Como transformar a sua ideia em um negócio de alto impacto

Você já se decidiu a deixar de sonhar e começar a “fazer”. Perfeito! É a melhor decisão que você pode tomar na sua vida para conseguir a mudança que deseja. Empreender é o caminho ideal para deixar de ter chefes, administrar os seus próprios horários e ganhar tanto dinheiro quanto quiser.

Você é consciente de que empreender é uma aventura que vale a pena viver. Não é algo a se fazer “com o pé nas costas”, mas é possível alcançar o êxito seguindo certas regras. Nós seguimos essas regras na Workana e funcionou muito bem. Tivemos nossos altos e baixos até nos estabelecermos, mas como as bases eram sólidas conseguimos passar pelos desafios que enfrentamos.

Para que você possa economizar tempo, dinheiro e dores de cabeça, preparamos este guia no qual te ensinamos o que precisa fazer, passo a passo, para transformar a sua ideia de negócio em uma startup de alto potencial.

O Guia que criamos com base em tudo o que aprendemos nestes anos. Na Workana, começamos há pouco mais de 5 anos, éramos 4 amigos com uma boa ideia e muita vontade de trabalhar e fazer coisas. Nos lançamos nessa aventura, nos jogamos com tudo…

Acertamos e erramos, como era de se esperar, mas sempre buscamos a melhor forma de superar as adversidades (e continuamos melhorando). Trabalhamos muito, tomamos boas decisões estratégicas e sim, também tivemos um pouco de sorte, e assim nos tornamos a plataforma nº1 de contratação de freelancers na América Latina. (Você pode descobrir mais sobre o que fazemos na Workana clicando aqui).

Se você quer ter o seu próprio empreendimento de sucesso, recomendo que siga estes conselhos, um por um:

Comece agora mesmo, mas antes…

Rápido, pense em alguma empresa bem sucedida, qualquer uma que venha em sua mente! Apple, Uber, Airbnb, Facebook…  qualquer startup ou unicórnio em que você tenha pensado, o mais provável é que tenha começado com um plano de negócios traçado. Esse plano pode mudar, mas se você o traça bem desde o começo terá muito mais chances de se dar bem.

Não é preciso um plano super profissional elaborado por um Administrador de Empresas. Mas, é necessário ter claro as questões gerais que vão guiá-lo: o que irá fazer, como, com quem, para quais clientes irá apontar, em qual mercado irá atuar, quanto dinheiro precisará para começar, quem é a sua concorrência, etc.

Sabemos que fazer um plano de negócio não é a coisa mais divertida do mundo. Mas, asseguro a você que fixar as suas ideias por escrito irá ajudar a ver o caminho mais claramente, assim como também servirá para detectar erros e acertos desde cedo e, caso necessário, recalcular o rumo a tempo.

Na Workana, começamos com uma ideia: oferecer um ponto de encontro entre profissionais freelance e clientes que precisarão contratá-los.

Fizemos uma investigação e observamos que o mercado estava em pleno crescimento (e continua assim, cada dia mais), ou seja, havia clientes e potenciais usuários.

E também observamos que haviam plataformas similares, mas focadas em outros continentes, por isso tínhamos uma brecha para nos estabelecermos (como fizemos).

Com isto pronto, juntamos os 4 sócios fundadores e começamos a delinear e desenvolver a plataforma e como iríamos nos mover. Desde o primeiro dia, nos propomos a maximizar o uso do tempo e economizar em custos desnecessários, e foi assim que começamos a terceirizar grande parte do trabalho através de freelancers, até poder começar a contratar funcionários fixos. Se você já definiu este tipo de questões, será muito mais fácil avançar.

Crie um logotipo que te represente

Se você é empreendedor é porque sonha grande. Imagine que o logotipo do seu negócio estará em cartazes na rua, no metrô, em publicidades e páginas de jornal, na TV, e por que não, no cinema. Se você se propõe chegar a este nível de exposição, precisará de um logotipo incrível. Um que te represente.

Ter um bom logotipo é fundamental para causar uma boa impressão desde os primeiros passos do seu negócio e começar a captar os primeiros clientes.

Na Workana, tivemos tudo isso bem claro desde o primeiro dia. Criamos um logotipo em forma de letra O com várias cores. Representa que, entre várias opções, podemos fazer mais, e que podemos nos apoiar em outros para continuar crescendo e avançando. Aqui abaixo você pode vê-lo:

Poner logo de Workana + slogan

Para criar um logotipo de sucesso você poderá precisar de um pouco de inspiração. É bom que você olhe logotipos de empresas que admira.

Depois, o melhor que você pode fazer (em vez de criá-lo você mesmo) é encarregá-lo a um designer. É caro? Não. Os preços variam, mas você já pode encontrar trabalhos de design por 100 reais. E, além de ser acessível, é o melhor investimento que você fará nos primeiros dias da sua startup.

Para agilizar e economizar, em vez de buscar uma agência, a opção mais inteligente é contratar um designer freelance que se adapte ao seu orçamento. Um que entenda as novas tendências de design e seja capaz de transmitir o que você deseja através do seu logotipo.

Você pode usar a Workana para encontrar designers freelance e começar a trabalhar com eles. Usar a plataforma é grátis. Você só paga depois que o freelancer realiza o trabalho e você aprova, satisfeito com o resultado.

E, claro, quanto mais claro você tiver e melhor explicar o que deseja, mais chances terá de que o design fique exatamente do jeito que quer.

Nesta imagem você pode ver um exemplo de como se solicita um logotipo a um designer freelance na Workana:

Conte a sua história e conecte-se

Bom, você já tem o seu logotipo pronto. Como está disposto a continuar adiante com o seu negócio, vamos explicar qual é o próximo passo. O que você terá que fazer agora é escolher um slogan para complementar o seu logo, dando forma à sua marca.

Na Workana, temos o slogan “Em que está trabalhando”. Expressa o nosso compromisso em apoiar a revolução que está acontecendo no mundo do trabalho atualmente, onde as pessoas estão buscando mais flexibilidade, rapidez e possibilidades.

Esta é uma parte fundamental para ir levando as coisas bem a sério e pensá-las a longo prazo e com possibilidade de crescimento.

E o slogan não só vai dar mais pistas sobre o que o seu empreendimento faz, mas também dará algo muito importante: conectará você aos seus clientes.

Na Workana, você também pode contratar freelancers de Marketing e Publicidade para que te ajudem com isto. Você pode entrar em contato com eles clicando aqui.

Todo negócio precisa de um site

A Internet chega a 90% da humanidade, se você quer ser conhecido precisará estar online.

Por sua vez, o comércio eletrônico move cada vez mais dinheiro. Na Argentina, já move mais de 100.000 milhões de pesos ao ano, então já se nota que não é uma má ideia pensar no e-commerce. Hoje em dia, todo produto ou serviço pode ser vendido online.

Do que você precisará para ter o seu site funcionando?

Em primeiro lugar, comprar um domínio. É provável que o domínio www.amelhormarca.com já esteja comprado. Mas, com um pouco de paciência e criatividade, você encontrará um domínio adequado a um preço baixo. Hoje em dia, você pode conseguir domínios a partir de 10 dólares ao ano.

Em segundo lugar, você precisará de um site que seja ideal para o seu negócio. Isso quer dizer que precisa de um bom design, que seja agradável de se navegar e que tenha usabilidade de acordo com o seu negócio.

Ao pensar no estilo da página, pense que será a forma com a qual você mostrará o seu negócio ao público.

Novamente, aqui será mais conveniente contratar um programador/designer freelance em vez de ir a uma agência.

Pode ser que você pense que ter um site é caro. Na Workana, você pode encontrar freelancers que criem sites a partir de 350,00 reais. Um pouco mais do que custa um ingresso para um show, por exemplo.

Abaixo deixo uma captura de tela da nossa Store para que você tenha uma ideia mais clara dos preços que são oferecidos no mercado por um site. Clicando aqui você pode conhecer a Workana Store.

Um grande dado a levar em conta é que 80% dos usuários da Internet navegam através de um celular. Portanto, na hora de criar o seu site, peça ao designer que o faça funcionar bem em smartphones.

Outra opção interessante é o design de um app para o seu negócio. Há apps para todo tipo de projetos e a programação de app é cada vez mais rápida e acessível. Novamente, convém considerar um programador freelancer antes de ir a uma agência. Assim, você irá agilizar tempo e economizar em custos.

Preste atenção às redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta de comunicação, marketing e vendas que você tem a mão e podem ajudar a escalar o seu negócio a um custo baixo.

Há companhias que estão fazendo um grande trabalho nas redes sociais. Investigue um pouco e veja o que as startups que você mais gosta estão fazendo, e pense como você teria que encarar de acordo com a sua estratégia de crescimento.

Ter uma base de seguidores nas redes sociais em constante crescimento vai ajudar muito a prosperar com seus produtos ou serviços.

O erro que muitos empreendedores cometem é subestimar as redes sociais e pensar que é muito simples usá-las bem. Consequentemente, nunca conseguem os resultados esperados.

O que você pode fazer para economizar dinheiro e ter um grande impacto é encontrar um community manager freelance na Workana. Ele irá ajudar a definir a sua estratégia nas redes sociais, e irá trabalhar por horas ou por um número x de publicações por mês, por isso sairá muito rentável somá-lo à sua equipe desde o começo.

Monte uma equipe efetiva… presencial ou remota

Não importa se você começa sozinho ou com amigos/sócios, é raro que possam realizar todas as atividades necessárias para crescer. Quando precisar de trabalhos pontuais (como site, artigos para blog, redes sociais, etc), em vez de contratar um funcionário ou incomodar amigos ou familiares (aos quais depois você irá dever favores), escolha contratar um freelancer.

O trabalho freelance cresce a passos gigantes, você pode encontrar um freelancer que cubra praticamente qualquer posto. Cada vez que você precisar de algo, poderá criar um projeto e publicá-lo na Workana. Em seguida, os freelancers interessados vão começar a enviar mensagens e orçamentos.

Você poderá perguntar tudo o que quiser, ver seus portfólios, ler comentários de outros clientes com os quais trabalharam, e irá pagar apenas quando estiver satisfeito com o trabalho entregue.

O mundo está em constante movimento. Para se adaptar e poder empreender sem um grande investimento, considere seriamente ter uma equipe remota ajude você a alcançar o sucesso.

E por último, lembre-se que você não está sozinho

Um último conselho que podemos dar a você é que aceite a ajuda de mentores ou pessoas com mais experiência que tenham passado por situações similares. Escute as suas experiências, aprenda com seus erros e acertos. Fazer isso o ajudará a ter êxito mais rápido e com menos dor de cabeça.

Para contribuir com o nosso grão de areia, na Workana iremos escrever para você via e-mail explicando como pode encurtar o caminho e alcançar os seus objetivos mais rapidamente. Daremos ferramentas que servirão em sua faceta de empreendedor, tanto em aspectos puramente empresariais quanto pessoais.

Desejamos muita sorte transformando a sua ideia em um negócio de alto impacto. Se seguir este plano de ação, não irá falhar.

Boa sorte!

PS. Para conhecer mais sobre a Workana e começar a empreender com esta plataforma, clique aqui para testá-la grátis.



Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado