A importância de saber um segundo idioma

Se você ainda trabalha principalmente com clientes que falam sua própria língua nativa, provavelmente não vai demorar muito para que você experimente o Freelancing Internacional com clientes de outras culturas e línguas.

Consideremos, então, a importância da gestão de uma segunda língua (no post, nos referimos a um “segundo” idioma, mas pode ser “terceiro”, “quarto” ou quantos você quiser). É verdade que o Inglês é considerado hoje a língua dos negócios, mas os benefícios sobre os quais iremos discutir se aplicam a qualquer outra língua que você domine ou queira aprender, que não seja sua língua materna.

Com o mercado global de hoje e as novas tecnologias, não é preciso se deslocar para ter acesso a clientes de qualquer lugar do mundo. Você não precisa ter disponibilidade de viajar para ser um freelancer internacional.

Por que é importante saber um segundo idioma?

Ele aumenta o seu leque de clientes potenciais

Talvez você tenha um cliente em contato com você, mas suas respostas são difíceis de entender (porque você não sabe o idioma) e não há outra pessoa que tenha entendido que possa explicar. Conhecer uma segunda língua pode abrir mais portas e ampliar a gama de clientes com quem você interage.

Você pode aceitar mais projetos

Dentro de sua especialidade, você também pode aceitar projetos em que possa aplicar essa língua e ganhar mais trabalho. Se você não souber uma segunda ou terceira língua, o número de projetos que você pode aceitar será mais limitado.

Você gera networking

Estar sempre antenado a potenciais clientes e colegas é essencial. E usar uma segunda língua a seu favor abre novos horizontes nesse sentido. Quem sabe alguma empresa ou associação possa conduzir uma reunião, um café ou um happy-hour com estrangeiros?

Você desfrutar do benefício de falar a língua nativa do seu cliente

Isso é muito valorizado. Seja em uma reunião cara a cara ou pela internet, o cliente vai apreciar esse diferencial: ele vai se sentir mais à vontade para se expressar sem limitações linguísticas.

Quando você viaja, você cria vínculos com os nativos

Suas possibilidades de comunicação e de relacionamento aumentam, você mergulha na cultura local, cria um outro tipo de ligação com o lugar e as pessoas – e isso é essencial para o seu crescimento pessoal e profissional.

Você gera mais lucro

Você tem a possiblidade de ter uma renda maior, trabalhando com moedas estrangeiras. Conhecer uma segunda língua pode impactar diretamente o seu potencial de crescimento econômico.

Como recomendação, se você decidir estudar uma segunda língua ou se você já trabalha dessa forma, é importante que, além de aulas “acadêmicas”, você pratique regularmente com nativos: com eles você vai aprender o vocabulário, expressões e estruturas necessárias para o dia-a-dia. E, para isso, existem muitos sites que podem ajudá-lo, sem precisar sair de casa. É só você fazer sua própria pesquisa online 😉

Aprender uma nova língua e desenvolver fluência requer tempo, dedicação e empenho nos quais você deve estar preparado para investir, porque vale a pena. Além dos benefícios profissionais de que você pode desfrutar, um segundo idioma vai agregar muito à sua vida pessoal também. Então, se você tiver a oportunidade, o tempo e a vontade, não pense duas vezes.

Post original: Jesica Mraz
Tradução e adaptação: Analuísa Bessa

Un comentario
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *