Sabia que o profissional de redes sociais se chama Social Media?

Um dos comentários que mais escuto de amigos é: “mas o que você faz exatamente?” Ainda é difícil explicar que o meu trabalho é cuidar de redes sociais de empresas, gerando conteúdo, criando posts.

Automaticamente quando explico isso, logo escuto: “Ah que legal! Você passa o dia na internet!” Sim, esta é uma verdade!

Muitos pensam que eu passo o dia na internet vasculhando coisas aleatórias, mas para cumprir o meu papel profissionalmente como uma Community Manager, ou simplesmente uma profissional de Social Media, eu preciso realmente ficar online o dia inteiro, porém focada em meu trabalho.

Mas aí você vai me perguntar: “mas que tanto então você procura?

Para responder essa pergunta, vamos conhecer o que um Social Media faz?

O que um Social Media faz no dia a dia?

Social Media, Gerente de Comunidade, Community Manager, Assistente Virtual….não importa o título! Nossa principal função é ajudar a criar, expandir e gerenciar as comunidades on-line de uma empresa ou marca.

Criamos, mantemos e fortalecemos o relacionamento entre os clientes (ou fãs) e as empresas, em diferentes canais online: blogs, fóruns de discussao, Instagram, Linkedin, Facebook, Twitter, Youtube….o importante é mapear o mundo digital!

Diariamente monitoramos todas as publicações e notícias do setor. Um gestor precisa ser os olhos da empresa na Internet. Habituar-se a esta atividade é importante para identificar oportunidades, ameaças, comentários negativos, descobri o que as pessoas andam falando sobre a marca, mas também detectar conteúdo relevante do setor.

E aqui na Workana, nós sabemos que gerar conteúdo que agrega valor aos nossos usuários é prioridade número 1! Não nos limitamos a criar conteúdo para redes sociais, nós também muitas vezes gerenciamos o blog corporativo da empresa e geramos conteúdo por aqui também, como este artigo, por exemplo!

Acredito que a função mais difícil do social media é a capacidade de administrar uma crise de reputação online.  Responder publicamente a insatisfação de um usuário, tentar minimizar um problema, um comentário infeliz não é a tarefa mais fácil. Requer habilidade em dobro, já que neste caso, o usuário muitas vezes já está com o humor menos receptivo.

Além disso, investigamos constantemente os melhores horários para publicar nossos conteúdos, acompanhar e monitorar as publicações, analisar o que mais gerou interacóes, números de likes, compartilhamentos, comentários, etc.

O social media realiza muitas atividades dentro de uma empresa, desde os mais estratégicos, até os mais operacionais.

Principais Atividades de um Community Manager

  • Estratégia de Marketing: através das redes sociais podemos ajudar uma empresa a aumentar a exposição de sua marca, produto ou serviço e com isso torná-los conhecidos perante a uma determinada audiência. Mas qual a melhor rede para se comunicar? De que forma? Devemos estar em todas? Comunicando a mesma coisa? Quais ações iremos promover em determinadas redes? Todas essas ações devem estar alinhadas ao plano estratégico da empresa para que faça sentido tal exposição.
  • Criação de Conteúdo: Escrever e criar conteúdos para posts, blogs, entender o tom correto da comunicação, escrever títulos atrativos e que gerem engajamento entre a marca e os fans;
  • Assessoria de Imprensa: Encontrar notícias que sejam de interesse da empresa e da mídia, criar aproximação com os veículos de imprensa quando os mesmos te procuram via redes sociais com o intuito de fomentar parcerias;
  • Assistente virtual: Responder posts de usuários, enviar mensagens no direct do Instagram, no messenger do Facebook, Comentários do Twitter e Youtube. Além disso, o assistente virtual também pode ser a pessoa por detrás do seu site a receber os clientes em um chat ao vivo. “O assistente virtual tornou-se uma figura essencial, importante e que deve ser valorizada. Com as empresas cada vez mais se tornando digitais, e sendo influenciadas por novos conhecimentos como – Trabalhe 4 Horas por Semana do Tim Ferris– , buscar pessoas bem capacitadas, terceirizar funções administrativas, tornou-se peça chave no sucesso de cada negócio” cita Ana Tex empreendedora, palestrante e mentora em marketing digital;
  • Análise de dados: Extremamente importante que o profissional de Social Media saiba analisar o que os seus principais concorrentes estão fazendo. Através das métricas e da análise de dados é possível direcionar a conta e saber se estamos indo no caminho correto. Observe as ações de maior sucesso para dar seguimento e descarte o que não funcionou. Para que seu empreendimento cresça o investimento online deve seguir um caminho estratégico!

Porque ter um Social Media em sua empresa?

Existem no mundo, 2,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. Segundo pesquisa da Digital in 2017, realizada pelo We Are Social, mais da metade da população mundial usa Internet.

Conhecendo a grandiosidade desses números, é fundamental ter um profissional a frente de suas redes, pois isso significa ter alguém dedicado para a aumentar o engajamento do público-alvo e o reconhecimento da marca, além de gerar leads e enviar tráfego para o website.

Segundo o portal Statista, a previsão de investimento nas redes sociais terão um salto de 32 bilhões de dólares em 2017 para  48 bilhões em 2021. E com o crescimento do número de usuários em diferentes canais, esta cifra é uma realidade!

Sabemos que as mídias sociais são um importante canal de comunicação para marcas em todo o mundo. Através da presença de uma marca nas redes sociais, se torna possível monitorar sua reputação online além de obter dados em tempo real do público perante a um produto ou serviço.

Cerca de 92% dos profissionais de marketing B2B na América do Norte usam as redes sociais para gerar conteúdo como parte de suas táticas de marketing.

O Social Media é a pessoa que vai estar antenada em tudo o que está acontecendo e pronto para poder se adaptar às novas mudanças, pois o mundo digital muda muito rapidamente e a cada ano surge uma nova plataforma, ferramenta (veja o caso do Instagram Stories)

É importante ter um gestor para poder entender os processos internos de sua empresa e conseguir gerar através deste conhecimento uma comunicação adequada para o público externo, provocando oportunidades, atraindo leads para o seu negócio e por consequência vendas.

Quais são as principais habilidades desse profissional?

Gerenciar uma marca na Internet exige ter conhecimento e algumas habilidades exclusivas. Criei uma lista do que eu acho ser fundamental para exercer esta profissão:

  • Boa comunicação: saber traduzir em palavras o que uma empresa quer dizer ao seu público é extremamente importante nesta profissão. O tom da linguagem, identificar onde ser mais formal, onde ser mais descontraído. Já que a nossa principal função é gerir uma comunidade online envolvendo usuários se não houver uma boa capacidade de comunicação online não será possível fazer muito;
  • Boa escrita: Comunicar-se de forma clara, objetiva e criativa é peça chave nesta função. Diariamente escrevemos conteúdos que devem ser atrativos e de qualidade. Usar os pontos de forma correta pode mudar a entonação de uma frase. Portanto, dominar a gramática é imprescindível;
  • Criatividade: Ela não pode faltar! Ainda mais se você tem mais de um cliente! Publicar nas redes sociais e gerar conteúdo diário exige uma dose extra de criatividade;
  • Dedicação: Um bom Community Manager dificilmente se desliga. Para fazer a gestão de redes sociais, é importante planejar cuidadosamente cada ação, ser organizado e ter pensamento estratégico. É muito difícil eu passar um dia sem olhar o que está acontecendo, inclusive aos finais de semana;
  • Empatia: Saber nos colocar no lugar do outro é extremamente importante. Esta função exige de nós a capacidade de nos colocar no lugar dos nossos usuários e perceber que eles não estão nas redes sociais para comprar nossos produtos, e sim para desfrutar e obter conhecimentos e informações. Procuramos nos tornar amigos de cada um de nossos fãs para proporcionar a eles uma experiência agradável ao interagirem conosco online e desta forma, através do conhecimento que geramos, se tornarem melhores profissionais e empreendedores. Devemos sempre buscar a melhor solução para as necessidades e problemas de nossos fãns
  • Curiosidade: Ver o que tem de novidades no mercado, buscar novas funcionalidades, ferramentas, parcerias. A curiosidade é o que nos ajuda a descobrir tudo o que está surgindo de novo no mercado.
  • Versatilidade: Ter um pouco de conhecimento de um Redator, de um Jornalista, Marketing Digital, Relações Públicas, conhecer novas tecnologias, Estatísticas, Google Analytics e por aí afora.

8 ferramentas-chave para o profissional de Social Media

  1. Mlabs: esta é a que eu utilizo para fazer o gerenciamento de redes sociais, tais como agendar postagens, responder inbox, analisar performance e acompanhar os posts nas redes sociais
  2. Asana: organização é fundamental e Asana permite você fazer o acompanhamento, delegar tarefas e controlar o status de cada uma delas. Excelente para visualizar prazos e direcionar atividades a colegas que trabalham em sua equipe
  3. Slack: é uma espécie de Whatsapp e através dele, você pode conversar com sua equipe de trabalho, enviar documentos, vídeos. Facilita bastante a vida!
  4. Unsplash: este banco de imagens é simplesmente incrível! E o melhor é que todas as fotografias podem ser utilizadas para qualquer finalidade comercial ou pessoal.
  5. Sem Rush: Esta ferramenta é super completa! Além de te trazer informações sobre sua colocação nos resultados de pesquisa, ela é ótima para analisar concorrentes. Para nós que trabalhamos com conteúdo é fundamental produzir textos atrativos e conseguir se destacar no meio da multidão.
  6. Google Trends: Esta ferramenta do Google mostra quais são as tendências de um determinado termo pesquisado por você. Também é possível realizar comparações e avaliar qual teve melhor resultado em um determinado período.
  7. Ubersuggest: esta é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave. Além disso ela te dá uma ideia de palavras sobre o que as pessoas estão buscando no Google, por exemplo
  8. Answer the Public: Traduzindo ao pé da letra, essa ferramenta levaria o nome de “Resposta do Público”. Agora pense…tem coisa melhor do que saber o que os seus usuários querem descobrir sobre um determinado assunto?

Como contrato um Social Media para o meu negócio?

Claro que com o crescimento das redes sociais, se torna comum muitas pessoas se sentirem preparadas para trabalhar como Social Media, sem estudar muito sobre o assunto.

Não basta gostar de subir uma foto no Instagram ou ter a timeline cheia de amigos no Facebook para ser um especialista. Isso não torna o profissional capacitado! Para fazer o monitoramento de redes sociais é preciso ter conhecimento mais técnico.

De acordo com a Academia do Marketing a escassez de profissionais ainda é grande!

Aqui na Workana, você encontra profissionais extremamente capacitados e prontos para gerenciarem o seu negócio. A grande vantagem é que você pode conhecer as experiências do profissional e ver na prática do que ele é capaz.

Para te ajudar neste processo e contratar o melhor Social Media para seu negócio, que tal você provar se o estilo de trabalho dele combina com a sua empresa? Veja algumas dicas que podem ser úteis nesta etapa:

  • Faça um teste remunerado com o candidato: neste período ele pode produzir algumas peças para seu Instagram, Facebook, Linkedin por exemplo. Que tal ele produzir um calendário para uma semana de postagens?
  • Análise de suas redes sociais: Uma boa forma de investigar a sua capacidade analítica é pedir que ele aponte pontos de melhorias, além de te mostrar algumas métricas de performance, concorrentes.
  • Perfil: Análise não somente os conhecimentos técnicos, como também a capacidade dele se comunicar, de organização, responsabilidade e acima de tudo! Se ele gosta do seu produto, se ele se identifica com a sua empresa. Todos esses pontos são muito importantes para este profissional.

Conclusão

Acredito que independente do título desta função, este é um mercado de trabalho promissor mas que exige bastante empenho e dedicação. Justamente a ascensão profissional está relacionada a sua importância para cada empresa, independente do seu tamanho.

Com mais da metade da população mundial online, bilhões de pessoas que usam as redes sociais, fica evidente que um Social Media é indiscutivelmente, peça chave.

Tal relevância que até ganhamos um dia para celebrar a atividade: Toda quarta segunda feira do mês de janeiro é o dia do Social Media em todo o mundo!
Fiquei muito honrada com a oportunidade de escrever este artigo, afinal de contas ser uma profissional de Social Media é algo que amo fazer. E escrever este artigo, foi uma forma de prestar uma homenagem a todos os colegas de profissão que tanto abrilhantam nossas redes sociais e fazem dela um lugar cada dia melhor!

Tal relevância que até ganhamos um dia para celebrar a atividade: Toda quarta segunda feira do mês de janeiro é o dia do Social Media em todo o mundo!
Fiquei muito honrada com a oportunidade de escrever este artigo, afinal de contas ser uma profissional de Social Media é algo que amo fazer. E escrever este artigo, foi uma forma de prestar uma homenagem a todos os colegas de profissão que tanto abrilhantam nossas redes sociais e fazem dela um lugar cada dia melhor!

Como profissional, digo que minha prioridade é integrar o Marketing Digital com os objetivos de cada empresa que trabalho. Procuro criar uma conexão entre a comunicação e estratégias inovadoras, conectando cada dia mais o negócio a sua audiência.

Continue nos acompanhando nas redes sociais! Diariamente estamos conectados para levar até você o melhor conteúdo relacionado ao mercado de trabalho freelancer e empreendedorismo no Brasil.

Consultora de Marketing e Redatora. Apaixonada por Marketing Digital, novas tendências e tecnologias online.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated