Os 5 erros mais comuns ao tentar se tornar um Freelancer em tempo integral

Os 5 erros mais comuns ao tentar se tornar um Freelancer em tempo integral

 Com novas expectativas para vida e carreira, e opções cada vez mais diferenciadas, é normal que muita gente queira optar por se tornar um freelancer em tempo integral.

Entre as principais vantagens estão a flexibilidade de horários, o poder de escolha de projetos e a qualidade de vida, que aumenta muito.

Além disso, há também o fantasma das crises financeiras, os cortes inesperados de emprego, a possibilidade de ficar “sem nada” da noite para o dia. Afinal, foi-se o tempo em que o conceito de estabilidade em empresas era sinônimo de carreira segura.

Mas para se tornar um freelancer em tempo integral é preciso tomar cuidado, principalmente no começo – quando tudo pode parecer arriscado. Alguns erros que muitos cometem podem ser evitados desde o início e você confere agora como evitar que isso aconteça:

#1 Não ter um portfólio

Nada mais frustrante do que o cliente pedir para ver alguns de seus trabalhos anteriores e você não ter nada para mostrar! Você precisará ter um portfólio legal com trabalhos anteriores para mostrar a seus futuros clientes. Se você é artista gráfico e designer, por exemplo, pode montar seu portfólio no Behance.

A grande vantagem é poder vinculá-lo ao seu perfil na Workana, o que torna muito mais fácil mostrar sua arte.

Na Workana, para manter sua segurança e a do cliente, não é possível enviar links de contato externos, por isso o Behance funciona como uma ótima maneira de mostrar o que você sabe fazer, e de maneira segura.

#2 Não investir em sua reputação

Na internet um bom produto vale tanto quanto sua boa reputação. Ou vai dizer que você nunca deu uma espiada na quantidade de estrelinhas que um produto tem ou na opinião de quem já comprou antes?

Pois é. Separar um tempinho diário para manter sua boa relação online é primordial.  Na Workana, quanto mais bem colocado você estiver, maiores suas chances de aparecer no topo. E com isso, maiores as chances de ser contratado.

Responder seus clientes sem atraso, esclarecer dúvidas, estar sempre disposto a colaborar com ideias e se comunicar sempre de forma cordial precisam ser regra para o freelancer full time.

#3 Não fidelizar clientes

Muitos freelancers não possuem nenhuma estratégia de fidelização e trabalham apenas no projeto atual, sem pensar em médio e longo prazo. Alerta de erro!

É importante deixar claro para o cliente que, se ele precisar de seu trabalho novamente ou mesmo se ele tiver de indicar alguém para algum projeto de um amigo ou empresa conhecidos, ele deve se lembrar de você!

E como você pode conseguir isso? Bom, trabalhando com empenho e atenção e entregando o que o cliente deseja é o essencial. Quanto a isso não há discussão. Mas, que tal criar meios de se mostrar disponível?

Dizer o quanto gostou de trabalhar no projeto, cumprir prazos à risca, manter seu portfólio atualizado com novos cursos e projetos são algumas maneiras ótimas de mostrar o quanto você é profissional e confiável, além de fidelizar seu cliente, que voltará mais vezes.

#4 Má administração de tempo

Talvez um dos piores erros que um freelancer em tempo integral pode cometer. Parece bastante glamourosa a ideia de “faço meu próprio horário”, mas na vida real as coisas não são bem assim se você não souber administrar seu tempo.

É importante ter uma agenda e organizar seus horários para início e término de projetos. Separar o tempo diário para atender os clientes, prestar suporte e enviar propostas também é essencial, já que você agora é o (único) responsável pela sua remuneração do mês seguinte.

Se você quiser, há alguns aplicativos e calendários online que podem te ajudar a cuidar do tempo de maneira eficaz. Tire proveito dessas facilidades para te ajudar.

#5 Má administração de projetos

Cuidado com a empolgação inicial. Muitos profissionais pecam quando não administram seus projetos direito.

Cuide de seus projetos com muito profissionalismo e carinho: cumpra o prazo de entrega, envie feedbacks constantes a seu cliente, informando o status do projeto e tenha sua metodologia de trabalho para passar segurança ao cliente. Ele precisa SENTIR de verdade que você está empenhado em entregar o seu melhor.

É possível que você esteja lidando com vários trabalhos ao mesmo tempo, mas seu cliente precisa sentir através de sua boa administração do trabalho, que ele é o único 😉

Esperamos que você aprenda antes de cometer os mesmos erros que muitos freelancers cometem, e se supere até estar entre os melhores freelancers da Workana!

Você pode começar a colocar as dicas em prática trabalhando em um dos projetos publicados em nossa plataforma, confira a lista de projetos por categoria:

Gostou deste artigo? Você já cometeu algum desses erros? Conte para nós nos comentários abaixo!