Redatores freelance: como criar conteúdo atrativo em 5 passos

Segundo as estatísticas, temos menos de 15 segundos para te convencer a continuar lendo este artigo, e nós já perdemos sete. Agora, como redator, imagine o poder que você tem entre os seus dedos cada vez que se senta para escrever um artigo, seja para você ou para os seus clientes.

Levando em conta todo o conteúdo que é publicado na internet diariamente e que se soma ao que já existe, é fundamental que, como redator freelance, você crie conteúdo de qualidade, atrativo, que se diferencie dos outros, que seja fácil de ler e que convide o leitor a ficar até o final.

Por quê? Porque se você o fizer, os seus clientes terão a oportunidade de ganhar leitores, fidelizar a audiência, gerar mais tráfego e se posicionar melhor nos buscadores, além de ficarem satisfeitos. Assim, é mais provável que voltem a te contratar quando precisarem de um novo conteúdo.

artigo-atrativo

Por isso, não importa se você tem que escrever sobre a fundição de metais, sobre leis constitucionais ou sobre uma tribo africana que foi extinta há milhares de anos: seja qual for o tema do artigo, você tem que exprimir as suas habilidades de redação e fazer o possível para convertê-lo em um conteúdo atrativo. Como? Na Workana, te contamos como fazê-lo em 5 passos.

Como escrever conteúdo atraente em 5 passos

1. Investigue bem sobre o tema

Na Workana, vários projetos são publicados diariamente para redatores freelance, que consistem em criar conteúdo sobre temas muito diversos entre si. Isso te dá a oportunidade de aprender sobre uma infinidade de temas que desconhece, mas para poder entregar um bom resultado é fundamental que, antes de escrever, você separe alguns minutos para investigar e aprender mais sobre o tema em questão.

Isso porque, quando uma pessoa escreve sem saber muito a respeito, o tema se torna chato e o leitor abandona a leitura; mas, quando um redator investiga, aprende e aplica tudo isso no artigo, o leitor o aprecia e o resultado é muito melhor.

Então, busque mais informações sobre o tema, leia outros artigos que possam te ajudar a se orientar e dedique tempo a aprender coisas novas para que possa acrescentar mais valor aos seus leitores.

2. Identifique o seu público alvo

Para criar conteúdo impactante, é vital saber para quem você está se dirigindo e com quem está falando, porque escrever para mães que buscam informação sobre os cuidados do bebê não é o mesmo que escrever para empreendedores que buscam novas metodologias para implantar em seu negócio.

Uma vez que você tenha claro qual é o público alvo, poderá se adaptar a ele, definir o seu tom e escrever em função das necessidades da sua audiência para assim criar conteúdo atrativo.

3. Crie um esqueleto ou esboço prévio

Está comprovado que fazer um esquema ou esboço antes de começar a escrever ajuda a transmitir melhor as ideias e conseguir um resultado muito mais notável do que quando uma pessoa escreve improvisando. Então, identifique as ideias principais e experimente-as, dê forma e ordem, defina a estrutura e os subtemas a tratar e, uma vez feito tudo isso, comece a escrever.

Já escrevendo, pense em maneiras originais de apresentar o tema: contando uma história, ressaltando cifras, com frases impactantes… A ideia é que o leitor queira continuar lendo, por isso coloque-se em sua pele, veja com os seus olhos, caminhe com os seus sapatos e dê a ele o que busca.

4. Crie um bom título

Você sabia que 80% das pessoas leem somente os títulos e apenas 20% chegam a ler todo o conteúdo?

O título de um conteúdo é tão importante que por si só, dá para um artigo. É a sua melhor arma na hora de escrever, porque então o leitor decidirá se te dá ou não uma oportunidade, por isso dedique a ele o tempo que for necessário.

Uma boa opção é que você escreva entre cinco e dez títulos para cada artigo e finalmente fique com os três melhores, para depois escolher o melhor.

5. 2 D: Desfrute e divirta-se

Se você trabalha como redator freelance, é provável que seja por paixão, porque você ama escrever e porque se diverte. Por isso, desfrute do processo e divirta-se criando conteúdos novos enquanto deixa sua imaginação voar e solte a sua criatividade. A final, um redator não é mais do que um pequeno inventor que faz mágica escolhendo palavras e dando-lhes forma. Portanto, permita-se o luxo de desfrutá-lo!

E quando terminar de escrever o artigo e lê-lo, revise-o e modifique o que achar conveniente para deixá-lo pronto para entregar a seu cliente e aplicar o feedback caso seja necessário.

O que mais você acha que precisa para criar conteúdos interessantes? Ficaremos felizes por ler os seus comentários!

Artigo original: Elisabet Parera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *