Vantagens de incorporar freelancers na sua equipe de conteúdo: trunfos estratégicos de alta qualidade

Apostar em crescimento é se adaptar às mudanças sem deixar nada à mercê do azar. Não se trata de um jogo de cartas, esperando uma mão milagrosa ou a sorte te presentear com um coringa para mudar de uma vez só o rumo da partida.

Apostar em crescimento é entrar em ação e adaptar-se a um ambiente digital vertiginoso e online, que rompeu definitivamente com as regras do jogo.

Hoje é você quem define sua própria sorte; seu site, suas redes sociais e, inclusive, seu email são suas melhores cartas e o valor de cada uma será definido por seu conteúdo.

Sendo estratégico, você será capaz de atrair rapidamente o interesse do seu cliente ideal. Porém, será que você é capaz? Possui tempo para isso? Possui uma equipe? Sua equipe está capacitada para gerar conteúdo específico? Afinal, sejamos sinceros, nem todos nós somos escritores, comunicadores e designers. Além disso, nem todos nós temos o tempo e a expertise necessários para abordar certos temas.

Mesmo que tenhamos uma equipe fixa, competitiva e alinhada com uma ideia que nos inspira, às vezes, nos deparamos com projetos que requerem uma ajuda especial extra.

Se já tiver passado por isso, você entenderá que é justamente nesse tipo de situação na qual nossa plataforma pode transformar-se na aliada perfeita para colocar seu projeto no rumo certo.

Os “trunfos” com os quais trabalhamos podem resolver tarefas concretas, outorgando ao seu projeto a potência laboral que você precisa. Estamos falando dos freelancers, profissionais independentes, colaboradores remotos com o talento necessário para levar adiante suas ideias e necessidades.

Como sabemos que você jamais dispensaria um trunfo dessa qualidade e, com certeza, prefere confiar no trabalho remoto ao invés de deixar o seu sucesso nas mãos da sorte, queremos compartilhar algumas vantagens que nossas “melhores cartas” têm a oferecer diariamente a cada equipe que fazem parte.

As vantagens de um freelancer em sua equipe de conteúdo

  • Eles possuem trajetória, habilidades e talento. Mas acima de tudo, têm conhecimento a respeito do que o público espera encontrar e somam ao seu projeto o material necessário.
  • São colaboradores e independentes ao mesmo tempo. Eles acreditam nesta forma de trabalho.
  • Por exemplo, imagine que você precisa de um tradutor de russo para uma peça especial de uma feira. Provavelmente trata-se de uma oportunidade única e você não tenha esse talento em sua equipe. Porém, isto não é impedimento para que você concretize essa peça no referido idioma! A resposta é simples: profissionais freelancers.
  • Lembre-se, trata-se de postos de trabalhos remotos; de fora da sua empresa, para sua empresa. Eles não geram gastos extras, não requerem seus serviços, nem utilizam suas instalações.
  • Além disso, possuem maior disponibilidade de horários e maior cobertura geográfica. Inclusive, podem trabalhar durante a noite, de localidades distantes, caso seja disto que seu projeto precise. E isto deve ser especificado nas condições de trabalho do projeto que contratar.

Considere também que você não está contratando apenas um freelancer, mas sim um empreendedor, uma marca, uma pequena empresa que não está disposta a te perder como cliente, nem prejudicar sua própria reputação. Ele precisa da sua recomendação, que o qualifique e que volte a fazer negócios com ele. Isto garante um compromisso com a tarefa que você designar. Ele depende do seu progresso.

Os princípios de uma boa relação e um melhor resultado

  • Estabeleça desde o início uma boa comunicação. Será fundamental para os resultados do desenvolvimento do seu produto ou serviço.
  • Não deixe nada à mercê do azar. Antes de contratar um profissional, certifique-se que esteja de acordo em desenvolver suas ideias, e pergunte sua opinião. É importante saber se o freelancer se sente confortável com o que você deseja designar como trabalho. Por isso, é fundamental que você seja muito claro e detalhista ao escrever a descrição do seu projeto.
  • Verifique que o freelancer conta com as habilidades e a disponibilidade de tempo necessárias para cumprir com os prazos.
  • A base do trabalho remoto é o compromisso das partes em cumprir com o acordado. O tempo, o dinheiro e o esforço investidos dependem do cumprimento com os pontos anteriores.

As tarefas nas quais os freelancers podem ajudar

Ano após ano, com o desenvolvimento da tecnologia, vão se somando diversas tarefas a nossa plataforma. Algumas delas, como verá a seguir, cobrem boa parte dos conteúdos que seus projetos podem necessitar.

  • Copywriting. É importante escrever e apresentar de maneira persuasiva os textos que publicar em seu website, para que seu cliente ideal interaja com seu site e realize uma ação esperada.
  • Roteiro. Incluir peças audiovisuais em sua estratégia de divulgação de conteúdo é fundamental, seja através de plataformas ou redes sociais, ou até pelos meios tradicionais. Em qualquer caso, você precisará estruturar o “discurso escrito”, criativo e persuasivo ao qual o público-alvo assistirá e escutará.
  • Tradução. De acordo com a relevância do seu website, acabará sendo necessário, em maior ou menor grau, ter uma versão do seu site em inglês, idioma que reina no mercado digital, além de outros idiomas dependendo da sua estratégia de divulgação.
  • Blogs e apoio nas redes sociais. Sendo pilares fundamentais na hora de se comunicar, é imprescindível ter uma presença profissional nas mídias sociais e apostar em um blog que mostre sua expertise na área em que atua.

  • Email marketing. Saber utilizar seu email para atrair potenciais clientes é uma ferramenta poderosa, que combina a comunicação online com o marketing direto. Sendo bem utilizada, ela pode dar excelentes dividendos e gerar conversões.
  • Designers e ilustradores. Serão imprescindíveis na fase criativa do seu projeto para o desenvolvimento das mensagens visuais que você desejar introduzir na sua estratégia de comunicação. Os profissionais da área combinam habilidades individuais e o domínio de ferramentas digitais de design que irão te surpreender.
  • Projetos especiais. Talvez seu projeto vá além do que detalhamos acima. Se for o caso, não desanime e entre em contato conosco. Pense que esta lista abarca os postos mais comuns, porém não todos. As categorias profissionais são amplas e variadas e os projetos especiais diversos e inovadores. Além disso, absolutamente todos contam com uma solução por parte da Workana para te oferecer o talento humano necessário.

Não jogue sozinho a sua partida, procure o apoio da Workana

  •  Através da Workana sua empresa pode contratar os melhores freelancers da América Latina, expandindo seu negócio de acordo com suas expectativas.
  •  Criar conteúdo, melhorar sua imagem e contribuir com seus projetos, são as especialidades de nossos colaboradores, e junto com a Workana você conseguirá resultados rapidamente sem gastos desnecessários.

Como você verá, o mundo digital impactou o mercado de forma exponencial, e ficar para trás não é uma opção. Você deve apostar no futuro, no seguro. Assim como afirma um estudo do Mercier, 79% dos executivos consideram que os freelancers incrementarão sua força laboral nos próximos anos. Atreva-se, dê esse passo à frente e verá rapidamente os resultados.

Com o tempo você fará boas relações com os freelancers que cumprirem ou superarem suas expectativas e, antes que você se dê conta, terá formado uma equipe de trabalho fora de sua empresa, trabalhando para o seu negócio. É disto que se trata a Workana.

Estes artigos também podem ser úteis:

Milhares de freelancers prontos para começar a trabalhar no seu projeto.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated