10 rotinas chave para alcançar o êxito profissional

Qual você acha que é a diferença entre as pessoas bem sucedidas e aquelas que não são?

O seus dias têm as mesmas horas e muitas vezes começam com os mesmos recursos, mas os resultados dessas pessoas muito diferentes.

como-alcançar-o-êxitoIsso se deve à rotina marcada por bons hábitos que conduzem as pessoas bem sucedidas ao êxito profissional. E você, seja empreendedor ou freelancer, também pode segui-la. E mais, se quiser melhores resultados dos que já tem, você precisa de uma rotina que te permita exprimir ao máximo o seu talento e te leve ao lugar onde deseja estar.

Bem, isso é justamente o que compartilharemos com você hoje na Workana: o decálogo para alcançar o êxito profissional instaurando pequenos hábitos em sua vida.

Pronto para encher o seu dia de bons hábitos?

O decálogo para alcançar o êxito profissional: 10 hábitos para a rotina perfeita

  • Visualize o seu dia

Assim que acordar  – ou na noite anterior se preferir -, tome alguns minutos para visualizar e imaginar como você quer que o seu dia seja e planejá-lo, já que isto te dará uma ideia de quais são as suas prioridades e te ajudará a distribui-las ao longo da sua jornada.

Inclua tudo o que você tem que fazer no dia seguinte: trabalho, reuniões, horário com o dentista, pegar as crianças no colégio… Tudo!

  • Estabeleça metas diariamente

Você sabia que existem pesquisas que demonstram que quando uma pessoa se põe metas medíveis e cria possíveis rotas para chegar a elas consegue alcançá-las com maior facilidade?

Estabeleça metas constantemente: diárias, semanais, mensais e inclusive anuais tanto para você quanto para o seu negócio e para o seu desenvolvimento como freelancer. Depois, pense nas possíveis rotas e caminhos para alcançá-las, porque se você for capaz de visualizar o caminho, é mais provável que chegue à sua meta.

Sempre revise suas metas, comemore as que já alcançou, modifique algumas e adicione outras. Mas nunca deixe de ter metas!

  • Gerencie bem o seu tempo

Uma das maiores chaves para ter êxito profissional seja como empreendedor ou como trabalhador independente, está em saber administrar o seu tempo.

Use o tempo necessário para gerenciar bem o seu tempo: defina quais são os seus melhores horários para trabalhar e crie um horário segundo as suas preferências, e depois divida o resto do tempo de modo que consiga ter tempo para a família, os amigos e os seus hobbies.

Tente distribuir tudo ao longo do dia e, depois, trate de cumpri-lo ao máximo, modificando o calendário com o passar dos dias até encontrar o planning que se ajuste às suas necessidades.

  • Mantenha tudo em ordem

A ordem é mais que um hábito, é uma necessidade. Por isso, trate de manter tudo em ordem ao seu redor, começando pelas suas roupas (vista-se como se fosse sair, mesmo que trabalhe em casa!), seguindo pelo seu espaço de trabalho e tudo aquilo que está ao redor, e terminando pela sua agenda e as suas tarefas pendentes.

  • Quando estiver trabalhando, trabalhe

Se você distribuir bem o seu tempo, verá que no seu dia há tempo para o trabalho e para o descanso. Por isso, quando estiver trabalhando, trabalhe; foque em uma tarefa e não desista até terminá-la. Você será muito mais eficiente.

  • Faça autocríticas e reflita

Reserve alguns minutos todos os dias para refletir e fazer autocríticas. É que se enganar e fracassar não é ruim, mas não aprender com o erro, sim.

Pense no que você pode fazer melhor, em que está falhando e, se cair, aprenda com os seus fracassos e torne-os uma experiência que te faça mais forte.

  • Eduque-se continuamente

As empresas e pessoas mais bem sucedidas são curiosamente aquelas que mais recursos investem em pesquisa.

Aprenda constantemente e faça com que a leitura, a investigação e a educação sejam sempre parte imprescindível da sua rotina.

Em cada intervalo de tempo olhe para dentro de si, analise os resultados, como funciona a sua empresa, como é o seu dia a dia como freelancer… Tudo! E trate de ver quais ações te ajudarão a melhorar e ter um nível de vida superior.

  • Desconecte a sua mente e lhe dê prazer

É cada vez mais comum que empreendedores e trabalhadores remotos se apressem através do seu dia como se fosse uma carreira de velocidade, tratando unicamente de marcar tudo quanto antes em sua lista de “tarefas pendentes”. Tudo isso pode fazer com que você se sinta esgotado, cansado, agoniado e inclusive que pense em deixá-lo.

Todo esforço merece um descanso, por isso é fundamental que você aprenda a aproveitar alguns minutos do seu dia para desconectar a sua mente e distanciá-la de toda a agitação a qual é submetida. Tome um chá enquanto lê um livro, medite alguns minutos, sai para passear pela natureza, escreva um diário ou realize qualquer outra atividade que te permita relaxar a sua mente e dar a ela alguns minutos de prazer.

  • Faça exercícios

Se você perguntar a todas as pessoas bem sucedidas o que fazem em seu dia, provavelmente todas te responderão que dedicam um tempo para exercitar a mente, mas também… o corpo!

Por isso, reserve um tempo para fazer exercícios e saia para caminhar, correr, malhar na academia, jogar futebol ou tênis… O que for! Exercite-se mesmo que seja por poucos minutos, porque você não somente será mais saudável, mas também terá mais energia e se sentirá com mais força para resistir a situações desafiantes.

  • Coma bem e durma as suas horas

Já disse o ditado: somos o que comemos. E para render mais, seja como dono de um negócio ou como freelancer, você precisa comer bem, começando por um café da manhã que te dê energia para encarar os desafios pela manhã e seguido por uma dieta equilibrada cheia de nutrientes e muita água.

E durma o suficiente porque, se você não descansar, de onde vai tirar forças para conquistar o mundo?

Se você fizer de cada uma dessas ações um hábito, estará muito mais perto de alcançar o êxito profissional.

Agora só depende de você tomar um atitude e fazer de 2015 o melhor dos seus anos! :)  Vá em frente!

Artigo original: Elisabet Parera

2 Comentarios
  1. Parabens. É um ótimo artigo, estimula ainda mais na hora de ler por segunda vez e ter certeza de que estou no caminho certo!

    Com certeza vou ler depois novamente para fazer a adaptação real a estes hábitos, se descuidar nenhum deles!

    ABraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *