Twitter para posicionamento de freelancers

Twitter para posicionamento de freelancers

Hoje em dia, muito se fala sobre o posicionamento web (SEO) e os benefícios que traz para as empresas e profissionais, mas como se aproximar disso sem ser um especialista em Marketing digital? Neste post listamos algumas #DicasFreela para que você crie uma conta profissional no Twitter e possa tornar o seu trabalho conhecido e gerenciar possíveis conexões com clientes e colegas

twitter para posicionamiento de freelancers 1

Antes de mais nada, você precisar criar uma conta no Twitter. Levando em conta que o foco é dar a conhecer o seu trabalho como profissional, complete o seu perfil com todas as informações relevantes sobre o que faz e o que busca:

  • Informe o seu nome real ou o da sua empresa e crie um nome de usuário que indique o que você faz ou quem você é, por exemplo: Nome da conta: Juan Perez. Nome de usuário:  @juanperz / @designdojuan / @criandoseusite
  • Selecione uma foto de perfil e outra de capa, que sejam profissionais. Pode ser o logo da sua empresa ou uma foto sua. No caso da foto de capa, você poderia pensar também em adicionar alguma informação sobre o seu trabalho.
  • Adicionar a sua biografia e link para a sua página ou portfólio.
  • Não se esqueça de adicionar a sua localização para que as pessoas próximas possam te encontrar mais facilmente. Veja como nós fizemos no perfil da Workana no Twitter

twitter para posicionamiento de freelancers 2

Uma vez criado o perfil, investigue um pouco sobre empresas ou profissionais da sua área, veja quem eles seguem, como se comunicam com os seus seguidores, quais hashtags utilizam e como focam as suas publicações.

Com esta informação você poderá escolher quais contas seguir e diagramar uma estratégia para as suas publicações (é recomendável criar várias publicações antes de começar para ter uma variedade de conteúdos preparados para os seus primeiros passos). Por exemplo, com o Twitter você pode participar de conversas interativas do seu interesse e se juntar aos concursos da Workana por contas Premium

Tome estas #DicasFreela como guia:

  • Alterne os tipos de posts: é importante não ser um spammer, crie conteúdos interessantes e variados para não entediar a sua audiência.
  • Compartilhe os seus casos de êxito – mostre os seus trabalhos
  • Publique ideias e sugestões para os seus possíveis clientes
  • Crie enquetes ou debates (é uma boa maneira de criar contato direto com os seus seguidores)
  • Compartilhe informações e novidades da área que sejam úteis para os outros profissionais
  • Agradeça sempre as menções, retweets e os comentários. Também compartilhe conteúdos de outros usuários. Isto gera engagement com os seus seguidores.
  • Utilize CTA (Call To Action): seja claro em suas mensagens quando quiser conseguir algo, por exemplo: “visite o meu blog”, “inscreva-se em meu webinar”, “peça informações hoje”, etc.
  • Seja constante em suas publicações, manter uma atividade fluída te ajudará a estar sempre conectado e ativo no mundo o Twitter.

twitter para posicionamiento de freelancers 3

É indispensável que todo o conteúdo que compartilhamos seja de uma fonte verificada e que conte com o nosso selo pessoal.

Dá no mesmo se é um conteúdo seu ou de outro usuário, sempre tente incluir algum texto ou comentário que agregue valor ao que você está compartilhando. Procure também que o conteúdo seja relacionado com a sua área de atuação e que contenha hashtags populares que te ajudem a tornar as suas publicações “visíveis” (Por exemplo: #trabalhoremoto / #freelancing – Quando os usuários fizerem uma busca sobre estes temas poderão ser direcionados para o seu tweet). Uma vez que consiga se posicionar e ser muito popular, talvez o Twitter considere te dar algum benefício extra.

O Twitter oferece diversos benefícios e te ajuda a se posicionar como profissional: é uma rede social gratuita, dinâmica e fácil de usar, que te mantém informado e em contato direto com profissionais e empresas da sua área.

Coloque em prática estas dicas e seja assessorado pelos freelancers experts em Redes Sociais para potencializar o seu crescimento e iniciar a sua estratégia de marketing pessoal! O mundo te espera!

Se você gosta das redes sociais, também recomendamos que leia este blogpost sobre o Snapchat.

Pâmela Miranda é Account Manager do Workana Partners, você pode conhecer o seu perfil aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *