Uma auditoria no seu site pode transformar visitantes em clientes

Ter um site ótimo é chave para conseguir mais clientes e fazer mais vendas. Por isso, uma auditoria na sua página permitirá que esta seja uma ferramenta comercial muito mais eficiente.

A auditoria é uma revisão, verificação e otimização do seu site. E significa uma ação completamente necessária que você precisa fazer se realmente quer levar seu negócio ou sua empresa ao próximo nível.

O site transformou-se em uma central de comercialização dos seus produtos ou serviços. E se ele não se desempenha bem nesta função, provavelmente, você perderá vendas.

As estatísticas demonstram que 84% das pessoas recorrem aos buscadores online antes de decidir comprar.

Uma auditoria na sua página web permitirá melhorá-la para  não perder mais vendas

Já é um fato: os visitantes chegam ao seu site buscando informação precisa e concreta. Se a navegabilidade não é simples e eles não encontram a simples vista os dados que procuram, decidirão abandonar a página.

Uma correta e efetiva auditoria do seu site verificará se os visitantes conseguem, em apenas alguns segundos, descobrir como a sua empresa (seu produto ou seu serviço) podem ajudá-los. E se não conseguem, provavelmente, seguirão seu caminho sem se deter e tomar um tempo especial para conferir as páginas seguintes.

Podemos dizer que, ao mostrar seu site, você tem a possibilidade de impactar seus visitantes de tal forma que será possível transformá-los em clientes.

Lembre-se das palavras de Oscar Wilde: “Nunca há uma segunda chance para uma primeira impressão.

Agora, veja este exemplo:

Só de dar uma olhada na página da Workana você já sabe onde tem que ir para encontrar justamente o que está buscando.

Os 3 pontos de uma auditoria efetiva que indicam que seu site está pronto para ganhar mais cliente

Considere que, apesar das conversões que você já consegue com sua página web, sempre é possível (e recomendável) melhorar. E contar com a orientação de um especialista para realizar uma auditoria do seu site te permitirá analisá-lo mais profundamente e avaliar o que pode ser feito para melhorar seus resultados.

Os três pontos a melhorar e nos quais você deveria focar para conseguir ter um site 100% efetivo são:

  • Usabilidade da sua página web: com isso, nos referimos à facilidade com a qual seus usuários navegam no seu site.
  • Otimização: procura-se identificar os elementos que os buscadores utilizam para o posicionamento online.
  • Segurança: uma auditoria identificará as debilidades e vulnerabilidades de segurança que dariam aos hackers a possibilidade de prejudicar sua página.

Como podemos perceber, é essencial realizar auditorias no seu site com certa frequência, pois isto te permitirá conquistar mais clientes.  E nada melhor que confiar este processo de investigação a profissionais experientes e talentosos. Clicando aqui, você pode encontrá-los em apenas um passo.

Descubra os 6 passos práticos que um auditor web revisará no seu site para otimizá-lo ao máximo

Passo 1: Rastreará o tráfego da sua página

Um auditor web freelancer começará por observar os resultados de análise do seu site. Se você ainda não tem instalada a ferramenta para realizar um diagnóstico completo da sua página web, basta clicar aqui para encontrar profissionais que podem te ajudar a configurá-la.

Caso você prefira fazer este trabalho por sua própria conta, pode visitar o Google Analytics. Este recurso gratuito permite rastrear o tráfego do seu site.

Os dados proporcionados pelo Google podem te oferecer informações sobre o que seus visitantes fazem quando chegam ao seu site. Por exemplo: de onde procedem e quanto tempo permanecem em cada página. Também podem indicar quais palavras ou frases os usuários buscam com maior frequência, assim como sua informação básica.

Passo 2: Medirá a taxa de rejeição do seu site

Uma das estatísticas que um auditor web verá primeiro será a taxa de rejeição da sua página web. Ou seja: a porcentagem das pessoas que chegaram ao seu site e se foram sem fazer outro clique.

Quanto menor seja sua taxa de rejeição, mais efetiva será sua página para comunicar o que você tem para oferecer àqueles que buscam esse produto ou serviço.

Para ter uma imagem mais clara, pense na taxa de rejeição na realidade de uma loja física. Seria a porcentagem de pessoas que passam pela porta do negócio, param na entrada e dão meia volta, sem olhar qualquer mercadoria.

Existe uma ampla gama de taxas de rejeição aceitáveis de acordo com a indústria e a oferta. Porém, se ela é superior a 55%, sua página tem um rendimento inferior à média.

Ao realizar uma auditoria do seu site com um especialista, você poderá obter essa informação e descobrir se sua página está funcionando. E este diagnóstico será essencial para saber onde é preciso melhorar.

Passo 3: Calcular o número de visitantes

Outro indicador do rendimento de uma página web é a quantidade de visitantes que ela consegue atrair.

Se você não tem muitas visitas, um auditor poderá te sugerir consultar um especialista em SEO para ajudá-lo a melhorar sua visibilidade.

Um especialista em SEO pode te ajudar a determinar os termos de busca que seriam mais efetivos para o seu negócio. Também poderá garantir que seu site esteja configurado para comunicar estes termos aos motores de busca de forma eficaz.

Passo 4: Analisará como as pessoas respondem ao seu site

Os testes de usuário são um método relativamente rentável que os auditores utilizam frequentemente para obter mais informação sobre por que as pessoas não permanecem mais tempo na sua página ou não realizam uma compra.

Para “testar seu site”, você pode contratar alguns profissionais independentes (de preferência, que estejam dentro do seu público-alvo) para um projeto de experiência do usuário. Os participantes recebem instruções de visitar sua página e registrar suas primeiras impressões em uma planilha e em um gravador de voz.

Ao constatar as gravações, você recolherá conhecimentos únicos sobre a primeira impressão que seu site provoca nos usuários. E isso te permitirá descobrir quais aspectos poderiam parecer confusos para um usuário e aprender o que poderia ser otimizado para melhorar o rendimento da sua página.

Passo 5: Dará uma olhada no design do seu site.

 Muitas vezes, os problemas dos sites se reduzem a um design deficiente, o qual pode se traduzir em uma experiência de usuário também deficiente.

E lembre-se que…

…se os visitantes não podem navegar facilmente dentro do seu site e encontrar rapidamente o que estão buscando, provavelmente, se darão por vencidos e passarão à próxima página que aparece na página de resultados do Google.

Portanto…

… se o design do seu site não está otimizado para que as pessoas realizem a ação que você espera, seus resultados sonhados não se tornarão realidade. Seu site deve mostrar com clareza e simplicidade os passos a seguir para que os usuários compreendam onde devem clicar para encontrar o que procuram.

Na Workana, damos especial atenção à experiência dos nossos usuários. Por isso, mostramos como podem conseguir aquilo que precisam em apenas 4 passos simples.


Os elementos fundamentais do design (cor, imagens e clareza do site) desempenham um papel crucial na experiência do usuário. Por exemplo: a localização e a cor das call-to-actions (chamadas à ação) podem ter um efeito sobre quantas pessoas optarão por clicar onde você deseja que cliquem.

Um auditor de páginas web pode te oferecer uma boa ideia sobre que tipo de mudanças seu site precisa. Porem, se você quer garantir os melhores resultados, o ideal é contratar um designer especialista para melhorar a experiência de seus usuários.

Passo 6: Revisará o conteúdo da sua página web

 A redação do conteúdo (o copy) é crucial para que seu site cumpra seu objetivo e consiga atrair novos clientes. Por isso, você deveria fazer periodicamente uma auditoria na sua página com um especialista nesta área.

Por que é preciso revisar o texto ou conteúdo do seu site?

Simples: você pode ter o melhor design do mundo na sua página, com todos os elementos no seu devido lugar. Porém, se a sua mensagem não está clara, todo esse trabalho duro terá sido em vão.

Se o auditor descobre que o problema principal está em como comunica sua oferta, contar com um redator profissional para melhorar seu copy ou conteúdo web e criar calls-to-action apropriadas pode marcar toda a diferença!

Quer atrair mais visitas ao seu site e transformá-los em clientes?

Workana é a maior plataforma de busca e contratação de freelancers na América Latina. Aqui, você encontrará os melhores profissionais independentes em diversas áreas de atuação e categorias.

Se você tem uma empresa ou um negócio e está procurando colaboradores que podem te ajudar a transformar seus sonhos em realidade…  

…vale a pena considerar fazer um clique aqui. Você poderá encontrar tudo o que necessita para melhorar o rendimento do seu site!

 

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado