Equipe Freela: Quer ter sucesso em seu negócio? Aprenda a trabalhar em equipe!

Equipe Freela: Quer ter sucesso em seu negócio? Aprenda a trabalhar em equipe!

É cada vez mais comum deixar para trás o trabalho de equipe em um escritório para passar a trabalhar no conforto de casa. Mas, o importante não é onde você está trabalhando, mas sim estar trabalhando em equipe, para assim oferecer um produto ou serviço de qualidade. Este deveria ser o passo principal para qualquer empreendedor.

Qualquer projeto que pretendemos levar adiante, em diversas áreas de negócio, vai requerer de inúmeras habilidades e conhecimentos para desenvolvê-lo de maneira bem sucedida. A melhor forma de ter todas as habilidades para começar um empreendimento, é montar uma boa equipe de pessoas para trabalharem juntas.

Compartilhamos a definição de Eduardo Surdo: uma equipe de trabalho é um conjunto de pessoas comprometidas com uma finalidade comum que só pode ser conseguida por um trabalho complementar e interdependente de seus integrantes.

Alguns dos valores principais para este modelo de trabalho participativo são: a confiança nos companheiros, a comunicação fluída, o respeito pelo outro, o apoio entre os integrantes, solidariedade e colaboração.

Assim, o modelo ideal de trabalho em equipe mantém estes alinhamentos:

  •      Privilegia a interdependência ativa e responsável de seus participantes.
  •   Compartilha e assume a missão da equipe como a mesma razão de sua existência.
  •   Planeja as tarefas de cada integrante para conseguir os objetivos propostos.
  •    Executa as tarefas dadas e avalia os resultados obtidos.
  •    Reflete sobre os processos que leva adiante, permitindo uma aprendizagem constante.

É certo que um modelo de trabalho em equipe como o descrito pode significar vários benefícios para encarar um projeto, mas também tem duas dificuldades.

Uma das questões mais difíceis se apresenta logo no início: formar a equipe adequada de trabalho. Isto não é simples e implica um processo de seleção de pessoas que formarão a equipe. Depois, com a equipe já formada, haverá movimentos constantes e mudanças que irão moldando e afiançando a equipe de trabalho.

Outras dificuldades podem se apresentar com o avanço de um projeto em diversos aspectos. Podem surgir inconvenientes na comunicação entre os integrantes, as tarefas e funções de cada integrante podem não estar suficientemente claras, podem surgir problemas de concorrência interna, enfim… e esses são apenas alguns problemas…

Todos estes possíveis obstáculos devem ser atravessados pela equipe, e derivam do principal obstáculo a superar: a gestão e resolução de conflitos internos do grupo.

A vida de uma equipe de trabalho e os resultados obtidos estarão em grande medida atados à capacidade que tenham, como grupo, de resolver os conflitos que surjam, seja de comunicação, de funções, de tarefas, etc.

Por tudo isso, é muito importante planejar, em todos os aspectos, desde como será formada a equipe de trabalho, as tarefas a desenvolver e os objetivos a alcançar, até a avaliação dos resultados posteriores e sua consequente retroalimentação.

Para concluir, o trabalho em equipe pode te ajudar a alcançar resultados de grande qualidade e com muita criatividade, mas alcançar esta sinergia implica muito trabalho e compromisso de todos os integrantes da equipe que, unidos por um objetivo em comum, podem conseguir juntos muito mais do que a soma individual das partes.

Esteban Carranza, Psicólogo Organizacional, Workana.

Anime-se a começar o seu negócio criando um projeto na Workana,  seja com a ajuda de outros freelancers experts em diferentes áreas ou também lançando-se como profissional independente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *