O método infalível para ter sucesso ao trabalhar com freelancers

O método infalível para ter sucesso ao trabalhar com freelancers

A Workana já tem um pouco mais de 5 anos e nesse período trabalhamos com centenas de freelancers. No princípio, nós éramos assim como você, não fazíamos ideia por onde começar e também tínhamos vários preconceitos:

  • Como vou saber se a pessoa está trabalhando direito se eu não a estou vendo?
  • Como vou trabalhar bem com alguém que não está ao meu lado?
  • Os freelancers não têm boa fama, pois todos dizem que eles têm um baixo nível de profissionalismo.
  • Por que eu deveria trabalhar com freelancers pela internet se custa o mesmo preço que as agências ou freelancers amigos?

Eu não posso negar, no começo eu também tinha todas essas dúvidas. Mas agora meus pensamentos mudaram completamente. Por quê? Eu tenho um método que não falha e agora eu sei que trabalhar com pessoas remotas é possível e me traz incontáveis benefícios. Mas antes, vamos falar um pouco sobre as suas dúvidas…

Como vou saber se a pessoa está trabalhando se eu não consigo vê-la?

Um possível argumento seria dizer que quando não podemos ver a pessoa trabalhando ou o que ela está fazendo, parece que perdemos o controle da situação. No entanto, hoje em dia, a internet oferece numerosas ferramentas que facilita o trabalho com pessoas que não estão presentes fisicamente. Além do mais, também existem várias maneiras de checar o serviço, mesmo que a pessoa não esteja presente é possível comprovar tudo o que foi feito. Você deve se acostumar a trabalhar com resultados!

Mas claro que se queremos trabalhar com pessoas remotas, também devemos considerar algumas coisas, por exemplo: para se comunicar, temos que utilizar as ferramentas digitais: e-mails, bate-papo, Skype, áudios do WhatsApp ou o que quer que seja, mas que atinja todos os envolvidos e não apenas aqueles que estão no escritório.

A Workana disponibiliza uma ferramenta especial que pode controlar o trabalho dos freelancers acompanhando todas as horas trabalhadas através da captura de tela. Descubra tudo aqui!

Como posso compartilhar informações importantes do meu negócio com alguém que não está do meu lado?

Outro argumento comum é a falta de confiança. Uma vez me perguntaram: “Como eu vou dar acesso aos meus processadores de pagamento para uma pessoa remota?” – Entendo, mas você também não deveria passar essas informações para alguém que acabou de entrar na sua empresa, mesmo que ela esteja ali do seu lado, pois isso não quer dizer que ela não te roubará. A confiança é adquirida ao longo do tempo! Hoje nós temos 3 pessoas trabalhando em casa e com total acesso aos nossos processadores de pagamento, não foi algo de um dia para outro, mas aconteceu. Nós também checamos semanalmente e mensalmente o trabalho delas, o que nos dá mais tranquilidade.

É mais complicado confiar em alguém remoto, mas hoje é muito barato implementar um sistema de controle para qualquer tipo de trabalho. Para a nossa equipe de suporte, implementamos relatórios de resultados mensais. Atualmente, a equipe é muito independente e controlada pela qualidade das suas comunicações, mas quando entra uma nova pessoa no grupo, ela recebe um feedback semanal sobre o trabalho que está desempenhando até que esteja pronta assim como seus colegas.

Do agente de suporte, nós sabemos:

  • Quantidade de e-mails que respondeu
  • Tempo real e médio de quanto levou para responder cada e-mail
  • Tipos de casos que atendeu
  • Satisfação média do cliente e feedbacks
  • Quantidade de ligações atendidas, gravações e tempo de duração
  • Quantidade de chats respondidos, tempo, diálogo com o usuário e satisfação do mesmo após finalização do atendimento.
  • Horas trabalhadas reportadas, horários e capturas da tela do trabalho realizado.

Hoje esses dados são padrão e estão disponíveis em quase todos os sistemas online para suporte ao cliente. Isso pode ser visto em outros tipos de trabalhos que também podem ser feitos remotamente. A melhor coisa é que, depois que existe confiança, já não é necessário quase nunca revisar todos esses sistemas por agente. Nós apenas os utilizamos quando há um problema, mas normalmente vemos apenas os números gerais.

Os freelancers não têm uma boa fama, pois todos me dizem que eles têm um baixo nível de profissionalismo

Desde que começamos com a Workana, detectamos essa percepção negativa em algumas ocasiões sobre os profissionais freelance. Ao longo do tempo percebemos que, como em todo o mercado, existe de tudo. No nosso caso, muitas pessoas estão entrando no mercado freelance e, claro, há muitos novos freelancers que precisam de mais educação sobre como lidar com os clientes, mas claramente a decisão final sobre com quem trabalhar é de quem contrata. E se você optar por trabalhar com um freelancer muito novo e com pouca experiência em sua área, talvez possa ter algum tipo de contratempo.

Na Workana, temos mais de 15.000 freelancers que realizaram mais de 100 tipos de trabalhos na plataforma com resultados acima de 99%. Quando você trabalha com freelancers ou agências offline na Workana ou plataformas similares, existe um sistema de qualificação com um histórico que permite conhecer a reputação completa do freelancer a ser contratado. Você também tem a garantia do dinheiro depositado, algo que você não tem quando não trabalha com plataformas como a nossa.

Se você precisa contratar profissionais especialistas e quer contar com a segurança e garantia do pagamento na hora da contratação, saiba mais aqui.

Por que trabalhar com freelancers pela internet se custa o mesmo preço que as agências ou freelancers amigos?

As diferenças de custo entre os freelancers através das plataformas na internet ou offline são quase nulas. Existem diferenças de custos reais entre as agências e freelancers. Isso ocorre porque muitas agências, mesmo que não lhe digam, subcontratam freelancers e acabam pagando um extra, que geralmente é entre 40% e 100% do custo do profissional que faz o trabalho.

Quanto às diferenças de custo entre trabalhar com freelancers offline e através das plataformas, dizemos que tende a ser nula. Isso ocorre porque não há apenas o custo do trabalho freelancer, há outros custos ocultos:

  • custo do trabalho. Este é o custo mais visível. É quanto o freelancer disse que custa o seu trabalho.
  • Custo do adiantamento ao freelancer. Normalmente, trabalhando offline, você terá que adiantar o dinheiro para que ele comece a trabalhar, entre 30% e 50% do valor total.
  • Risco de não trabalhar com garantia sobre os fundos. O valor que você pagou dificilmente poderá ser recuperado caso o trabalho não seja entregue.

Existe também um custo associado à proximidade. É muito pouco provável que o freelancer que mora na mesma cidade que você seja a melhor opção para realizar o seu projeto.

Como escolher o melhor freelancer e não se equivocar

Já faz 5 anos que trabalho com freelancers nos meus projetos pessoais aqui na Workana e nunca me equivoquei nas minhas escolhas. Talvez o resultado do trabalho tenha sido um pouco melhor em algumas situações, mas sempre consegui o que queria. Com o passar do tempo, aprendi muitas coisas ao trabalhar com os diferentes tipos de profissionais na plataforma. Aqui estão algumas dessas lições:

  1. Se você é novo trabalhando com pessoas remotas e freelancers, escolha profissionais experientes.
  2. Sempre, sempre, sempre mantenha constante contato com o freelancer e exija o mesmo dele.
  3. Antes de começar, verifique o máximo que puder sobre o freelancer. Ter projetos similares realizados na Workana é uma grande vantagem.
  4. Forneça especificações bem completas que contenha tudo o que você precisa. Se precisa de ajuda para obtê-las, peça ao freelancer antes de começar a trabalhar. Você economizará futuras dores de cabeça.
  5. Ter datas acordadas e um cronograma para acompanhar em conjunto.
  6. Sejam sempre cordiais um com o outro, não ajuda em nada ser mal educado com os demais.

Se você seguir estes seis passos básicos, é muito provável que o seu projeto será um sucesso e com certeza, você iniciará um caminho do qual não vai querer mais voltar. Depois de tudo que eu lhe disse, por que continuar duvidando?

Tente publicar um projeto e comece a realizar os seus objetivos! Seja lá o que for, algo pequeno para começar. É grátis e sem compromisso.

Abraços!