Usando o AdWords para gerar visitas para o seu site

Usando o AdWords para gerar visitas para o seu site

O seu site está pronto. Agora… como fazer com que os seus clientes em potencial cheguem até ele?

Boca a boca via e-mail e redes sociais

O primeiro lugar por onde alguém começa a difusão é através dos amigos e da família. Publicar o seu site em seu perfil do Facebook, twitá-lo, enviar um e-mail para todos os seus conhecidos… são excelentes formas de dar os primeiros passos, já que algumas visitas serão geradas para o seu site gratuitamente, e você receberá opiniões sobre ele: se é fácil de navegar, se há coisas que não funcionam, e inclusive você poderá ganhar alguns clientes. Família e amigos, por sua vez, são muito propensos a difundir estas coisas entre os seus conhecidos, então você poderá alcançar rapidamente algumas dezenas de pessoas somente com este recurso.

Entretanto, há um limite para isto. O mundo de pessoas que nos rodeia é finito e, provavelmente, escasso para o dimensionamento que você quer dar para o seu negócio. É neste momento que você deve pensar em uma estratégia com maior potencial.

Como o Google AdWords pode te ajudar

A ferramenta de publicidade do Google te permite alcançar diversos públicos de maneira rápida e eficiente. Como se fosse pouco, ainda conta com um modelo de satisfação de demanda: ele mostrará anúncios somente para aquelas pessoas que estão interessadas em seu produto, e só quando estiverem pensando em seu produto. Difícil conseguir maior precisão com qualquer outro modelo de publicidade.

Exemplo:

ad-01

Esta particularidade se dá graças ao fato de que o AdWords pode fazer publicidade no buscador do Google. Então, se o seu negócio vende, por exemplo, sapatos de mulheres, você pode configurar a sua campanha para mostrar anúncios quando alguém busca “sapatos de mulheres” no Google. É assim que você consegue chegar ao seu público só quando ele está pensando em seu produto, o que costuma funcionar muito melhor do que mostrar o seu produto quando ele está pensando em outra coisa.

É realmente tão fácil?

Na teoria é fácil. Mas, a verdade é que fazer publicidade no Google AdWords não é tão simples assim: existem inúmeros fatores que fazem com que montar e otimizar campanhas no AdWords seja mais complexo do que simplesmente definir um anúncio e uma busca. Por exemplo, o que acontece se um anúncio gera mais cliques do que outro? Poderia fazer com que a página do meu site na qual chegam as visitas gere mais vendas? O que acontece se a quantidade de visitas que eu recebo com a busca “sapatos de mulher” não for suficiente e eu tiver que pensar em mais buscas? O que acontece se alguém busca “sapatos de mulher usados”?

São só algumas das questões a resolver, e a realidade é que o tema pode se tornar muito mais complexo rapidamente.

Algumas ideias para começar

Uma vez que a sua conta no AdWords for gerada, você deveria:

1) Assegurar-se de que o seu site seja fácil e rápido de se navegar. O ideal é que também seja navegável através de dispositivos móveis, porque hoje em dia o uso destes dispositivos é cada vez mais significativo.

2) Definir os produtos ou serviços que você quer promover e qual é a página do seu site onde eles são descritos. Cada um deveria estar em uma campanha separada (os critérios para a estrutura de uma conta do AdWords variam muito entre os especialistas, de todas as formas).

3) Gerar uma lista de dez ou vinte buscas possíveis com as quais alguém poderia buscar o seu serviço no Google. Depois, agrupe as palavras-chave similares em grupos de anúncios. Voltando ao exemplo do negócio de sapatos, palavras-chave como “comprar sapatos de mulher” deveriam ir em um grupo de anúncios e “calçado feminino” em outro. Isso seria o ideal.

adwords-1

4) Escreva anúncios para cada grupo, assegurando-se de manter a coerência entre a palavra-chave (o que o usuário buscou) e o anúncio (o que o usuário verá). Se o usuário busca “calçado feminino”, mostrar a ele um anúncio que diga “sapatos de mulher” parecerá o mesmo, pelo menos conceitualmente, mas trará resultados piores.

ad02

5) Defina bids (o que você está disposto a pagar por um clique); baixe e suba-os quando for necessário.

6) Gere uma lista de palavras-chave negativas, ou seja, termos para os quais você não quer que os seus anúncios sejam mostrados. O seu site vende sapatos de mulher novos e com modelos exclusivos, algumas boas palavras negativas serão: “usados”, “segunda mão”, e outras parecidas.

7) Configure a região geográfica na qual os anúncios serão mostrados. Se você vende sapatos de mulher só no México, de nada servirá que os seus anúncios apareçam na Colômbia. Isto é fundamental.

ad-04

Como eu dizia, só isto talvez não pareça muito complexo. Mas, a medida que você busque resultados e aumente o investimento em AdWords, certamente você precisará da ajuda de um especialista ou uma agência. A ajuda será útil não só para montar a sua campanha, mas também para mantê-la e otimizá-la, já que é grande o trabalho que falta para sustentar resultados, e também para melhorá-los cada vez mais com o mesmo investimento.

Na Workana, contamos com inúmeros profissionais em marketing digital que podem te ajudar. Publique o seu projeto agora!

Obrigado,

Alejandro Kikuchi

Profissional Independente especializado em Marketing Digital

Visite o meu perfil na Workana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *