Bem estar no trabalho: dicas para aumentar sua felicidade

Se você deseja estimular sua produtividade, a receita para o sucesso é simples e intuitiva. É buscar uma forma de se sentir bem na hora de trabalhar. Para isso, separamos algumas dicas para ajudar você a controlar as condições de seu ambiente de trabalho, de modo a promover uma sensação de bem estar que renove sua produtividade. O mais legal: as dicas valem para qualquer ambiente de trabalho, seja um home office, um coworking ou um escritório normal 😉

A temperatura ideal

working on laptopMuitas vezes, perdemos tempo e concentração lutando com o ar condicionado. Quando fica muito frio, diminuímos o ar. Aí fica muito quente, então paramos para aumentar a intensidade do ar. Infelizmente, todas essas pausas e o desconforto de uma temperatura quente ou fria demais atrapalham nossa produtividade. Por isso, o ideal é buscar a temperatura mais próxima do ideal e deixar nela. E, para não arriscar passar frio ou calor, blusas de meia-manga complementam nossa produção, tornando o frio menos frio – e o calor menos quente.

O segredo da produtividade: a vista “descansada”

Um dos maiores problemas de quem trabalha na frente do computador (que é o caso da maioria dos freelancers por aí) é a vista cansada. E isso acontece por um motivo muito simples: nós piscamos menos na frente do computador. Isso acontece por conta da iluminação e do foco no trabalho que estamos fazendo, o que nos faz, inconscientemente, piscar menos.

Isso diminui a lubrificação dos olhos e facilita o cansaço da vista, coisa que pode resultar em dores de cabeça e fadiga mental. E a solução é tão simples e você encontra em qualquer farmácia: lubrificante ocular.

Não é remédio – então, não tem contraindicações. Não é “químico”, então não causa problemas. O lubrificante ocular é como se fosse uma lágrima feita em laboratório. Ele repõe a lubrificação natural da vista, que não está fazendo efeito porque não estamos piscando. Logo, é uma ótima forma de recuperar nossa produtividade, prevenir a vista cansada e retomar nosso foco no trabalho.

Escolhendo o look ideal para trabalhar

woman-handshakeVocê pensa que, só porque trabalha em home office, pode trabalhar de pijamas? Há quem sinta maior bem estar assim e consiga separar que, mesmo de pijamas, não é hora de dormir. No entanto, para a maioria de nós, é importante separar as roupas casuais para momentos de diversão e descanso, das roupas profissionais para momentos de profissionalismo e seriedade.

Se você vai trabalhar num dado momento, o ideal é que você se arrume para isso. Você ficará surpreso como um look profissional pode ajudar você a encarar o momento de trabalhar com mais facilidade e disposição. Além do que, na hora de reuniões com prospects e clientes, você não precisará se preocupar se a webcam vai “dedurar” sua roupa de nanar… 😉

Nada de belisquetes

Passar o dia todo na frente do computador pode ser um grande vilão para o bem estar, em muitos sentidos. Além de deixar a postura retesada e a vista cansada, deixa a gente super tentado a beliscar o dia todo. Portanto, uma mega dica de bem estar para o momento de trabalho é ficar longe dos belisquetes!

Ter água, xícara de café ou até um energético na sua mesa de trabalho pode ajudar bastante, porque precisamos nos manter hidratados durante as horas e horas em que trabalhamos. Agora, bombons, biscoitos e coisinhas afins não vão contribuir em nada para seu bem estar. Pelo contrário, só vão servir para encher sua barriga (sem alimentar!) e dar aquela sensação de preguiça pós-almoço – o que pode arruinar sua produtividade.

Portanto, deixe a comida para a hora de almoço ou lanche, dando preferência para refeições saudáveis. Afinal, uma dieta balanceada não serve apenas para ajudar você com seu peso. Sabe aquele ditado “corpo são, mente sã”? Então. Cuidando da saúde do seu corpo, você também está investindo na sua produtividade como profissional, porque você melhora sua concentração, tem noites de sono mais revigorantes e o resultado é um trabalho de mais qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *