Usar WhatsApp Web e WhatsApp Business para empresas: o guia definitivo

Usar WhatsApp Web e WhatsApp Business para empresas: o guia definitivo

Hoje, aqui na Workana, te ensinaremos tudo o que precisa saber sobre como usar o WhatsApp Web e o WhatsApp Business. Tenha você uma empresa ou trabalhe de forma independente, aprender estas estratégias e truques do WhatsApp te ajudará a aproveitar todos os benefícios brindados por esta ferramenta gratuita.

Embora tenha se iniciado como um serviço de mensagens pessoais, seu potencial como ferramenta de negócios não pode passar despercebido. WhatsApp é um aplicativo que conta com mais de 1200 milhões de usuários. E seguramente, entre eles encontramos você, seus amigos, seus pais e a grande maioria dos seus potenciais e reais clientes.

WhatsApp como ferramenta para negócios

Milhares de empresas já utilizam o WhatsApp como ferramenta de marketing e também para oferece um melhor serviço aos seus clientes. Isso se deve ao imenso potencial oferecido pelo seu alcance e por seu imediatismo.

Afinal de contas, se trata de um dos aplicativos que os usuários revisam com maior frequência. Dito de outra maneira: todos revisamos nosso WhatsApp várias vezes por dia (muito mais do que o realmente necessário).

Diferente de outras apps e redes sociais, os usuários do WhatsApp dificilmente podem entrar em alguma classificação genérica. Para usá-lo, basta ter um smartphone com conexão à Internet, o que define mais de um terço no nosso planeta. Por isso, não existe a possibilidade de não tirar proveito  (de uma forma ou de outra) para seu trabalho ou empreendimento.

Se você dará um uso intensivo a esta ferramenta, manipulá-la a partir do celular pode resultar cansativo. Por isso, a melhor alternativa é aprender a utilizar o WhatsApp Web e fomentar que sua equipe de trabalho ou seu assistente virtual façam exatamente o mesmo.

Como usar WhatsApp Web no meu negócio?

WhatsApp Web é a versão do WhatsApp para PC que te permite visualizar a mesma interface que você já conhece no seu celular. Porém, contando com a comodidade da tela do seu computador, notebook ou tablet. Utilizar o teclado e os comandos do seu PC, acessar as pastas para enviar e receber arquivos, e poder ter outras janelas de navegação abertas de forma simultânea… Tudo isso agiliza os tempos de comunicação e resposta.

Usar WhatsApp Online é muito simples. Você só precisará ter a app instalada e funcionando no seu celular, contar com uma boa conexão à Internet (tanto no celular como no PC) e seguir os seguintes passos:

  • Abra a seguinte URL no seu navegador (Chrome, Safari, Firefox ou Ópera): https://web.whatsapp.com. Você verá que aparece um código QR.
  • Abra o aplicativo no seu celular e clique no menu superior direito (aqueles três pontinhos). Estando aí, selecione a opção “WhatsApp Web”.
  • Leia o código QR com seu celular e, imediatamente, você poderá ver como a interface do aplicativo aparece na tela do seu navegador.

No vídeo abaixo, você confere o passo a passo deste procedimento:

Se for necessário, você também pode usar um emulador de Android para PC e cadastrar um número telefônico sem precisar de um celular e um código QR. Esta alternativa é um grande truque para os call centers e os centros de atenção, já que permitem abrir mão do celular e brindar a mesma ferramenta a cada um dos operadores.

Para ver o passo a passo deste procedimento, basta assistir a este vídeo. Além disso, você pode contar também com a ajuda dos nossos freelancers clicando aqui.

As vantagens de usar WhatsApp no seu computador são:

  • A comunicação é mais rápida;
  • Concentrar suas ferramentas de trabalho em um só lugar;
  • Ter acesso imediato aos seus arquivos;
  • Configurar a app sem precisar de um celular.

Porém, também existem algumas desvantagens que vale a pena mencionar. Basicamente, elas se resumem a não poder administrar os contatos a partir da interface do computador, além de não contar com os serviços de chamadas de voz e vídeo chat. Mas sim é possível gravar e enviar áudios.

Neste mesmo artigo, veremos como alguns CRM já se amalgamaram com WhatsApp para permitir funcionalidades adicionais na administração de contatos.

Para que posso usar WhatsApp Web em uma empresa?

Trata-se de uma ferramenta bastante versátil que pode ser utilizada com as seguintes finalidades:

Atenção e serviço ao cliente: abre um canal de comunicação efetiva e imediata, no qual também é possível enviar e receber imagens, capturas de tela, infográficos, comprovantes, etc.

Marketing: você pode informar seus clientes e prospects sobre suas promoções, ofertas, eventos, notícios e novos conteúdos. Além disso, serve como uma ferramenta de captação de leads através da criação de landing pages vinculadas, e para incrementar suas vendas.

Pedidos e reservas: está comprovado que a maioria dos usuários do WhatsApp prefere realizar pedidos e reservas através deste meio, utilizando principalmente uma ligação, pois as mensagens deixam um registro confiável ao qual se pode dar melhor seguimento.

Comunicação interna: WhatsApp serve para coordenar equipes de trabalho internas e externas, já que possui cobertura em quase todo o mundo. Entre outras coisas, permite fazer ligações com baixo custo e comprovar a localização dos seus colaboradores.

Se você decidir utilizar o WhatsApp Web Chat como ferramenta de trabalho, estabeleça sempre um guia de comportamento de linguagem interno e de comunicação com o cliente. Também capacite seus usuários para um uso correto do aplicativo e evite usar números de telefone pessoais.

O melhor é optar pelo aplicativo empresarial do WhatsApp, assim, você consegue projetar maior seriedade e confiança.

Por que deveria usar WhatsApp Business e não WhatsApp pessoal?

Não importa se você tem uma empresa ou é um freelancer, sempre é recomendável utilizar o WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes. Esta versão te proporciona maiores vantagens em comparação com a de uso pessoal.

E se você está pensando que não precisa desta versão por ser um profissional autônomo, te daremos algumas boas razões para mudar o seu parecer.

Perfil empresarial = confiança

Para seus atuais clientes que já te conhecem e confiam em você, não importa se seu e-mail é freelancer_millenial@XXXX.com ou se você aparece tomando uma cerveja na sua foto do What’s. Mas o que pensarão seus potenciais clientes?

Todos confiamos mais em um potencial aliado quando ele projeta seriedade. E isso é justamente o que te oferece o WhatsApp Business.

Você pode incluir o seu nome, telefone, endereço e o site do seu negócio no perfil e utilizar seu logotipo como imagem. E se você ainda não tem um logo genial para seu negócio, entre na Workana Store e escolha entre nossas várias alternativas para a criação de logotipo.

Vantagens dos termos e condições

Se você é uma das pouquíssimas pessoas que conferem os termos e condições das ferramentas digitais que utiliza, já percebeu que o WhatsApp pessoal proíbe expressamente as ações de marketing no chat. Ou seja: estritamente, se você enviar um flyer com suas promoções do mês em um grupo dos seus companheiros de Crossfit, correrá o risco de que te excluam deste serviço.

Considerando que mais de 50 mil milhões de mensagens são enviadas diariamente nesta plataforma, alguma penalização é improvável. Mas de qualquer maneira, por que não usar o app que foi desenhado especialmente para este tipo de ação, ainda mais sendo grátis?

Mensagens de boas vindas, ausência e respostas rápidas

As mensagens automáticas do WhatsApp Business permitem enviar textos de boas vendas imediatas aos seus clientes quando eles te contatem por primeira vez. E se o contato ocorrer fora do horário comercial, você pode informar que responderá em breve.

As respostas rápidas te dão a possibilidade de mandar planilhas de textos através de atalhos que evitam o tédio de ter que escrever dez vezes por dia a mesma resposta para perguntas frequentes.

Por exemplo: você pode configurar para escrever “/bye” e todos os clientes verão “tivemos muito prazer de contar com a oportunidade de te atender. Continuamos à sua disposição ante qualquer necessidade”.

Estatísticas, WhatsApp Web e Vídeo Chat

Assim como a app pessoal, o WhatsApp Business tem a opção de fazer chamadas de vídeo e conectá-la ao seu navegador. Além disso, inclui uma tela de estatísticas com informações que – até o presente momento – são bastante básicas. Porém, o mais provável é que, em um futuro próximo, sejam adicionadas novas funcionalidades de análise nesta seção.

Se você quiser conferir um tutorial passo a passo para fazer download e usar WhatsApp Business, basta clicar aqui.

Vantagens de fazer WhatsApp Marketing

Nos últimos anos, já vimos iniciativas bastante originais de WhatsApp como ferramenta de Marketing. Entre elas, está a Toyota que, em 2013, lançou “Hibridize-se”: uma campanha que sorteava um iPhone 5 entre os usuários que trocassem seu estado para “Hibridizado”.

Nessa mesma linha, Absolut Vodka ofereceu duas entradas para sua festa VIP de lançamento do produto a quem mandasse o what’s mais original à corrente virtual. Y a Pringles simplemente arrasou com seus concursos “campus Pringles”, que propuseram uma série de desafios por WhatsApp.

Se você tem uma empresa de Marketing digital ou se dedica a esse nicho, já é hora de começar a inovar utilizando WhatsApp nas suas campanhas. Estas iniciativas agradam os usuários, tem grande alcance e podem ser automatizadas e administradas a baixo custo.

Se você decidir usar esta ferramenta de mensagens instantâneas para a captação de leads, lembre-se que o correto é enviar links a formulários de contatos ou landings, e não mandá-los diretamente no chat.

Deixamos um Webinar muito interessante para que você comece a fazer WhatsApp Marketing a partir do zero. Se você entrar em contato com um freelancer especialista em marketing digital ou encontrar um community manager para orientar sua estratégia de WhatsApp, basta clicar aqui.

CRM integrados com WhatsApp Web

Já que entramos no tema WhatsApp Marketing, não está demais revisar algumas das ferramentas de CRM que se uniram com a app e te permitem administrar e controlar muito melhor as suas campanhas, respostas e contatos.

Sirena

Depois de uma análise profunda, os gestores da Sirena descobriram que 40% dos contatos de vendas respondem melhor através desta app. Segundo o seu site, a integração do seu CRM com o WhatsApp aumentar a eficiência das vendas em até 60% e economizar os gastos com telefonia em até 70%.

Bagchat

É um serviço que permite conectar as mensagens do WhatsApp com o CRM.  As mensagens podem ser visualizadas em apenas uma interface e é possível mandar mensagens e notificações diretamente ao telefone dos clientes.

e-contact

Esta empresa especialista em soluções para contact center já desenvolveu a possibilidade de integrar e administrar mensagens de WhatsApp através de uma só interface de base de dados ou CRM.

Você também pode contatar com um dos nossos freelancers especialistas em CRM para receber sua assessoria profissional.

Erros frequentes ao usar WhatsApp como ferramenta empresarial

Finalmente, queremos compartilhar com você os seis erros mais frequentes no uso do WhatsApp para fins comerciais ou profissionais. Tome nota e não deixe que essas equivocações coloquem em risco a sua imagem profissional:

  • Saturar seus clientes e prospects com publicidade invasiva e spam
  • Não ter um calendário nem uma frequência determinada para enviar promoções e notícias por WhatsApp marketing.
  • Usar comente mensagens de texto (lembre-se de utilizar recursos audiovisuais e até memes quando for conveniente)
  • Não conhecer os horários de conexão mais frequentes dos seus usuários. (Geralmente, o tráfego mais alto de conexões ao WhatsApp ocorre entre as 7 y as 10pm)
  • Contatar desconhecidos ou comprar listas de contatos ao invés de gerar seus próprios leads;
  • Utilizar seu número pessoal e não estabelecer um horário de atenção.

Resumindo: o WhatsApp é uma excelente ferramenta comercial quando aprendemos a utilizá-lo com esta finalidade. É efetivo, imediato e talvez o mais importante, É GRÁTIS!

Lembre-se que, na Workana, você pode encontrar a vários profissionais que estão preparados para te oferecer assessoria e te ajudar a integrar esta com outras estratégias de marketing, administração e vendas para o seu negócio. Simplesmente, crie um projeto e te ajudaremos a descrever passo a passo o quê você necessita e encontrar o melhor aliado.