples.

Na Workana, estamos muito felizes de ver que, ano após ano, os números de nossas pesquisas relacionadas ao trabalhos independentes indicam que estamos indo na direção correta rumo ao futuro do trabalho. Sabemos que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, mas também acreditamos que, com a expansão do trabalho remoto, toda a comunidade será beneficiada.

E você? Acredita que ainda faltam condições necessárias para dar esse grande passo na sua empresa? Ou já faz parte das organizações que já decidiram apostar no trabalho freelancer?

 —

Você também pode se interessar por esses artigos:

Milhares de freelancers prontos para começar a trabalhar no seu projeto.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated