Cliente satisfeito = publicidade gratuita

O artigo de hoje será um follow-up do post Diferencie-se da Multidão. O quê? Você não leu ainda? Vamos mudar isso agora mesmo! Saiba usar seu diferencial para conquistar o mercado de trabalho.

Conforme já falamos anteriormente, há muitas formas de se diferenciar da concorrência. Mas o diferencial principal que todo freelancer deve buscar é a satisfação do cliente, em todos os sentidos. E clientes satisfeitos irão naturalmente indicar o profissional que o impressionou com um trabalho bem feito, entregue no prazo e por um preço razoável.

Ou seja: você não precisa ser o profissional mais qualificado do mercado, não precisa trabalhar em tempo recorde, nem trabalhar praticamente de graça. Tudo o que você precisa fazer é tratar cada cliente como o cliente mais importante do mundo. Até porque, para o profissional autônomo, todo cliente faz muita diferença.

Receita para a satisfação de seu cliente

Você vai precisar de:
1 código de ética que você deve cumprir em todos os momentos e situações
1 boa dose de bom senso
2 toneladas de compromisso com um trabalho de qualidade
Humor e extroversão a gosto (varia de acordo com seu mercado)

Espera-se que todo profissional tenha um código de ética próprio, independentemente da profissão que escolheu. Nele, está inclusa aquela boa e infinita dose de bom senso (ou pelo menos devia estar!). Digo isso porque a atitude sensata impede que você se comprometa com prazos impossíveis, cobre preços injustos ou tenha qualquer tipo de atitude que possa ser mal vista por seus colegas. Mas de nada adianta uma atitude ética, se você também não estiver comprometido com um resultado de qualidade. Um ingrediente da receita precisa do outro.

Na minha área, por exemplo, eu posso ser tão extrovertida e brincalhona quanto eu quiser. Mas esse meu jeito bem-humorado às vezes deve ser posto de lado, quando estou representando clientes sérios nas mídias sociais, por exemplo. Portanto, pegue leve com as piadas e brincadeirinhas, seja lá qual for sua atividade profissional.

Agora que você já sabe como é simples deixar seus clientes satisfeitos, prepare-se para o resultado natural: mais clientes querendo a mesma satisfação.

Usando o sorriso do seu cliente a seu favor 🙂

Cliente feliz, freelancer feliz – e disputado. Costumo falar isso sempre – é praticamente meu lema: “a melhor publicidade é um cliente satisfeito”. Comentei isso em um post anterior, mas achei válido fazer um post especificamente sobre esse tema.

Não sei se vocês já pararam para pensar nisso, mas indicamos pessoas e empresas diariamente. Quando fazemos aniversário e resolvemos comemorar comendo aquela cebola gigante naquele restaurante no shopping, estamos indicando essa marca para nossos amigos e familiares. Quando passamos o telefone de um médico para um conhecido, estamos indicando esse profissional. Da mesma forma, um cliente que está satisfeito com seu trabalho fatalmente indicará você para outras pessoas. E o que você ganha com isso fica muito claro, não? Mais clientes! Pessoas que foram decepcionadas por outros profissionais, que precisam dos seus serviços e foram indicadas, pessoas que nem sabiam que sua profissão existe… E você não precisa se preocupar em ter que fazer malabarismo com tantos clientes – afinal, garantir a satisfação deles, como falamos ali em cima, é bem simples. Basta ser um profissional correto, de palavra e com um trabalho de qualidade. Tranquilo, não? 😉

Também não prejudica em nada se você oferecer a esses clientes algum tipo de compensação por sua fidelidade – além do benefício óbvio de um trabalho bem feito. Sempre me pego falando sobre isso, mas é porque realmente não me canso de dizer: agregar valor é extremamente importante em um mercado de trabalho competitivo. E é tão fácil quanto garantir a satisfação de seu cliente. Mas isso fica para um próximo post, sim? ^_^

E na Workana? Como posso mostrar meu diferencial e a satisfação do meu cliente?

Na Workana, também oferecemos diversas formas para você se diferenciar. As classificações que você receberá de seus clientes já são um ótimo recurso para conquistar novos clientes que acessem seu perfil. Além disso, são uma forma bem explícita de mostrar o nível de satisfação de seus clientes.

Os níveis de experiência (prata, ouro, platinum, hero) também ajudam a qualificar seu perfil de acordo com os trabalhos que já fez, certificações, clientes e etc – além de dar certa descontração a uma plataforma que, de certa forma, acaba sendo seu ambiente de trabalho. E descontrair é bom!

Eu já estou no nível Platinum e não vou sossegar até chegar ao Hero! 😛 E você?

Moral da história – anote, pra não esquecer

A moral desse post? Há muitas formas de valorizar o seu trabalho. A principal é trabalhar seu diferencial. Por outro lado, há muitos tipos de diferencial. E é aí que entra a dica de ouro: ter como objetivo a satisfação do seu cliente é o único diferencial que se aplica a qualquer profissional, em qualquer segmento do mercado. Portanto, se você não sabe ainda qual é o seu diferencial, aqui está uma boa sugestão para começar!

Pra finalizar, vou parafrasear uma guru de desenvolvimento profissional que admiro muito (aí, outro exemplo de indicação): o mercado de trabalho pode parecer gigante e difícil de conquistar. Mas cada um de nós tem um dom muito especial que muitos clientes por aí estão buscando – mesmo sem saber. Então, sejam quais forem as dificuldades profissionais que vocês venham a enfrentar, nunca desistam de seus sonhos e do seu valor como profissionais.

Bom trabalho para todos e até o próximo post! 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *