Aumentar a equipe de trabalho

Você já pensou que bom seria poder contar com profissionais que pudessem te ajudar em seu trabalho diário e que te permitissem pegar mais projetos sem descuidar dos seus clientes e aumentar os seus ganhos?

Muitas vezes pensamos que o fato de ter uma equipe de trabalho implica contratações mensais e muito tempo para gerenciar e controlar o trabalho da equipe (quando não temos uma renda fixa e nem a certeza de quanto trabalho iremos conseguir este mês). A boa notícia: isto não tem por que ser assim!

Fonte: 드림포유
Fonte: 드림포유

Neste artigo vamos te mostrar alguns passos para aumentar a sua equipe, e consequentemente os seus ganhos, contratando profissionais como você: freelancers.

  • Seu empreendimento:

Antes de mais nada, é importante que você estabeleça metas para o seu negócio: é essencial ir pautando objetivos pequenos e alcançáveis para se manter motivado e alinhado.

Por exemplo:

. Organize os trabalhos que você pode realizar dentro da sua área e os que você ainda não faz (assim você poderá saber a qual profissional deveria buscar prioritariamente, para poder iniciar o seu crescimento).

. Quantos clientes você possui atualmente? O seu objetivo a curto prazo poderia ser aumentar em  10% a quantidade de clientes.  

. Quanto tempo você dedica ao trabalho hoje? Você pode trabalhar mais horas? Quantas horas a mais você precisa para poder alcançar 10% a mais de trabalho? (lembre-se de que depois este tempo será repartido entre a equipe).

Estabelecer pequenas metas é o melhor caminho, já que são objetivos reais que você poderá cumprir a curto prazo e que te deixarão motivado para avançar com o passo seguinte.

  • A sua equipe:

O mais importante na hora de formar a sua equipe é encontrar profissionais idôneos, que compartilhem a sua metodologia e compromisso com o trabalho. Desta maneira, todas as pessoas que trabalharem com você estarão alinhadas e conseguirão resultados melhores.

Inicialmente, você pode entrar em contato com profissionais conhecidos para ver a sua disponibilidade e vontade de trabalhar com você. Saber quais tarefas você poderia delegar, quanto tempo estarão disponíveis, estabelecer um bom vínculo e pautar a metodologia de trabalho (como farão para estabelecer o cronograma, os feedbacks e comunicações, como seria a distribuição de tarefas, o custo/hora do seu trabalho e qualquer outro ponto que você ache conveniente estipular antes de dar o grande passo).

Assim você poderá ter uma carteira de profissionais, catalogados de acordo com as suas áreas de expertise, disponibilidade, valores, etc., e então estará pronto para começar o segundo passo: conquistar clientes.

  • Os seus clientes:

Depois de estabelecer os seus objetivos e ter a sua possível equipe formada, é o momento de dar o próximo passo: conseguir novos trabalhos.

Neste ponto, você tem dois potenciais targets:

Entrar em contato com os seus clientes atuais e fazê-los saber que você está expandindo a sua área de desenvolvimento (para que saibam que podem contar contigo para outro tipo de trabalho, além do que você vinha oferecendo até o momento).

* E, claro, encarar novos clientes e novos projetos.

Como você deve ter notado, dar este passo não é tão complicado. Requer organização, foco e disposição. Ampliar a sua equipe não significa (necessariamente) contratar funcionários que trabalhem 8 horas por dia em um escritório. É possível começar simplesmente estabelecendo contato com outros profissionais e, com base nisto, iniciar a busca de mais e melhores projetos. Você verá como, gradativamente, poderá ir crescendo e se aventurando em novos horizontes. Como sempre, a nossa equipe na Workana está disponível para te ajudar no que precisar!

Autora: Pâmela Miranda. Partner Developer na Workana, Analista em Recursos Humanos, Amante dos animais, do cinema e da cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *