5 ferramentas para avaliar as fontes em um mundo de notícias falsas

5 ferramentas para avaliar as fontes em um mundo de notícias falsas

Já não é mais uma novidade que as redes sociais tornaram-se na nova forma de obter informação. Numerosos estudos atestam que, hoje, a grande maioria dos jovens se informam pelo Facebook, Twitter e outras redes sociais.

A quantidade de informação que estamos expostos é gigantesca. E se bem é certo, as notícias falsas ou sem checar não são de agora, mas atualmente o fluxo de informação consumida tem crescido exponencialmente. Por esta razão, verificar a informação recebida é essencial para filtrar a verdadeira informação.

Aqui te apresentamos 5 ferramentas que podem te ajudar a detectar notícias falsas:

1- The Satnford History Group: Muito conhecida nos Estados Unidos pelos professores de História, The Stanford History Group publicou uma investigação profunda sobre como avaliar a informação online. Este estudo está dirigido aos professores e contém exercícios para seus alunos. No entanto, a sua leitura é realmente interessante para quem quer adquirir um olhar crítico mediante a quantidade esmagadora de notícias que você recebe todos os dias.

2- Allsides: Este site é ideal para fazer comparações de um mesmo acontecimento através de diferentes perspectivas. Os usuários podem qualificar uma notícia de acordo com a sua ideologia (esquerda, centro ou direita) e cada meio de comunicação vai obtendo uma determinada ideologia de acordo com os usuários. É muito interessante para ler sobre um fato de uma ou outra perspectiva.

3- Politifact: Este site foi criado pela Tampa Bay Times e foi ganhador do Prêmio Pullitzer em verificar informação online. Em termos gerais, o que ele faz é checar a informação de diferentes meios de comunicação, e declarações de políticos para catalogá-las como verdadeiras ou falsas. É muito preciso e posta informação a uma grande velocidade. O site chequeado.com na Argentina realiza algo semelhante.

4- Factcheck.org: Este projeto da Universidade de Pensilvânia também se encarrega de checar notícias difundidas pelos meios de comunicação, mas o mais interessante talvez seja a sua seção sobre o conteúdo viral, no qual dizem se uma informação é verdadeira ou não. Também oferece a oportunidade de fazer perguntas para que você  cheque a informação e publique sua veracidade.

5- Google Custom Search: Esta ferramenta do Google permite selecionar sites que você deseja pesquisar informação e personalizar as suas pesquisas de acordo com as fontes que você considera mais confiáveis.

Esperamos que essas ferramentas sejam úteis para você, experimente-as e depois conte pra gente como foi.

 Lucas Moore (@lucasgmoore) trabalha na Workana na área de Suporte e Moderação. Veja seu perfil profissional!

Se você é um profissional independente, veja as ferramentas projetadas para você no VidaFree.la, como a Calculadora Freela, que te ajudará saber quanto cobrar como freelancer ou ver de maneira dinâmica quanto cobram por hora os freelas da América Latina. Veja os projetos publicados na Workana e envie sua proposta.

Se você é um empreendedor, saber como criar um app ou um site será muito útil. Crie um projeto na Workana e contrate freelancers para te ajudar a desenvolver o seu negocio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *