5 conselhos para encantar os seus clientes

Para ser um grande freelancer não basta somente ter talento e criatividade. Há outros aspectos que são fundamentais e estão relacionados à organização, comunicação, o esforço e a predisposição.

Na hora de embarcar em um projeto, o profissional precisa levar em conta que o principal objetivo do seu trabalho é conseguir o melhor resultado possível para o cliente. Para isso é contratado. Então, não se trata somente de poder realizar um site complexo, de escrever textos minuciosos ou de ter uma ótima voz para locuções. Para ser um grande profissional, aspectos que precisam ser cuidados em qualquer área e em qualquer trabalho.

encantar_clientes1

Para poder dar os melhores resultados ao cliente, é fundamental oferecer uma boa experiência, e isso se consegue com o talento, mas também com organização, seriedade, predisposição, comunicação e algo mais. Um projeto começa antes de ser contratado, e estas dicas se referem a certos aspectos que você precisa levar em conta antes e durante a realização do mesmo.

1-    Pergunte antes, não depois

Antes de ser contratado, é preciso tirar todas as dúvidas pertinentes ao trabalho que você terá que desenvolver. Muitas vezes você pensará que isto é uma perda de tempo, mas se não o fizer poderá provocar inconvenientes no desenvolvimento do projeto.

É sempre preferível tomar um tempo para pensar em quais podem ser os inconvenientes que você poderá enfrentar durante o projeto e tirar as suas dúvidas antes do tempo. Além disso, fazer isto te permitirá poder fazer um orçamento de forma mais exata, já que se você não sabe o que, quando e como deve realizar o seu trabalho, não poderá oferecer ao cliente a segurança de como conseguirá o que ele quer alcançar.

2-    Informe ao seu cliente sobre como você trabalha

Quanto mais informação você oferecer ao seu cliente sobre o seu modo de trabalho, mais possibilidades de êxito você terá se este finalmente aceitar a sua proposta. A questão não é aborrecer o seu cliente com detalhes desnecessários sobre como trabalha, mas sim informar sobre como é o seu tempo, os seus horários disponíveis, com que frequência pode responder as suas solicitações, etc.

Isto ajudará o seu cliente a te escolher, e ao saber como trabalha, diminuirá a possibilidade de imprevistos durante o projeto, o que resultará em grandes benefícios para você e para o seu cliente.

3-    Você é o expert

Quando um cliente precisa de um profissional, na maioria das ocasiões o contrata porque ele não sabe como resolver um trabalho em particular. Você é o expert e é você quem sabe sobre o tema. Neste sentido, é fundamental que você não dê nada por garantido, já que o cliente não tem por que saber o que você sabe. Tome um tempo para explicar as coisas e responder as suas dúvidas, ainda que as respostas pareçam óbvias. A predisposição é um aspecto fundamental para que um projeto chegue a um bom resultado e para que o cliente fique satisfeito. Você não precisa ensinar absolutamente tudo, mas ele precisa te entender e, em grande parte, essa é a responsabilidade de um bom profissional.

4-    Antecipe-se na comunicação

Manter uma comunicação fluída com o cliente é muito importante, e a maioria dos inconvenientes em um projeto surge por este ponto. Muitos clientes costumam valorizar os profissionais que não esperam um pedido para mostrar adiantamentos. Neste sentido, a proatividade é uma grande vantagem.

Mostra sempre que você não está esperando a comunicação do cliente para demonstrar que está trabalhando em seus requerimentos. Tente se adiantar aos seus pedidos e esteja sempre disposto a responder as suas consultas e resolver os inconvenientes que possam surgir. Mantenha-o atualizado do curso do seu trabalho e não poupe perguntas, respostas nem comunicação de nenhum tipo. Para que a comunicação seja fluída, é imprescindível que seja organizada. Tente entender o cliente e facilitar a comunicação.

5-    Ofereça um pouco mais

Oferecer mais do que o cliente solicita sempre é bem vindo. Isto não significa que você trabalhe de graça nem nada disso, mas você sempre pode surpreendê-lo com requerimentos que ele não solicitou e que você tem certeza que são benéficos para o seu projeto. Sem dúvidas, este tipo de atitude será valorizada pela maioria dos clientes, e será de grande ajuda na hora de alcançar os melhores resultados.

Mas, se além de crescer como freelancer o seu objetivo também é conseguir relações de longo prazo com os seus clientes, esta característica com certeza será significativa para os clientes na hora de te recontratar no futuro.

Definitivamente, um projeto começa antes de você ser contratado. Um pequeno esforço e uma boa organização antes de ser contratado não só poderão te ajudar a ser selecionado em mais projetos, mas também são fundamentais para que um projeto chegue aos melhores resultados. A melhor forma de caminhar bem é começar com o pé certo, e lembre-se que para ser um bom profissional, não basta ter talento. Também é preciso entender claramente os objetivos do cliente e saber como cumpri-los de forma bem sucedida.

Autor: Lucas Moore, Suporte e moderação na Workana. Formado em Comunicação Social, amante da música, dos livros e do humor.

Un comentario
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *