A incrível arte de trabalhar freelance

A incrível arte de trabalhar freelance

Parece um sonho para muitas pessoas poder trabalhar em casa e garantir uma renda gratificante com isso.

O que muitos não sabem é que trabalhar como freelance não é algo tão simples quanto parece. Não é só ter uma mesa, computador e alguns clientes.

O trabalho freelance exige muita dedicação, até mais do que um trabalho registrado em CLT, com 8 horas de trabalho diárias. Trabalhamos às vezes mais que 8 horas, e o período do dia pode ser qualquer um!

Trabalhar por muitas horas, sem às vezes ganhar muito por isso, mas para investir no que acreditamos e para satisfazer os clientes que confiaram para nós a imagem de sua empresa ou serviço.

A organização é fundamental. Saber dividir tarefas e dedicar tempo para cada uma é muito importante para que todos os trabalhos sejam realizados.

O freelancer também trabalha como uma empresa física. Ele precisa controlar e administrar o fluxo de trabalhos para que não se perca, ou faça promessas que não possa cumprir aos seus clientes.

Não adianta querer abraçar o mundo e aceitar projetos grandes, com prazos apertados, dos quais você não tem capacidade para executar com tempo e qualidade.

A qualidade é outro item que tem que existir no trabalho freelance.

Se os clientes percebem que seus concorrentes fazem um trabalho melhor pelo mesmo valor, consequentemente irão deixar de contratar seus serviços.

O freelancer precisa se organizar, saber administrar seus trabalhos, e estar sempre se atualizando. Fazer cursos online ou presenciais para agregar valor ao seu trabalho. Então, além das horas durante o dia, nas madrugadas, ele tem também que saber encaixar momentos de aprendizagem.

Não podemos deixar de pensar na concorrência, como dissemos anteriormente. Temos que acompanhar as tendências do mercado e fazer com que nosso trabalho encante o cliente para que ele não migre para outros prestadores do mesmo serviço.

No trabalho freelance há muita concorrência e saber como se destacar faz toda a diferença quando você recebe um cliente que quer sempre um “algo a mais”.

Conquistar e fidelizar os clientes é um trabalho contínuo do freelancer. Todas essas ações, que caberiam em uma empresa a departamentos diferentes, muitas vezes são feitas por apenas uma pessoa.

O freelancer é o criador, divulgador e responsável por manter os clientes satisfeitos. Um trabalho que exige muitos conhecimentos técnicos (para desenvolver a criação de peças, artigos, etc), conhecimentos administrativos e comerciais.

Ele precisa trabalhar bem, ser especialista em sua área, e saber vender o seu peixe.

Não é uma tarefa fácil, mas para os que amam desafios é muito gratificante quando começam a surgir os resultadosO primeiro job conquistado, o primeiro case de sucesso, a primeira colocação no Workana! Como isso nos orgulha, e nos faz acreditar que estamos apenas no começo!

Com pouco tempo de agência, conquistamos grandes feitos, e buscamos mais a cada dia. Trabalhar como freelance é cansativo, é estressante, como todo trabalho. Saber como ser freelance e como obter resultados faz toda a diferença. 

Descubra por você mesmo, mergulhe no mundo do freelancing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *