Aposentados trabalhando como freelancer: uma nova oportunidade

Aposentados trabalhando como freelancer: uma nova oportunidade

Acordar de forma voluntária, sem despertadores ou pressa. Ficar um tempinho na cama e espreguiçar antes de colocar os pés do chão para começar o dia. Caminhar calmamente para ligar a cafeteira e a televisão, enquanto fazemos a rotina de higiene matutina. Logo, sentar-nos a escutar as notícias com uma deliciosa xícara de café fresquinho, planejar o dia e responder as mensagens do Whatsapp e compartilhar algo no Facebook. Enfim, preparar-nos para nossos afazeres cotidianos…

Já ficaram para trás aqueles tempos que precisávamos sair correndo, com o tempo sempre apertado e uma agenda recheada de responsabilidades, ocupações e muito stress… Já não é necessário fazer acrobacias dignas de um avatar de viodeogame para conseguir tomar um desjejum minimamente nutritivo, preparar tudo que os filhos precisam para a escola, colocar a roupa para lavar, adiantar questões urgentes pelo telefone e ainda garantir uma aparência fresca e radiante antes de sair de casa para o trabalhoSim, tudo isso ficou para trás…

Claro, estamos aposentados!

Chegamos à “melhor idade”, etapa para a qual nos preparamos desde jovens, contribuindo para a previdência social e economizando todos os meses. Etapa também que sonhamos poder desfrutar do tempo livre que temos por diante. E acumulamos muitas ilusões pendentes, porque já não sentimos a pressão das obrigações, contas da casa, hipotecas, colégios das crianças, compras, etc. Tudo isso ficou para trás, porém….

Sempre há um “porém” que nos traz de volta à realidade!

Despertar para a aposentadoria, na verdade, também significa… Ilusão pelas viagens que você não faz só por pensar no peso que carregar tantos remédios. Não ir ao cinema porque, provavelmente, você dormirá ao chegar ou bem no meio do filme. Não ir à academia, porque você pode se cansar só de vestir uma roupa mais ajustada e incômoda.

E visitar os netos? Ah, eles já cresceram e estão na época de se divertir com seus amigos tecnológicos. E compartilham uma linguagem e uma música que te parecem difícil de assimilar.

Então, você pode pensar que suas funções, daqui por diante, deverão ser adotar um gatinho , fazer tricô, ler e ver televisão para ver se o sono chega mais rápido. Ou somente se distrair por um momento no computador, vendo sites de ofertas, notícias ou mandando e-mails…

Essa sensação de “folga” pode durar certo tempo e variar de acordo com nosso temperamento. E se sempre fomos ativos por muitas horas, dias, semanas ou anos, podemos começar a nos sentir entediados e até ter sentimento de culpa por não estar fazendo algo produtivo.

É neste ponto que começamos a pensar em encontrar um emprego de meia jornada (tempo parcial). Porém, percebemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e que as tecnologias se atualizam tão rapidamente que acabamos ficando em desvantagem. Além disso, voltar a ter chefes e horários fixos, definitivamente, não está nos nossos planos…

Então, lemos um artigo sobre freelancers e pensamos… “Isso poderia servir para mim?

E a resposta é… Claro que sim! 

Um freelancer é uma pessoa que trabalha de maneira independente, utilizando suas competências, habilidades e destrezas para desenvolver conteúdos em diferentes áreas de atuação. Orientando-se sempre a atender as necessidades e expectativas dos clientes que requerem seus serviços.

Para começar a trabalhar como freelancer, existem diferentes plataformas como a Workana. Nela, diversas empresas e clientes de todo o mundo buscam contratar um profissional independente para executar seus projetos.

Agora… Como isso pode ajudar um aposentado?

É muito simples… Você tem experiência de vida, conhecimentos adquiridos na sua área profissional e, acima de tudo, conta com tempo! Além dos benefícios a nível neurológico e cognitivo que proporciona estar intelectualmente ativo e ocupado em atividades que também sejam lucrativas!

Ok, tudo está muito simpático e cor de rosa até aqui, certo? Porém, você pode pensar…

“Mas o que eu posso saber de SEO, WordPress, Keywords, e todas estas outras coisas tecnológicas?”

Não se preocupe, pois a falta de conhecimentos nestas competências específicas não deve ser um impedimento para esta nova oportunidade. Workana conta com vários freelancers que podem realizar muito bem estes tipos de trabalho! E você só precisa aplicar sua candidatura àqueles projetos que tenham a ver com suas habilidades e que você se sinta preparado para executar com segurança.

Como começar a trabalhar como freelancer?

É muito simples! Primeiro, basta ligar seu computador e acessar: www.workana.com.

Então, é só seguir os seguintes passos:

  • Registro/Cadastro na plataforma: coloque seu correio eletrônico (e-mail), escolha uma senha e faça login. Logo, você poderá elaborar seu perfil profissional como freelancer, ressaltando suas competências, formação acadêmica, experiências profissional e outros dados que considerar relevante informar a potenciais clientes.

Para se registrar na plataforma Workana, basta clicar aqui!

  • Assessoria: não tenha dúvidas de buscar ajudar para esclarecer suas dúvidas. Esta página conta com uma equipe de assessores que te brindam uma orientação sobre as melhores estratégias para conseguir te posicionar como freelancer.
  • Buscar projetos de acordo ao seu perfil: Workana enviará diariamente os projetos que requerem suas habilidades naquele momento. E você também pode acessar a plataforma, buscar projetos e conferir todos os trabalhos que estão disponíveis nas suas áreas de atuação. Lembre-se que a plataforma se atualiza constantemente.
  • Ofertar: esta é a melhor parte! Depois de encontrar os projetos compatíveis com suas habilidades, você pode oferecer suas estratégias e ideias para desenvolver este projeto e enviar sua proposta de acordo com o orçamento delimitado pelo cliente.
  • Manter contato: ao ser selecionado, você começará a ter comunicação com seu cliente para desenvolver conjuntamente este novo projeto. É importante ter a responsabilidade de cumprir com os prazos acordados e sempre respeitar as normas estabelecidas na Workana, como as políticas de privacidade.
  • Ferramentas: você precisará de um computador, acesso à Internet e muita criatividade!

 Anime-se!

Atreva-se a começar uma experiência única no mundo da tecnologia que deixará todos seus amigos aposentados boquiabertos.

Agora, você já conhece seu novo emprego como aposentado, sem stresse com muitas novidades à sua espera. Una-se, assim como eu, a esta grande equipe que me deu novas e emocionantes oportunidades.

Sou Esther, estou aposentada e sou orgulhosamente freelancer na Workana!

Desejo muita sorte e muito sucesso para você!!!