Conheça Carolina, uma freelancer pioneira no trabalho remoto na área jurídica

Quando pensamos em trabalho remoto, tendemos a lembrar imediatamente de algumas profissões típicas do freelancing, cujas atividades estão fortemente vinculadas ao uso da tecnologia, como programadores web, especialistas em marketing digital, assistentes de suporte remoto, redatores e editores.

Porém, não são só os perfis profissionais nativos da tecnologia que podem beneficiar-se com as vantagens do trabalho remoto. A cada dia, mais profissionais de outras áreas encontram a forma de transformar o paradigma e decidem migrar ao esquema freelancer para ter melhores oportunidades e qualidade de vida.

Na Workana, todos os dias trabalhamos para que o talento independente de todas as áreas possa se conectar de forma rápida, simples e segura com os clientes precisam dele. E nos enche de orgulho ter tantos casos de sucesso entre nossos freelancers.

Boa parte deles começou a sua carreira freelancer graças à plataforma da Workana. Nela, encontraram não apenas um espaço para oferecer seu trabalho, mas também puderam contar com uma comunidade de apoio que os ajudaram a tirar suas dúvidas e a se animar a dar o passo essencial rumo à sua própria independência.

Um ótimo exemplo desses muitos casos de sucesso é o de Carolina Gómez, advogada colombiana que se atreveu a levar seu talento ao mundo digital, para oferecer às empresas soluções atualizadas e de qualidade no âmbito jurídico.

Tivemos o prazer de entrevistá-la e, hoje, te contaremos tudo que a Carolina compartilhou com a gente.

Qual é o seu perfil profissional, Carolina?

Bem, eu sou advogada, exerço há muitos anos e me especializei em propriedade industrial, direitos de autor e novas tecnologias. Trabalhei sete anos num órgão governamental e, no começo desse ano, resolvi focar em me capacitar e atualizar para poder migrar a um esquema de trabalho remoto.

Como foi que você decidiu começar a trabalhar como freelancer?

Para uma pessoa como que, que fui diagnosticada com fibromialgia e osteoartrite sendo tão jovem, ter que passar quase três horas nos transportes de ida e volta ao meu local de trabalho, numa cidade tão congestionada como Bogotá, era fatal. Realmente, minha qualidade de vida estava decaindo muito…

No órgão onde eu trabalhava, não me era dada a possibilidade de trabalhar remotamente, mesmo quando minhas atividades podiam ser realizadas em casa sem qualquer problema. Foi por isso que, pensando na minha saúde, eu resolvi me tornar uma freelancer.

Então, decidi não renovar o meu contrato, concluindo minhas atividades como funcionária fixa no dia 31 de dezembro do ano passado (2017). A partir desse momento, me dediquei a buscar alternativas para oferecer meus conhecimentos e minha experiência às empresas que estivessem dispostas a adotar o trabalho freelancer na área de suporte jurídico

Há pouco tempo, você teve o seu primeiro caso de sucesso na Workana. Conte-nos como foi…

O cliente precisava de um especialista no enquadramento regulatório-jurídico do comércio eletrônico colombiano.

O projeto implicou a redação dos termos e condições legais do site do cliente, bem como o desenvolvimento da metodologia de proteção e tratamento de dados, e uma assessoria geral sobre temas relacionados à normativa da propriedade intelectual, inclusão financeira e proteção ao consumidor e seus dados pessoais.

Sinto que boa parte do sucesso teve a ver com a comunicação fluida com o cliente em momento do projeto. Além disso, antes de avançar com a parte escrita, nós confeccionamos um esboço do trabalho a ser realizado, para que ambos pudéssemos entender claramente as especificações e alcances do projeto.

Como um perfil freelancer como o seu pode ajudar as empresas?

Um advogado remoto pode fazer muitas coisas com foco nas novas tecnologias para ajudar as empresas. Em primeiro lugar, brindar assessoria e consultoria geral em todos os assuntos relacionados à normativa vigente no âmbito jurídico. Agora, considerando que a tendência dos processos jurídico-administrativos na América Latina caminha claramente rumo à automatização, faz-se cada vez menos necessário o litígio presencial.

Em segundo lugar, há um elemento legal muito importante na forma que as empresas utilizam as novas tecnologias (como o Big Data, por exemplo) para se relacionar com seus clientes e prospectos. Estes são temas sensíveis que envolvem uma metodologia de proteção e tratamento de dados, termos de confidencialidade, contratos, assinaturas digitais, etc. Então, qualquer negócio que está começando a utilizar esse tipo de inteligência de marketing precisa contar com um respaldo e oferecer segurança aos seus clientes.

Para isso, é indispensável se assessorar com um especialista que não só conheça do tema, mas também se atualize constantemente. Porque as normativas regulatórias nesse âmbito evoluem com a mesma velocidade vertiginosa da própria tecnologia.

Como você se capacita para ser uma freelancer cada vez melhor?

Dedico boa parte do meu tempo a me atualizar sobre tudo que tenha a ver com normativas legais na área de comércio eletrônico e tratamento de dados. Mas também procuro me inscrever em cursos e seminários especiais para otimizar o trabalho freelancer.

Além de ser advogada especializada em novas tecnologias, minha meta é consolidar um perfil versátil eu ofereça um serviço integral às empresas em tudo que estiver relacionado ao âmbito jurídico. Desde assessoria até redação de contratos e conteúdos, transcrições legais ou de outro tipo, bem como um suporte administrativo ao cliente.

Como profissional numa área que está apenas começando no freelancing, quais vantagens você acredita que o trabalho remoto oferece tanto às empresas como aos colaboradores?

Acredito que o trabalho remoto tem muitas vantagens para as empresas, começando pelo fato que permite economizar bastante em contratações fixas e infra-estrutura. Além da possibilidade de ter acesso imediato a milhares de profissionais diferentes e com muita experiência.

Já pelo lado do freelancer, acho que enumerar vantagens não seria suficiente. O trabalho freelancer é um estilo de vida, porque não implica apenas uma mudança na esfera do trabalho, mas também te permite melhorar vários aspectos integrais de você mesmo, como a saúde, a economia, o lazer e a forma de administrar o seu tempo.

O que a Workana significou para você na sua transição ao trabalho freelancer?

Workana foi determinante na mudança da minha maneira de trabalhar. De fato, é uma plataforma que possui procedimentos ágeis e eficientes para ambas as partes. Oferece segurança na negociação ao cliente, garante uma comunicação fluida e é eficiente durante todo o tempo que dura a relação entre o freelancer e o cliente. Nela, encontra-se uma grande oferta de trabalho remoto. E por último (mas não menos importante): o fator humano na Workana é extraordinário.

O que você recomendaria a outros profissionais da sua área que queiram excursionar no trabalho remoto?

O mais importante é animar-se a dar esse passo… Não apenas por eles mesmos, mas também para ajudar a transformar o paradigma do trabalho que, por muito tempo, deixou de fora do trabalho remoto profissões como a minha. Existem muitas plataformas para freelancers, mas eu recomendo a Workana, porque é uma das que mais se preocupa em gerar condições justas e dignas de trabalho.

De fato, independente da nossa profissão, deveríamos começar a procurar a forma de atualizar-nos nas novas tecnologias e continuar nos capacitando para descobrir mais e melhores oportunidades de trabalho como estas. Além de incentivar que as empresas se acostumem a pensar que não perdem nada com o trabalho remoto. Muito pelo contrário: com o trabalho remoto, podem ganhar em matéria de eficiência e oportunidades.

Muito obrigado, Caro, por compartilhar a sua experiência e o seu entusiasmo. Desejamos que você tenha ainda muito mais sucesso!

Se assim como a Carolina, você é um profissional de uma área diferente das que normalmente vemos no mundo do freelancing, lembre-se que isso não significa que não existem centenas de oportunidades de trabalho remoto te esperando! Quando você mostra às empresas tudo o que você tem para oferecer, fomenta um aumento na demanda de perfis como o seu e começa a ganhar cada vez mais clientes.

Se você tem uma empresa e quer fazer seu negócio crescer contando com a ajuda dos profissionais mais talentosos, versáteis e eficientes do mundo, de maneira flexível e gastando muito menos do que com contratações fixas, expanda seus horizontes e atreva-se contratar freelancers em áreas “fora do comum”. Com certeza, você se surpreenderá e ficará muito satisfeito com os resultados

Na Workana, você pode encontrar o perfil da Carolina e de outros freelancers especializados na área jurídica, administrativa, arquitetônica, contável, engenharia e muitas outras profissões que, talvez, você nunca imaginou encontrar numa plataforma de freelancing.

O trabalho remoto pode beneficiar a todos nós, empresas e profissionais. Comece hoje mesmo e registre-se ou atualize seu perfil como cliente ou freelancer na Workana!

 

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated