7 ferramentas que todo redator freelancer deve conhecer para conquistar mais projetos

Se você é redator freelancer sabe que “tempo é dinheiro” mesmo!

Afinal, quanto mais ferramentas e opções você tiver para facilitar o seu trabalho, mas rápido conseguirá resultados. E se trabalha com conteúdo para web, conhece bem  as dificuldades dessa área que exige bastante pesquisa, concentração, dedicação…

A categoria de Tradução e Conteúdos na Workana é uma das mais buscadas pelos clientes e para facilitar sua vida no mundo do conteúdo web separamos a seguir 7 ótimas ferramentas para ajudar sua vida de redator e a conseguir mais projetos.

São sites e aplicativos que podem fazer toda a diferença em seu trabalho. Confira a seguir:

1. Google Docs

Google Docs
A primeira e mais básica ferramenta que você precisa conhecer (e fazer uso!) é o Google Docs. Você pode criar e editar documentos online, de qualquer dispositivo logado à sua conta Google.

Entre as facilidades estão o compartilhamento de texto através de links, a possibilidade de revisão e comentários serem feitos diretamente pelo cliente no documento, contagem de palavras e compatibilidade com o Word.

Mesmo que você tenha de enviar o arquivo para o cliente em outro formato depois, utilizar o Google Docs durante a criação já ajuda a manter tudo organizado e sem o risco de perdê-los.

2. Google Trends 

Google Trends

Outra ferramenta Google indispensável para o readator freelancer é o Google Trends. Você provavelmente já faz uso dele para pesquisar os termos mais buscados do momento e também para checar suas estratégias de SEO.

A dica aqui é usar essa visualização mais dinâmica e colorida para conferir os principais tópicos do momento.

3. Asana

O Asana é uma ótima ferramenta de organização, não apenas para redatores, mas para freelancers em geral. Você pode trabalhar sozinho ou em equipe, de maneira organizada, através de compartilhamentos e chats num mesmo lugar.

Ele permite que você organize prazos e tarefas, criando listas e murais. Há também calendários, possibilidade de integração com e-mail e uma versão para smartphone, que mantém todas as ações sincronizadas.

4. Postcron

PostCron
Entre as principais atribuições do redator online estão a criação e compartilhamento de conteúdos nas redes sociais. Na Workana, por exemplo, todos os dias são publicados inúmeros projetos de clientes e empresas que querem alguém para administrar suas mídias sociais e aumentar o engajamento.

Uma boa ferramenta para planejamento de posts é o PostCron, que programa postagens no Instagram, Facebook, Twitter, entre outros. Os posts e conteúdos ficam agendados e são publicados automaticamente em todas as redes selecionadas.

5. Pexels

Pexels

Geralmente, o redator também é responsável por encontrar a imagem para ilustrar o trabalho. Muitos clientes contratam o profissional que possa fazer o trabalho completo, inclusive com imagens.  

A dica é utilizar sites como o Pexels, um banco de imagens com milhares de opções de licença gratuita. Clique aqui para conferir dicas de como otimizar suas imagens em SEO.

6. Unstuck

Unstuck

A ferramenta online, disponível em inglês, oferece uma espécie de ajuda, também para freelancers, principalmente escritores, cujos fatores externos e estresse podem afetar muito seu trabalho de criação.

A ideia do Unstuck é fornecer um momento de inspiração, motivação, dicas e soluções para os momentos em que você se sentir “travado” e precisar de uma forcinha extra. 

7. Byword

Byword
Disponível na Mac e App Store, o Byword permite que você comece a escrever em um dispositivo e compartilhe o que começou em outros.

Você pode exportar para HTML, PDF ou apenas texto, sincronizando para o iCloud ou Dropbox. É uma ótima maneira de anotar rapidamente novos tópicos, ideias ou inspirações para um novo artigo, por exemplo, onde você estiver; e dar continuidade depois.

Portanto, mãos à obra! Adote as ferramentas perfeitas para seu trabalho e produza muito mais conteúdo com rapidez e facilidade. E lembre-se de manter em dia seu perfil na Workana e enviar propostas para os clientes na plataforma. Boa sorte!

Redatora e tradutora freelancer. Apaixonada por literatura, empreendimentos, novidades e tecnologia.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated