Post de Convidado: Como apresentar um orçamento a um cliente

Quais os pontos a considerar na definição de um orçamento para um projeto e como negociar o valor com o cliente? Oscar Fernandez, profissional de Web Design e Desenvolvimento, que tem um perfil Hero na Workana e já tem oito projetos concluídos, além de outros três em andamento, nos escreve hoje.

Ao fazer um orçamento para desenvolvimento web, é importante, em primeiro lugar, avaliar bem o projeto. Embora alguns tenham semelhanças, cada projeto é único e, por menores que sejam, devem receber um atendimento personalizado. Do contrário, cairíamos no uso de templates, reciclagem de código, projetos e/ou modelos, etc. Isso é contraproducente, tanto para o cliente quanto para nós. Para o cliente, porque seu site vai se parecer ou será idêntico ao de outros milhares por aí na Internet, e para nós pela mesma razão. Não há nada de atraente em um portfólio com todos os trabalhos iguais.

Durante a reunião

Quando você está falando com o cliente, nunca dê um preço final para um projeto do qual você ainda não tenha visto todos os detalhes ou se houver apenas algumas ideias, mas nada definitivo. Depois, você pode se arrepender, já que pode levar mais tempo do que pensava e, no final, só ganhar uma porcentagem do que ele realmente valia, tudo porque deu um preço de cara. Além disso, isso significaria pouco profissionalismo – afinal, como você pode dar ao cliente um orçamento sem qualquer análise prévia ou avaliação do projeto?

Se o cliente, durante a reunião, está ansioso para ouvir um preço, o que você pode fazer é dar uma faixa de preço ou dizer que cobrou um valor tal por um trabalho semelhante. Desta forma, você poderá definir o quanto realmente vale o serviço, sem se comprometer com um preço específico, pois, como mencionado anteriormente, todos os projetos são únicos.

Avaliação

presentarle un presupuesto al clienteLogo que você se reunir com seu cliente, analise bem e com paciência o projeto com todo o material fornecido. Calcule o prazo estimado e proponha um preço e data de entrega, tendo sempre em mente que podem ocorrer retrocessos que não dependam de você. Eu, pessoalmente, geralmente proponho uma ou duas semanas a mais do tempo necessário como prazo de entrega.

O custo do projeto, você pode calcular por hora (geralmente entre USD 20 e USD 40 por hora) e o tempo de desenvolvimento, você pode calcular com base nas horas que você dedicar ao projeto por dia. No meu caso, eu não costumo dedicar a um projeto mais de três horas por dia, já que, como freelancer, é sempre aconselhável não viver apenas de um projeto, mas sim trabalhar em três ou quatro por vez.

Negociação

Uma vez feita a avaliação, não tenha medo de cobrar do cliente $1.500, $3.000 ou mais (desde que seja um preço razoável), com base em sua experiência e comparando com preços de outras empresas e/ou freelancers. Se o seu trabalho é bem feito e tem um portfólio para apoiá-lo, é lógico que cobrará um preço à altura.

Considere também que, naturalmente, o cliente irá tentar negociar o preço. Neste caso, é aconselhável não descer mais de 10% ou 15% do preço proposto, pois isso poderia ser interpretado como falta de apreciação por seu próprio trabalho. Pode acontecer até que o cliente peça um desconto de 50%. Nesta situação, pode ser melhor deixar passar a oportunidade, porque, obviamente, as expectativas são muito diferentes. Em um caso assim, é melhor não aceitar o projeto e sim um outro mais de acordo com seus interesses. Por favor, tenha em mente que concordar com um orçamento mais baixo não vai fazer com que o cliente se sinta menos no direito de fazer exigências ou solicitar alterações. Então, de antemão, é melhor evitar conflitos.

Se você trabalha na Workana, o bom é que você pode esperar pelo depósito de segurança para iniciar o trabalho. Se você trabalha com clientes fora da plataforma, é sempre aconselhável fazer um contrato por escrito e solicitar um sinal ou adiantamento antes de desenvolver o projeto. Isso não só protege você economicamente, porque o cliente já investiu dinheiro que não gostaria de perder, mas também demonstra o seu profissionalismo e que sabe fazer bem o seu trabalho.

Texto original de Oscar Fernandez
Tradução e adaptação de Analuísa Bessa
4 Comentarios
  1. Muito legal, parabéns pelo post!
    Estou iniciando na carreira, e será muito útil!
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *