10 dicas para fidelizar os seus clientes

Conseguir novos clientes é muito mais caro (considerando o tempo, esforço e recursos necessários) do que manter os que já existem. Não seria então muito mais vantajoso se você trabalhasse para fidelizar os seus clientes atuais, em vez de tê-los por apenas um período curto e, logo em seguida, ter que começar novamente a partir do zero a prospectar novos clientes?

Os clientes que estão satisfeitos com o seu trabalho e com o seu comportamento não hesitarão em contratá-lo novamente. Ter uma boa base de clientes será a chave para o seu negócio prosperar. Ou por acaso, isso não acontece nas empresas? Pense em qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte e a estratégia será sempre a mesma: reter seus clientes e torná-los fiéis à marca. Como freelancer, você também possui seu próprio negócio e seu objetivo principal deve ser aumentar a sua receita e potencializar o crescimento com base em uma sólida carteira de clientes estáveis.

A seguir, 10 dicas que te ajudarão a fidelizar os seus clientes 😉

Garanta um trabalho de qualidade nos prazos combinados

Um cliente satisfeito sempre volta! Esta é a premissa essencial que deve ser utilizada como base para as demais. São muitos os recursos que você pode usar para gerenciar o seu trabalho no dia-a-dia. Como referência, não deixe de ler os artigos: 5 dicas para conseguir cumprir os prazos de entrega e Como aumentar a sua produtividade? 4 ferramentas para gerenciar o seu tempo.

Demonstre paixão e compromisso

O cliente deseja ver um profissional 100% envolvido, sempre dedicado e comprometido com o projeto. O entusiasmo é contagioso! Ao vê-lo “vestir a camisa”, saberá que você realmente se preocupa com o seu negócio e isso irá incentivá-lo ainda mais para querer que você esteja ao seu lado.

Seja sincero

O cliente dará muito valor quando você falar de frente e for verdadeiro, ao invés de se comprometer com algo que não poderá cumprir. Seja sempre honesto e se for necessário dizer “não”, não hesite. É melhor deixar os pontos bem claros desde o começo para evitar desajustes ou resultados inesperados. O cliente apreciará sua honestidade.

Utilize a sua capacidade de escutar

Estabeleça uma comunicação aberta. Também seja um bom ouvinte. Aprenda a negociar, analisar objetivamente as situações e tirar o melhor proveito de ambas as partes. É fundamental que o cliente se sinta ouvido e perceba que você está ciente das suas necessidades e expectativas.

Seja sempre profissional

Use o seu conhecimento com critério, atue com respeito e cordialidade, seja consistente em suas palavras, respeite as condições combinadas, adapte-se aos tempos do cliente, mostre a excelência do seu trabalho. Os clientes procuram colaboradores sérios e competentes.

Entregue um serviço com valor agregado

Além da tarefa específica que você deve executar, é sempre positivo adicionar um valor agregado ao seu trabalho. O cliente gostará de saber que pode ir “um pouco além” do que foi inicialmente combinado com você (sempre dentro de certos limites, é claro). Sugestões criativas? Por exemplo: Entregar mais opções de logotipos do que ele solicitou? Uma nova abordagem para o artigo jornalístico? Encontre uma maneira para conscientizá-lo de que você está totalmente envolvido com o projeto e que também se sente parte dele.

Seja pró-ativo

Não espere que o cliente tenha que dizer o passo a passo do que você deve fazer. Antecipe os fatos, ganhe autonomia. Sugira soluções! Use sua visão macro. Se você tem dúvidas, pergunte. É super positivo que o cliente veja que você está correndo atrás das coisas e atuando de forma independente. Ele contratou um profissional que sabe perfeitamente como fazer seu trabalho e como dar o melhor de si.

Promova os relacionamentos interpessoais

Coloque-se no lugar do cliente e trate-o da mesma maneira que você gostaria de ser tratado. Leve o relacionamento sempre com respeito e escute seu cliente. Ganhe a sua confiança não apenas demonstrando as suas habilidades profissionais, mas também como um ser humano.

Responda os e-mails

Não deixe de mostrar que você “está aí”. Mesmo que seja apenas para enviar uma confirmação de que você recebeu o e-mail, mas não deixe de responder. Ainda mais sabendo que grande parte das comunicações entre cliente e freelancer são meramente remotas e não existe a instância “cara a cara” através de reuniões pessoais.

Mantenha contato com seus clientes antigos

É sempre bom estar em contato, mesmo que seja com aqueles clientes com os quais você não está trabalhando atualmente. Tente mantê-los informados sobre sua situação de trabalho e projetos que você está trabalhando no momento. É uma ótima maneira de se manter “atualizado” e se apresentar. Os meios que você pode usar hoje em dia são muito variados (por exemplo, e-mail, Skype, IM, redes sociais, etc.). Encontre a opção que melhor se adapte às suas necessidades.

Suscríbete al newsletter de Workana y mantente actualizado

Leave a reply:

Your email address will not be published.