Como aumentar a eficiência do seu negócio freelance?

Um dos principais desafios que os profissionais independentes enfrentam é a organização do trabalho.

Quando conseguem organizar o seu trabalho, os freelancers se tornam mais eficientes, reduzindo o tempo de gerenciamento e aumentando a produtividade, dedicando-se a desempenhar as tarefas que são sua especialidade e para a qual foram contratados.

É importante que os profissionais independentes entendam que isso não se limita apenas à gestão dos próprios projetos em si, mas também abrange todas as diferentes áreas relacionadas ao trabalho independente.

Abaixo, vamos detalhar os diferentes aspectos do negócio freelance que podem ser otimizados para aumentar a eficiência:

Vendas

O primeiro passo para começar a colocar em ordem a atividade freelance é organizar o processo comercial.

Geralmente, o freelancer vê uma oportunidade que depois se transforma em uma proposta comercial, para somente depois tentar transformá-la em uma venda. É essencial ser organizado neste processo, já que muitas vezes os freelancers perdem de vista as oportunidades ou se esquecem de acompanhar as propostas enviadas. Além do mais, na hora de fazer essas propostas, considere que elas devem ser claras, estruturadas e atraentes para conquistar o cliente.

Se o profissional independente conseguir dominar esses aspectos, com certeza começará a ser mais eficiente, reduzindo o tempo que dedica à gestão comercial e conseguindo aumentar suas vendas.

Projetos

Depois que as propostas são aceitas, elas se tornam projetos. O acompanhamento é outro aspecto muito importante na gestão do trabalho freelance.

Acompanhar um projeto é muito mais do que apenas trabalhar nele. Devemos prestar atenção às datas de entrega, pontos de referência, faturamento e outros aspectos administrativos.

A melhor maneira de agilizar essa gestão é ter uma visão clara dos projetos, seu status e todos os to-dos e eventos relevantes de cada um deles.

Finanças

É uma área que muitos freelancers se esquecem, seja por falta de conhecimento ou medo. Estamos falando da gestão financeira do negócio.

As finanças não inclui apenas o faturamento e cobrança de cada trabalho, mas também outras receitas e despesas relacionadas ao projeto ou até mesmo pessoais.

As finanças pessoais afetam a economia do freelancer e seu trabalho. Ao contrário de um empregado com vínculo empregatício, o profissional independente deve cobrir suas próprias despesas médicas, contábeis e de comunicação (celular e internet) entre outros. E ainda, acrescentar o seu custo de vida, levando em consideração que também não pode tirar férias pagas.

O profissional independente deve considerar isso tudo e ainda ter um acompanhamento minucioso de suas receitas e despesas. Desta forma, terá mais controle sobre suas finanças e conseguirá determinar, quando for necessário, aumentar suas vendas para cobrir suas despesas extras ou mesmo quando quiser tirar férias, sem que isso tenha um impacto negativo em sua economia.

Integração

Um dos maiores desafios que até mesmo o freelancer mais organizado enfrenta é conseguir integrar todas essas áreas de forma ordenada e ao mesmo tempo facilitar o monitoramento de todas as facetas do negócio. Felizmente, há uma ferramenta ideal para superar esse desafio: o Cloudlance.

O Cloudlance é uma plataforma para gerenciamento do negócio e finanças freelance, pensada e desenvolvida especificamente para profissionais independentes. Com apenas uma única assinatura mensal e inserindo os seus dados em um único sistema, os freelancers podem acessar uma variedade de ferramentas: pipeline de vendas, gerador de propostas comerciais multi-idiomas, gerenciamento de projetos, monitoramento de receitas e despesas, gerador de comprovantes de pagamentos e relatórios personalizados. O primeiro mês é gratuito e você pode prová-lo ao se registrar aqui.

E sendo usuário da Workana, o benefício é em dobro! Use o código workana2017 e ganhe um mês grátis, além do mês de teste 🙂

E você, como tem feito para se organizar e gerenciar o seu negócio freelance?

Suscríbete al newsletter de Workana y mantente actualizado