4 erros comuns ao tentar ganhar um projeto

Enviar uma proposta em um projeto da Workana é uma das principais partes de se desenvolver como freelancer. Contudo, principalmente no começo, pode ser fácil cair em algum destes erros. Evite-os!

Erro #1: Utilizar o mesmo texto em todas as propostas

erros a evitar para ganhar um projetoNão há nada de mal em ter uma proposta modelo e reutilizá-la cada vez que você se candidata a um projeto, mas é crucial adaptá-la para que responda concretamente às demandas e preocupações do possível cliente e que se ajuste ao que o projeto pede.

Ao publicar um projeto, os clientes querem encontrar o profissional freelance que melhor se adapte às suas necessidades, combinando habilidades requeridas, experiência / reputação e preço. Fazer “copiar e colar” de uma mesma proposta em vários projetos pode ser rápido, mas é uma excelente forma de fazer com que o cliente nem preste atenção no que você tem a oferecer e busque outro profissional.

Nosso tutorial sobre como montar uma boa proposta, na WorkanaTV, será de grande ajuda para este ponto.

Erro #2: Candidatar-se a projetos que não coincidem com o perfil

Na ânsia por trabalhar como freelance e ter experiência, muitas pessoas se candidatam a todo tipo de projeto, inclusive quando não se encaixam totalmente em suas habilidades. Isso NÃO é recomendável, já que:

  • Transmite menos confiança
  • Tira a solidez do perfil
  • Não permite desenvolver sua experiência em um nicho específico

Definitivamente, não é uma estratégia que funcione a longo prazo. O ideal é definir claramente um perfil com certas habilidades principais, coerentes entre si, e buscar projetos de acordo com as mesmas. A Workana é uma comunidade em constante crescimento; por isso, sempre surgem novas oportunidades.

Erro #3: Propor $ 5 a menos que outros candidatos

Há quem acredite que, para ganhar um projeto, basta simplesmente oferecer um preço menor que os outros. Isto é um erro! O preço é um fator chave, mas não é o único que influencia os clientes na hora de selecionar um freelancer. Se oferecermos o que o cliente está buscando e tivermos experiência ou certificações que deem solidez ao perfil, poderemos justificar preços mais altos que outros e ganhar o projeto por nossas qualificações.

Lembre-se: Em uma enorme quantidade de casos, os clientes buscam talento a um preço justo, não simplesmente um serviço barato. É crucial lembrar disso, já que muitas pessoas acreditam que o objetivo de plataformas como a Workana é gerar trabalho barato. Nada mais distante da verdade!

Erro #4: Desencorajar-se rapidamente

Conseguir trabalhar 100% como freelance, aproveitando ao máximo as oportunidades da Workana, pode levar algum tempo: não é algo que se desenvolva em um ou dois dias. Por isso, não desanime! Certamente, deveremos nos candidatar a vários projetos e aprender melhor sobre como fazê-lo até conseguir desenvolver por completo a vida freelance. É uma vida cheia de benefícios; por isso, vale a pena o esforço.

Lembre das nossas ideias para começar a trabalhar gradualmente como freelance.

Na Workana, ajudamos os nossos clientes a encontrar o melhor talento remoto para os seus projetos. Também ajudamos os profissionais freelance a encontrar trabalhos que cumpram com as suas expectativas, habilidades e renda desejada. Alcançamos tudo isso da forma mais segura para ambas as partes.

Artigo original de Alejandro Kikuchi
Tradução e adaptação de Analuísa Bessa

Un comentario
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *