Como contratar os melhores profissionais para os seus projetos?

Selecionar o melhor profissional para o seu desenvolvimento demanda certo tempo e dedicação, mas é o que define o êxito ou o fracasso do seu projeto. Então, por onde começar?

contratar_freelance_okEm primeiro lugar, é muito importante que você descreva em sua busca, com o maior detalhe possível, a sua necessidade. O que e quem está buscando? Quais tarefas deverão ser desenvolvidas? Tem algum exemplo ou referencial ao qual você gostaria de chegar? Se oferecer toda a informação que o profissional precisa para fazer um orçamento, você economizará tempo. E se esquecer de algo ao criar o projeto, não se preocupe! Enquanto estiver avaliando as propostas, você sempre terá a opção de editar os detalhes do projeto para corrigir/adicionar informações, assim como também enviar uma mensagem para todos os candidatos para esclarecer dúvidas gerais.

Não se esqueça de prestar muita atenção ao título do projeto. Lembre-se que ele deve ser descritivo e concreto. O título “Aplicativo iOS para pedir comida a domicílio no México” oferece mais informações que “Aplicativo iOS”.

“Meu projeto reflete tudo o que preciso, e agora?” Propomos que você utilize a estratégia de filtro. Isto consiste em receber o maior volume de propostas possível para depois filtrar até ficar com as melhores, ocultando aquelas propostas que não se ajustam à sua busca e visualizando somente aquelas que você vai avaliar.

“Como filtrar?” Recomendamos que você leve em conta 4 variáveis:

1) Preço: O preço é uma consideração importante. Você definiu um limite para o orçamento do seu projeto?

  • SIM: então elimine as propostas acima do valor estabelecido.
  • NÃO: então é recomendável que veja as propostas dos profissionais mais experts.

Você pode começar a olhar o valor/hora do trabalho de cada freelancer e depois publicar o  seu projeto! Só precisa clicar aqui

2) Referencias: Você pode correr o risco de contratar um profissional sem histórico?

  • SIM: então analise as propostas dos profissionais novos e revise as suas amostras de trabalho. Todos os dias chegam pessoas de muito talento à plataforma, e geralmente os seus preços são competitivos.
  • NÃO: se o projeto é extremamente sensível, é melhor que você considere os perfis com um bom histórico.

3) Tempo: O tempo é um fator importante?

  • SIM: então preste atenção nas propostas mais experientes para verificar se é um tempo real o que estão propondo.
  • NÃO: igualmente, é bom que você defina com o profissional escolhido uma data de entrega, para que ambas as partes organizem o trabalho e o completem em um determinado prazo.

4) Resposta do profissional: O profissional te proporcionou toda a informação solicitada?

  • SIM: então considere este perfil; significa que o profissional tomou o tempo necessário para ler a descrição do seu projeto.
  • NÃO: neste caso, você não deve levar em conta a oferta de alguém que não reservou um tempo para compreender as suas necessidades.

Chegando neste ponto, você já deveria ter eliminado 70% das propostas recebidas.

Se você já se sente pronto para contratar um freelancer com as dicas que aprendeu até agora, clique aqui e publique o seu projeto!

O seguinte passo será analisar os perfis restantes, levando em conta as seguintes características:

Quais características os melhores profissionais devem ter?

  1. Boas referências
  2. Comunicação fluída
  3. Atitude proativa (busca de soluções)
  4. Capacidade de escuta e melhora
  5. Ser detalhista
  6. Criatividade
  7. Honestidade
  8. Habilidades certificadas
  9. Portfólio
  10. Boa predisposição

Um bom profissional é aquele que se envolve em seu projeto e em seu negócio, oferecendo soluções às suas necessidades. A sua qualidade de trabalho é alta e isto permitirá que você tenha uma vantagem competitiva, fazendo com que o retorno do seu investimento seja muito alto.

Se você tem alguma dúvida, consulta ou sugestão, ou se quiser compartilhar as suas ideias sobre seleção de profissionais, visite o nosso Centro de Ajuda.

Comece a trabalhar junto com os melhores profissionais publicando o seu projeto agora!

Você tem potencial de Top Worker e quer trabalhar freelance? Crie o seu perfil agora na Workana! 😉

Autora: Sofía Torrendell, Customer Success Manager na Workana. Formada em Administração, fanática por fotografia, cinéfila e cozinheira consagrada.

3 Comentarios
    1. Olá Maurício!

      Que bom que você deseja dar um passo a mais com o seu negócio! 🙂
      Você pode contar com freelancers experts em marketing para ajudar a divulgar os seus produtos. Eles estão na Workana, esperando que você publique o seu projeto. Você pode fazê-lo aqui: https://www.workana.com/projects/addrepeat?/

      Se precisar de dicar sobre como começar a contratar freelancers, dê uma olhada neste post! Pode ser muito útil:
      https://www.workana.com/blog/pt/emprendimientopt/5-dicas-para-voce-finalmente-comecar-o-seu-negocio-com-freelancers/

      Boa sorte em seus projetos! Sucesso 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *