Marketing não é realmente sobre marketing

Marketing não é realmente sobre marketing

Sua empresa está usando o marketing que funciona de verdade?

As empresas recorrem a e-mails para conquistar novos clientes. As blogueiras usam o Instagram para aumentar o público e a visibilidade. E assim têm sido os dias atuais, certo? Enquanto você acessa sua caixa de entrada ou navega em suas páginas pessoais, uma enxurrada de anúncios em textos e imagens tomam conta da tela do seu computador ou smartphone.

No entanto, o que a maioria dos anunciantes ainda não aprendeu é que o marketing é mais do que marketing puro e simples. A ideia central, que pouca gente já aprendeu, é que o marketing deve ser sobre fazer amigos. Um segredo que poucas marcas e blogueiros acertam. E aqui na Workana já entendemos que marketing é, acima de tudo, a arte de criar conexões.

Marketing é, antes de tudo, conquista

O site canadense The Party Girl, da blogueira e digital influencer Ashley Mcallister é um bom exemplo de marketing que funciona. A paixão de Ashley por compartilhar experiências deu origem a um blog sobre festas e decoração em geral. A princípio, a ideia era contar para familiares e amigos coisas legais e indicar maneiras de realizar um chá de cozinha ou despedida de solteira de forma divertida e barata, sem ter de comprar milhões de produtos caros para decorar.

A ideia, por trás do blog, era criar uma comunidade onde as pessoas pudessem ver o que as outras pessoas estavam fazendo e saber que não estavam sozinhas. Foi também uma forma de incentivar as pessoas e dizer que era absolutamente OK fazer sua festa de casamento com produtos artesanais, feitos por elas mesmas.

Rapidamente, a comunidade cresceu. Os usuários foram formando laços reais e Ashley resolveu apostar em algo diferente do que a maioria faz hoje em dia: com a lista de amigos crescendo, ela apostou em boas propostas de e-mail marketing.

Por que apostar em e-mail marketing?

É fácil para os seguidores acharem que uma marca ou celebridade é algo distante deles, que pouco se importa ou que não têm tempo para suas dúvidas e preocupações. Mas a verdade é que marcas e (blogueiros em geral) precisam MUITO de seus seguidores.

Mídias sociais têm a ver com conexão com pessoas, mas quando você as usa para construir uma marca ou um negócio, é fácil perder o toque pessoal e a aproximação com os seguidores. É por isso que Ashley resolveu apostar em mensagens de e-mail que fossem pessoais, mostrassem preocupação com o gosto dos seguidores e mostrasse carinho por eles.

Quando o usuário vê sua caixa de e-mails lotada com promoções, boletins informativos ou ofertas, é quase certo de que ele apague tudo sem ler. É por isso que uma mensagem atrativa e cuidados faz TODA a diferença.

É claro que para fazer isso por sua marca, você pode contar com os profissionais de redação e marketing da Workana. O bom escritor vai saber exatamente como produzir o texto ideal para aproximar o leitor de sua marca, sentir-se importante para ela e, consequentemente, fidelizá-lo! Confira aqui os profissionais da Workana que trabalham com redação de conteúdo e marketing

4 dicas para o e-mail marketing perfeito

  1. Visual Certo

Um ótimo visual tem a tendência de motivar a resposta. As pessoas respondem mais e-mails quando vêem algo de que gostam.

  1. Compartilhe algo que as pessoas se importam

É fácil chamar a atenção e criar uma conexão quando você compartilha algo com que as pessoas se importam e gostam.

  1. Frequência baixa

Muitos e-mails se tornam rapidamente algo incômodo. É aí que muitas empresas entendem errado. Eles bombardeiam seus assinantes com e-mails até que alguns deles acessem o botão de cancelamento de assinatura. Mantenha a frequência entre 1 a 2 por mês. Eles podem ir até 3 ou 4, desde que sejam muito bons.

  1. Call to action

É aqui que entra o sentimento de amizade e comunidade. Utilize sempre uma chamada para ação no final do e-mail, pedindo para que o leitor interaja.

Dicas de marketing para pequenas empresas

O lucro líquido do seu negócio pode mudar drasticamente se você seguir a estratégia de marketing correta. Assim como Ashley, que não tinha conhecimento sobre marketing, as startups frequentemente enfrentam o desafio do jeito certo de conquistar um público ou atrair pessoas que compartilham seus pontos de vista. Confira as dicas a seguir:

Concentre-se no benefício, não na comparação

As pessoas querem saber que benefício diferente seu produto ou serviço tem para oferecer. É mais provável que eles se conectem quando você compartilha os benefícios, em vez de gastar uma página inteira comparando seu produto a outros.

Comece a comercializar seus produtos antes mesmo de estar pronto

O objetivo de qualquer marca é vender o produto imediatamente quando estiver pronto. Se ninguém souber sobre o seu produto, como isso será possível? Por isso, você precisa de conhecimento da marca e de uma campanha de marketing prévia, já para conquistar clientes em potencial.

Na plataforma da Workana, você encontra profissionais de marketing da América Latina que podem dar as dicas certas e criar as campanhas perfeitas para apresentar sua marca e medir a experiência dos usuários. De maneira remota – rápida e prática!

Empregar mais do que um único meio de marketing

O crescimento da tecnologia expandiu as opções de marketing disponíveis para as empresas. É bom testar vários canais de marketing para ver o que produz o melhor resultado. O melhor resultado geralmente vem de uma combinação e não de um meio.

A Netflix é um bom exemplo de marca que cresceu utilizando os mais variados canais de comunicação da internet. Além de enviar e-mails com dicas de streaming seguindo o gosto de cada assinante, a marca é conhecida nas redes sociais (todas elas!) por seu bom humor em responder comentários e tratar seus usuários pelo nome. Isso aproxima, diverte e faz com que as pessoas sintam proximidade com o serviço de streaming.

Se você tiver pouco conhecimento sobre como lidar com seus consumidores, é recomendado que contrate um profissional freelancer de conteúdo na Workana, que saiba interagir de forma eficaz através das mídias sociais e crie laços com eles. Esse profissional ficará responsável por essa interação todos os dias, se dedicando a melhores horários de postagens e escrevendo os comentários apropriados para casa usuário.

 

Além disso, é importante que seu site possua uma área específica para esse canal de comunicação. Um bom programador freelancer da Workana pode fazer isso por você! 

Ouça seus clientes

Dê aos seus seguidores uma sensação de que são ouvidos, criando um canal através do qual eles possam se comunicar com você. Ao fornecer um meio de comunicação, você tem a oportunidade de saber o que seus clientes pensam sobre o seu produto – e como torná-lo melhor.

Aqui na Workana, valorizamos muito a comunicação, porque sabemos que os números aumentam e a proximidade com nossos profissionais e clientes também. Além do canal de comunicação direta entre os usuários da plataforma, é possível obter suporte com nossa equipe e enviar mensagens aos profissionais que cuidam dos ‘bastidores’. Isso é primordial para que sua marca alcance o status de que “sabe ouvir” os clientes.

Chame a atenção com brindes

marketing

Essa é provavelmente uma jogada de marketing muito antiga – mas que funciona demais! Se citarmos como exemplo o blog The Party Girl novamente, vemos que, ao entrar no site a primeira vez, o usuário recebe um convite para assinar a newsletter, mas a blogueira torna isso mais interessante ao oferecer um calendário que ela mesma desenhou, e que pode ser usado como papel de parede para smartphones.

A ideia é simples, mas brilhante no sentido de que mostra quão profundamente ela se relaciona com seus leitores.

Viu só? Marketing não é realmente sobre marketing. É sobre construir relações, mostrar que se importa com seus clientes, ter algo a dizer. Sua marca vai obter muito mais sucesso se você contar com os profissionais de marketing da Workana, capazes de transformar sua comunicação com seus clientes e fazer seu negócio decolar! Clique aqui para conhecer a plataforma e criar seu projeto gratuitamente!