5 formas de agregar valor para o seu cliente

Em vários artigos, já conversamos sobre como ideias e conhecimentos extras que o profissional agrega podem ser de muita utilidade para o cliente. De fato, é um dos pontos fundamentais para justificar preços. Contudo, dito assim pode parecer um pouco abstrato… como realmente agregar valor?

1. Entenda o contexto

É fundamental ter uma ideia geral do negócio do cliente e como seu projeto ou responsabilidade opera dentro dele. Conhecer o objetivo macro e o mercado para o qual aponta, por exemplo, são pontos muito importantes.

2. Aproveite sua experiência

Relacione o projeto com o que você conhece sobre a função e experiências que você já teve anteriormente. Alguma vez você viu algo parecido ao que o cliente está querendo desenvolver? Funcionou naquela ocasião? Há outras formas de fazê-lo?

3. Investigue

Muitas vezes, o cliente pede que um projeto se complete de certa forma, porque não conhece outro modo ou simplesmente alguém sugeriu que o fizesse assim. Contudo, talvez haja enfoques melhores, por isso é sempre bom fazer uma pequena investigação antes de começar o trabalho. Por exemplo, no caso de um projeto de redação de um artigo, sua contribuição pode ser uma forma diferente de separar melhor os parágrafos ou incluir os links em outras páginas. No caso do design de banners, você pode contribuir no que tange aos tamanhos, ao estilo ou ao software com o qual serão desenvolvidos.

4. Ofereça serviços adicionais

Se, por exemplo, além de ser um especialista em publicidade digital, você tiver boa redação criativa, talvez sirva para o cliente canalizar, através de você, mais de uma necessidade de seu negócio. Claro que para isso, é crucial ser um excelente profissional e que o cliente esteja tão contente com seu trabalho que queira te dar mais atividades para fazer.

5. Fale!

Nada disso é útil se não houver uma comunicação fluida com o cliente. Você deve se animar em escrever ou ligar para ele, para contar as suas ideias. Por outro lado, se o cliente pede sua opinião sobre outros temas, aproveite a oportunidade para realmente revisar o caso e fazer comentários valiosos.

Às vezes, serão necessários somente alguns minutos do seu tempo e lhe permitirá mostrar não só os seus conhecimentos ou criatividade em certa área, mas também se converter gradualmente em um colaborador valioso para o seu cliente.

Texto original de Alejandro Kikuchi
Tradução e Adaptação por Equipe Freelaholic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *