Como aumentar a sua produtividade? 4 ferramentas para gerenciar o seu tempo

Como aumentar a sua produtividade? 4 ferramentas para gerenciar o seu tempo

Aumentar sua produtividade pode ser mais simples do que você imagina. Hoje vamos revisar algumas ferramentas que te ajudarão a ficar mais concentrado e entregar trabalhos com melhor qualidade em menor tempo.

Multitasking poderia ser definido como “fazer várias tarefas ao mesmo tempo”; mesmo que por muitos ele é visto como um gênio que faz malabarismos com as suas tarefas, a verdade é que ser um profissional multitasking acaba com a sua produtividade e te impede de dar o seu melhor. Aqui você pode ver algumas dicas para se organizar com vários projetos ao mesmo tempo!

O multitasking faz com que você trabalhe mais lento -já que a sua mente deve se ocupar de todas as tarefas que você está tentando realizar simultaneamente-, também gera estresse, debilita a sua intensidade e capacidade para os detalhes, bloqueia a sua criatividade e causa atrasos no seu trabalho.

Felizmente, existem muitíssimas técnicas, ferramentas e aplicações desenhadas exclusivamente para evitar o multitasking e ajudá-lo a aumentar sua produtividade. E o melhor de tudo é que são online, gratuitas, muito simples de usar e servem para todos os sistemas operacionais. Além do mais, não se esqueça de revisar as ferramentas que estão disponíveis no Vida Freela, pois serão muito úteis para organizar aspectos mais técnicos do seu trabalho.

Aplicações gratuitas para aumentar a sua produtividade

Imagine que você pode fazer mais em menos tempo e tem a capacidade de se concentrar, apenas e exclusivamente, nessa tarefa importante sem medo de ser distraído.

Especialmente para isso foram desenhadas estas quatro ferramentas que compartilhamos com você a seguir e se forem bem utilizadas farão da sua produtividade a sua melhor arma.

1. Pomodoro

productividad pomodoroJá trabalhou alguma vez usando tomates? Pode parecer estranho, mas é uma verdadeira maravilha e com eles a sua produtividade está garantida.   Ao menos com um deles: o pomodoro, uma técnica de administração do tempo com uma dinâmica muito simples que melhora a sua agilidade mental e ajuda a concluir as tarefas em menor tempo e de forma mais eficaz.

O método foi nomeado assim devido a forma de tomate de um clássico relógio de cozinha que o criador da técnica tinha no final dos anos 80, o italiano Francesco Cirillo; e consiste em estar um período de 25 minutos (chamado pomodoro) executando uma única tarefa, e em seguida, fazer uma pausa de cinco minutos e de novo voltar à carga.

Para testar esta técnica você pode utilizar um temporizador manual, ou ainda mais fácil: fazer o download do pomodoro em seu computador. Existem opções para todos os gostos e para todos os sistemas operacionais. Você também pode experimentar o Workana Time Report, que medirá o tempo que você trabalha em cada projeto.

2. Rainy Mood

Você sabia que está comprovado que o som da chuva relaxa, desativa a torrente de pensamentos, favorece a concentração e é ideal para trabalhar?

Para não ter que ficar esperando a chuva, existe o Rainy Mood, uma ferramenta online especialmente concebida para aqueles que trabalham em casa possam aumentar sua produtividade.

Seu funcionamento é bem simples e não precisa baixar nenhum componente extra (somente ter o Flash instalado). Para começar a usá-lo você só tem que entrar na internet e automaticamente começará a reproduzir de fundo um agradável som de chuva para que você possa trabalhar em suas tarefas com mais foco e concentração. 

3. Stayfocusd

Se você utiliza o Google Chrome como navegador principal, com certeza gostará deste complemento. Mas se não usar, talvez depois de saber do que se trata é provável que mude de opinião.

O Stayfocusd é uma extensão gratuita que o Google Chrome oferece e que permite aumentar sua produtividade ao limitar o tempo que você pode passar em sites que geram desperdícios de tempo como o Facebook ou Twitter.

Seu funcionamento é muito simples: depois de instalar a extensão, te permitirá criar uma “lista negra” de páginas da web que você deseja bloquear ou restringir durante o seu horário de trabalho e uma “lista branca” de páginas que você precisa acessar sempre.

É um acessório ideal para não se perder nas redes sociais, parar de verificar o e-mail a toda hora e resistir assistir a vídeos no YouTube. 

4. Work Rave

Esta ferramenta irá tirar seu fôlego, porque não vai deixá-lo escapar dos exercícios físicos. Você pode configurá-la, programá-la com um timer e a cada determinado tempo interromperá suas tarefas no computador para ajudá-lo a descansar por alguns minutos e também fazer exercícios físicos.

 

O que você achou destes acessórios para aumentar sua produtividade? Se usados adequadamente, podem ser a solução definitiva para afastar o multitasking, agora você já sabe: experimente a todos eles e venha nos contar como foi!

Caso, você conheça algum freelancer que precisa de uma dose extra de produtividade, não duvide em compartilhar com ele este post, com certeza te agradecerá muito.

Se jogue agora no mundo do trabalho Independente! Veja os projetos publicados!

Para começar o seu empreendimento, você precisa da ajuda de especialistas. Conheça os melhores aqui! Você só precisa criar um projeto na Workana e poderá contratá-los durante o tempo que quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *