10 dicas de viagem para freelancers internacionais

Freelancer: se você tiver que sair de casa por causa do trabalho, não pode se dar ao luxo de sofrer certo esquecimento (literalmente sofrer… à distância, tudo aumenta) ou ter que correr de lá pra cá por não ter previsto algumas situações. Esses serão os momentos de mostrar como você é internacional 😀

A equipe da Workana gostaria de dar pra você 10 dicas úteis que irão ajudá-lo antes e durante suas viagens 😉

1) Cópias duplas

Antes de viajar, tente tirar uma cópia de toda a documentação relevante (bilhetes, reservas de hotéis, vouchers, frente e verso do seu cartão de crédito, passaporte e carteira de identidade) e deixar uma outra cópia com alguém em quem você confie. No caso de perda ou qualquer outra eventualidade, vai acelerar o processo.

2) É melhor prevenir do que remediar

Esteja equipado com um kit de medicamentos básicos de que você possa vir a precisar enquanto estiver fora. Não se esqueça de contratar um seguro médico antes de viajar, que seria essencial em caso de doença. É um procedimento simples, mas que pode poupar dor de cabeça 😀

3) De acordo com a ocasião

Tente usar roupas adequadas para o tipo de reunião que você terá e para o cliente com quem vai se encontrar. É importante vestir um look profissional. Escolha as peças mais adequadas para vestir e tenha em mente que você vai trabalhar, você não está de férias. Não se esqueça de levar roupas informais para momentos relaxantes e algumas peças adicionais para as mudanças de clima (a previsão local pode falhar!).

4) Bagagem leve

Pode ser uma boa ideia levar uma bagagem pequena de mão com o essencial, para não ter que despachar a bagagem e para também não complicar a sua vida enquanto estiver lá. Você deve ser capaz de se mover confortavelmente com ela (caso o destino pregue alguma peça…).

5) Atenção

Você pode não conhecer muito bem o lugar para onde está indo. Ou pode ser que conheça. Independentemente disso, esteja sempre atento e não perca de vista os seus pertences. No mundo de hoje, situações de insegurança são comuns. Guarde o dinheiro, passaporte e objetos de valor em um lugar seguro e leve em suas saídas à rua apenas o necessário.

6) Os documentos impressos

Tire uma cópia impressa de todos documentos importantes de que você precisa para reuniões, negociações, apresentações e etc. Você pode ter problemas em acessar o seu laptop ou telefone celular, mesmo que pense o contrário 😉 O ideal é organizar esses documentos em uma pasta.

7) Pontualidade, fundamental

Ter a oportunidade de viajar e fechar um negócio, para estragar tudo por conta de um atraso? Pode acontecer. É melhor chegar adiantado (e ter tempo sobrando) do que arriscar chegar atrasado. Trânsito engarrafado, perder seu ônibus e vê-lo sumir no horizonte…, as situações são tantas que chegam a ser impensáveis.

8) Provisões

Sempre traga alguns snacks e uma garrafa de água para se precaver contra eventualidades. Assim, você pode ter certeza de ter comida e bebida, caso algo inesperado acontecer. É importante estar bem alimentado e com 100% de energia.

9) Vida saudável e organizada

Nada de “vida loka”. Não se esqueça que, durante a viagem, você deve render o seu máximo. Os essenciais: boa alimentação (não é o momento de experimentar pratos exóticos :D), descanso adequado e não sobrecarregar o corpo nem a mente.

10) Relax

Relaxar é muito importante para manter o foco e seu nível de produtividade. Tente encontrar momentos para relaxar e recarregar as baterias. O equilíbrio entre o corpo e a mente é fundamental para ter o melhor desempenho que puder.

E, claro, não se esqueça do laptop, smartphone… e de toda a sua atitude para viver essa experiência incrível! 😉

Post original: Jesica Mraz
Tradução e adaptação: Analuísa Bessa

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *