2017: UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CONTROLAR AS SUAS FINANÇAS

2017: UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CONTROLAR AS SUAS FINANÇAS

Poucos dias após ter começado um novo ano, muitos de nós marcaremos uma nova etapa em nossos trabalhos e projetos na comunidade #Freela de freelancers e as finanças não podem ser esquecidas.

Talvez seja a nossa primeira tentativa de trabalhar independente ou mesmo montando um estúdio de trabalho coletivo. Não importa se estamos no começo do nosso empreendimento ou já pensando em começar o nosso próprio negócio, existem ferramentas que nos auxiliam na organização das nossas finanças em qualquer etapa, para que você possa começar a desenvolver os seus projetos imediatamente.

De apps a páginas pré-configuradas, de sistemas básicos aos mais completos de contabilidade, incluímos aqui uma lista de soluções para que você possa estar no comando facilmente dos assuntos mais importantes do seu negócio hoje.

Faturamento e rastreamento

Invoice Ninja

São várias as soluções disponíveis para começar a organizar e canalizar o seu faturamento, desde as opções gratuitas, períodos de teste por 30 dias até assinaturas mais avançadas com um pagamento mensal. O Invoice Ninja é uma alternativa que é muito fácil, rápida para configurar e gratuita na opção do plano básico. É uma poderosa ferramenta para criar e enviar faturas em PDF aos seus clientes diretamente da plataforma, ela também pode se encarregar de enviar lembretes de pagamentos, processá-los, criar modelos exclusivos com o seu logotipo e esquema de cores, além de criar orçamentos e faturamentos repetitivos. Esta opção nos permite provar um novo sistema sem nenhum compromisso, enquanto exploramos as possibilidades de levar o nosso negócio a outro patamar.

Finanças

Mei vs Simples

É uma ferramenta simples para determinar o melhor regime para profissionais independentes, freelancers, vendedores e-commerce e todos empreendedores. O resultado é uma aproximação, recomendamos sempre contatar um contador para resolver suas dúvidas fiscais 🙂 Oferece um diagnóstico da sua situação fiscal e recomenda a melhor solução para se legalizar.

Freshbooks, Wave, Money Dance

Entrando em outra categoria com ferramentas um pouco mais inclusivas para conduzir o seu quadro financeiro completo, considerando aspectos como: seguimento do tempo, organização de projetos, pagamentos e relatórios, além do faturamento e gastos convencionais. A Freshbooks é uma plataforma que faz de tudo e que neste momento está muito popular entre os empreendedores. Frequentemente, é possível encontrar ofertas e descontos para este produto através dos podcasts de Tech e organização, no entanto este site lhe oferece diretamente um período de teste por 30 dias. Você pode encontrar uma comparação entre eles e seus concorrentes no seguinte link, eles têm um monte de feedbacks positivos e mais de 10 milhões de usuários.

Outras plataformas destacadas e importantes para serem consideradas no momento de escolher uma plataforma para as finanças do seu empreendimento e organização pessoal, são as plataformas da Wave Apps e Money Dance.

Não podemos deixar de falar sobre o sistema da Wave, que é completamente gratuito e que pode ser utilizado a partir do momento que você se cadastra. Sendo que a única cobrança é uma porcentagem fixa das faturas cobradas através da plataforma. Este sistema incorpora as suas contas pessoais e de trabalho em uma só plataforma, com integração bancária internacional, além de relatórios e orçamentos para planificar o seu futuro. Inclusive é possível configurar as folhas de pagamentos dos seus empregados e assim ter uma tarefa a menos no fim do mês.

A Money Dance, tem uma forma um pouco diferente do resto, pois é um software comercial para OSX ou Windows, mas também tem um período de teste e uma devolução do pagamento garantida se você não estiver satisfeito com o programa. Mas, o mais importante, além das tarefas clássicas do manuseio das suas contas online, dos pagamentos e orçamentos, a Money Dance também é capaz de controlar os movimentos em múltiplas moedas, o que é cada vez mais importante para a realidade atual dos independentes em sua #VidaFreela.

“Faça você mesmo” e Templates:

Finalmente, não faz falta uma plataforma ou programa caro para começar a tomar conta da sua situação financeira neste momento. Apenas googleando termos como “planilha Excel finanças grátis” é possível encontrar uma variedade de planilhas já prontas para ajustar de acordo com as suas necessidades e experimentá-las até encontrar o sistema correto para ti. Também procurando por apps financeiros do seu próprio país, você encontrará soluções gratuitas ou muito econômicas que te ajudarão a monitorar melhor o movimento das suas contas, na sua moeda local, como o Financeiro do Chile ou o Bankity da Colômbia, etc.

Colocar uma data e começar a pensar no futuro a partir de agora:

Por último, é importante colocar uma data para cumprir suas metas e continuar verificando os novos desafios da sua lista, para isso utilizo a ferramenta ToDoist todos os dias, assim não tenho que memorizar tudo. Simplesmente anote as suas tarefas, datas a cumprir, categorias e pronto!

Espero que com este kit de ferramentas, vocês estejam mais preparados que nunca para receber novos clientes e projetos em 2017. Um brinde por isso!

Sarah Chambers, freelancer destacada na Workana, para conhecê-la clique aqui.

Para demostrar as suas habilidades como Freelancer, não perca a oportunidade de se candidatar aos seguintes projetos publicados na Workana!

Você precisa de uma campanha para impulsionar o seu negócio? Crie um projeto contando as suas necessidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *