Sete chaves para armar uma equipe de trabalho remoto de sucesso

De acordo com diversos especialistas nas tendências tecnológicas e do mercado de trabalho, incluindo a prestigiosa revista Forbes, as equipes de trabalho remoto aparecem como a solução ideal para os desafios de crescimento e expansão que milhares de empreendedores e empresas enfrentam no mundo inteiro.

Um estudo realizado pela Universidade de Oxford entre empresas pertencentes ao grupo Fortune 500 revelou que, somente no ano retrasado, as companhias que formam parte dessa amostra incrementaram em até 26% as contratações realizadas em plataformas de freelancers para projetos remotos. Além disso, a maioria delas opinou que contratar freelancers é parte fundamental da sua estratégia para manter-se competitivas.

Seguindo a abordagem deste estudo, identificamos sete pontos chave que determinarão o sucesso de um projeto com equipes de freelancers. Se você também quer aproveitar as vantagens de contar com uma equipe de trabalho remoto, ou tirar ainda mais proveito do que você consegue atualmente, não deixe de pôr em prática os conselhos que te daremos hoje!  

7 chaves para construir uma equipe de freelancers de sucesso

Como acontece com qualquer estratégia de grande alcance, contratar uma equipe de freelancers para fazer sua empresa crescer pode dar muito certo ou muito errado. Tudo depende de como você implementa essa estratégia.

Por isso, o objetivo deste artigo é te oferecer algumas ferramentas essenciais para que seu projeto já comece de vento em popa.

1.Determine quais tarefas podem ser delegadas a um freelancer e comece de menos a mais

Pensemos de forma objetiva… Ao começar um empreendimento ou expandir um negócio, muitas tarefas de administração, contabilidade, design, sistemas, marketing, vendas e suporte – só para mencionar algumas áreas – não precisarão de um funcionário que esteja fisicamente presente.

Boa parte dessas atividades pode ser desenvolvida desde um computador, mesmo estando do outro lado do mundo. Sempre e quando conte-se com uma boa conexão à Internet e grande disposição para a comunicação.

Para realizar outras tarefas, será necessário habilitar algum tipo de software especializado e você também poderá contratar um programador ou desenvolvedor freelancer para esta função. Este investimento permitirá que você continue alavancando seu negócio com um modelo de trabalho remoto.

De fato, segundo o nosso relatório de trabalho remoto e independente, a maioria dos projetos concretado através da Workana pertencem às áreas de Design e Multimédia ou TI e Programação.

Quando você já souber quais colaboradores freelancers serão necessários, comece com esses tipos de perfis e continue crescendo pouco a pouco, até chegar aos perfis operativos e administrativos.

2. Capacite seus novos colaboradores remotos como se fossem presenciais

Ao integrar um novo membro na sua equipe de trabalho, é importante oferecer uma capacitação integral que lhe permita conhecer detalhadamente os objetivos e processos aos quais estará vinculado. Isso é válido para todos os trabalhadores, não importa se eles colaborarão de forma eventual, fixa, remota ou presencial.

Embora tenhamos a tendência de pensar nela como algo opcional, a verdade é que a capacitação oferece muitas vantagens tanta para os empreendedores como para as empresas consolidadas. Por isso, ao contratar um freelancer por primeira vez, dedique um tempo especial para oferecer a introdução apropriada, antes de que ele comece a trabalhar no projeto.

Para realizar uma conferência introdutória com o/a freelancer contrata@, você pode utilizar a ferramenta de videochamadas na Workana. Nela, você poderá explicar com detalhes os pormenores do seu projeto e a filosofia da sua empresa.

Se você pretende contratar um grupo amplo de trabalhadores remotos, também é interessante desenvolver cursos de capacitação online. Assim, você poderá economizar tempo e dinheiro, além de diminuir a curva de aprendizagem e conseguir melhores resultados.

3. Procure freelancers que ofereçam valor agregado

Um dos maiores distintivos dos bons freelancers é que eles sempre se esforçam para dar um “plus” em cada trabalho. São esse tipo de trabalhador que te oferece soluções adicionais, faz um pouco (ou muito) mais do que foi acordado no início do projeto, propõe sugestões oportunas e, geralmente, demonstra um interesse geral no seu crescimento como empresa.

O valor agregado é algo que os trabalhadores remotos vão demonstrando a medida que concretizam projetos. Porém, também é algo que podemos identificar antes mesmo de contratá-los, através dos seus perfis e das qualificações de outros usuários.

A seguir, você confere alguns sinais que te “adiantam” que um freelancer será um grande e versátil elemento para sua empresa:

  • Já trabalhou em projetos bem diferentes dentro da sua área de atuação;
  • Os comentários dos seus clientes indicam que seu trabalho superou as expectativas iniciais;
  • Ao enviar uma proposta, o freelancer te oferece algum benefício adicional;
  • Entre suas habilidades, encontram-se várias que você não precisa neste exato momento, mas que podem ser fundamentais para te ajudar a continuar crescendo no futuro.

4. Fomente uma sensação de comunidade

Não importa se você trabalha com colaboradores presenciais e freelancers, ou comente com freelancers… Em ambos casos, é importante preocupar-se por gerar um sentido de comunidade que os motive a sentir-se comprometidos e ser parte de uma equipe.

De acordo com a empresa Team Bonding, 65% dos empregados remotos jamais participou de uma sessão de team building. Porém, é possível conseguir um bom espírito de comunidade nas equipes a distância organizando dinâmicas, jogos, introduções e espaços colaborativos flexíveis que permitam e fomentem o intercâmbio de brincadeiras, pontos de vista e expressões individuais.

Outra excelente forma de manter sua equipe bem comunicada e comprometida é utilizar aplicativos como Slack ou Workplace do Facebook. Eles funcionam como canais de comunicação instantânea, corredores de escritórios virtuais e rede social. Tudo ao mesmo tempo…

5.Crie um ambiente seguro para a experimentação e a inovação

Geralmente, é muito melhor indicar a um trabalhador remoto qual é a sua meta e quais são os objetivos específicos que ele deve alcançar com seu trabalho, do que indicar exatamente como ele deve fazer seu trabalho, passo a passo.

Talvez, você entenda com muita clareza os processos que seus colaboradores devem seguir. Porém, todos os processos são suscetíveis a melhorias e os freelancers tendem a ser verdadeiros expertos na hora de encontrar formas mais eficientes para alcançar seus objetivos.

Por isso, procure deixar um bom espaço para a criatividade, a experimentação e também para o erro (mas para o erro sem consequências…). Utilize funcionalidades de controle de mudanças, revisões e permissões específicas para que seus colaboradores sintam-se livres para propor novas ideias e sugestões, sem que isso afete sua operação até que você dê sua aprovação.

Por exemplo… WordPress possui uma opção de “enviar para revisão” que te permite revisar qualquer mudança que seus colaboradores tenham realizado antes de atualizá-las.

6.Crie uma boa cultura de feedback

O bom feedback oferece um amplo leque de vantagens… Para começar, permite que você economize consideravelmente seu tempo, seu dinheiro e seus recursos. Além disso, ajuda a manter a motivação e o desempenho de seus colaboradores sempre em um nível ótimo.

Uma boa cultura do feedback se caracteriza por três coisas: o momento, o canal e a forma de dar retroalimentação.

Em relação ao momento: não espere o final do projeto para oferecer uma retroalimentação aos seus colaboradores. É preferível dividir o trabalho em etapas e oferecer um bom feedback ao concluir cada uma delas. Desta maneira, o profissional poderá ir corrigindo o trabalho e melhorando continuamente durante sua execução.

O melhor canal para dar feedback remoto é a videochamada, já que nela existem menos espaços para mal entendidos. E a melhor forma de dar retroalimentação é… Bem, isso é uma verdadeira arte! Por isso, recomendamos que você leia este artigo para conhecer muito mais e aprender sobre como dar um bom feedback.

7. Procure respaldo e garantias

Por último, mas não menos importante… Ao trabalhar com um colaborador ou uma equipe de colaboradores remotos, procure ter sempre o respaldo e a garantia necessária do investimento que você está realizando.

Na Workana, nos comprometemos a que tanto nossos clientes como nossos freelancers sintam-se sempre cômodos e seguros. Ao publicar projetos na nossa plataforma, você ganha a possibilidade de:

  • Encontrar freelancers com experiência comprovada;
  • Revisar a qualificação e os comentários dos clientes que já contrataram um freelancer;
  • Liberar os fundos de um projeto somente quando o trabalho seja concluído de acordo com a negociação e o acordo prévio;
  • Contar com nosso respaldo em caso de uma disputa ou mediação.

Ao trabalhar na nossa plataforma, você terá a certeza não apenas de contratar o melhor talento para sua equipe de colaboradores remotos, mas também de estar protegido em caso de qualquer eventualidade.

Vantagens e desafios de criar uma equipe de trabalho remoto

Entre as inúmeras vantagens que os clientes obtêm ao contratar equipes de freelancers para crescer de forma contínua (e não apenas esporádica) está a flexibilidade numérica, funcional e financeira, que se expressa das seguintes maneiras:

  • Possibilidade de ter acesso a uma fonte escalável de profissionais com distintas habilidades e experiências;
  • Diminuição de custos de arranque e expansão;
  • Eliminação das barreiras convencionais nos processo de contratação.

Porém, integrar uma equipe de trabalho remoto à operação também implica alguns desafios típicos. Muitas empresas conseguiram evitar vários destes desafios ao implementar esse esquema, como por exemplo:

  • Dificuldade de alinhar o trabalho interno com o externo, comunicar-se e criar compromisso;
  • Necessidade de desenvolver soluções para proteger seus investimentos e evitar riscos;
  • Necessidade de criar a infra-estrutura necessária para o trabalho remoto.

Na Workana, consideramos estes desafios e, por isso, nossa plataforma te permite criar projetos de todos os tipos, contratar freelancers qualificados e proteger seus pagamentos, entre outras tantas funcionalidades. Além disso, também pesquisamos e desenvolvemos técnicas para te ajudar a aumentar continuamente a produtividade das suas equipes remotas.

Temos muitos casos de sucesso e o próximo pode ser o seu! Crie seus projetos hoje mesmo e construa seu dream team de freelancers.

Assul

 

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated