Como criar um espaço de trabalho produtivo

Uma das grandes vantagens de ser freelance é a oportunidade de poder improvisar um escritório em qualquer lugar: seja em um café, no jardim da sua casa ou em um terraço em frente ao mar.

Autor: Tyler Ingram
Autor: Tyler Ingram

Mas, também é verdade que, como profissional, você deveria ter sempre um espaço de trabalho “de referência”, de onde pode trabalhar a maior parte do tempo, já que isso não só ajuda a manter a ordem na sua vida profissional, mas também foi demonstrado que em função de como é o seu escritório, você será mais ou menos produtivo, o que determinará o seu êxito como freelancer.

Você quer saber como pode criar um escritório que te inspire a alcançar os melhores resultados e te faça desfrutar enquanto trabalha? A seguir, compartilhamos sete ideias muito úteis que te ajudarão a consegui-lo.

7 conselhos para criar um espaço de trabalho produtivo

  1. Encontre o lugar “ideal”

Há profissionais que se sentem cômodos trabalhando mesmo com barulho, outros que precisam de silêncio e outros que preferem ter a companhia que um espaço de coworking proporciona. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer para criar um espaço de trabalho produtivo é escolher o lugar ideal para você em função de suas necessidades.

Busque um espaço confortável, com um escritório amplo – sempre que seja possível, com luz natural e que, além disso, te dê espaço suficiente para poder respirar sem se sobrecarregar (foi comprovado que mudar as lâmpadas pela luz do dia é bom para os olhos e ajuda a trabalhar durante horas sentado em seu escritório).

Além disso, sempre que você puder, invista em uma boa cadeira ergonômica que te ajude a evitar as lesões relacionadas com o trabalho.

  1. Tenha todas as ferramentas a mão

Como freelancer, você precisará de um escritório amplo que te permita ter a mão todas as suas ferramentas de trabalho off-line, e ao mesmo tempo ter o seu computador bem organizado com todas as ferramentas online ao seu alcance para tornar mais fácil o seu trabalho no dia a dia.

Assim, tome um tempo para determinar quais ferramentas te ajudam no dia a dia e organize o seu espaço de trabalho de maneira que tenha fácil acesso a todas elas, desde um bloco de notas até um quadro negro, post-it ou uma calculadora.

E se você gosta de ir mudando de lugar, tenha uma mala preparada com todas as ferramentas.

  1. Ponha uma música para se concentrar

São muitos os profissionais que recorrem à música para aumentar sua produtividade.

Um excelente recurso é criar uma lista de reprodução no seu computador de trabalho que se chame “tarefas de concentração”, “músicas para ser mais produtivo” ou simplesmente “músicas para trabalhar”, e utilizá-la sempre que você precisar.

Por exemplo, há freelancers que, para se concentrar, usam músicas para aumentar o seu foco, aplicativos que reproduzem o som da chuva ou ferramentas que recriam o som ambiente de um cybercafé.  Há outros que, para as tarefas que requerem menos concentração, apostam em suas canções favoritas para aumentar o estado de ânimo. Escolha o melhor para você!

  1. Preste atenção nos aromas

Pode parecer estranho, mas os aromas podem ajudar muito a aumentar a produtividade. Trate de ter essências em seu escritório, acenda velas perfumadas, recorra a incensos ou simplesmente tenha a mão algum aroma que te passe tranquilidade e boas sensações. Deste modo, você será mais produtivo. Por exemplo, o aroma do limão promove a concentração, a lavanda ajuda a acalmar o estresse e os nervos, o jasmim transmite a sensação de otimismo e energia renovada, e a canela combate a fadiga mental e aumenta a concentração.

  1. Use as cores a seu favor

Assim como os aromas, as cores têm muito a ver com o seu nível de produtividade. As cores do seu ambiente de trabalho têm um impacto direto em seu estado de ânimo e na produtividade.

Por exemplo, a cor amarela para as paredes ou móveis é estimulante, acolhedora a luminosa; enquanto a cor vermelha é mais hostil e agressiva.  A cor verde acalma e relaxa, e a cor cinza, ainda que seja associada com a inteligência e a sabedoria, não causa um impacto positivo na produtividade.    

  1. Esteja cercado de coisas que te inspirem

Você sabia que existem estudos que demonstram que as pessoas são mais produtivas se têm plantas em seu local de trabalho?

Não se trata de montar um pequeno jardim, mas basta ter um cacto ou uma pequena planta que traga um pouco de alegria ao lugar enquanto limpa o ar que você respira e aumenta o seu estado de ânimo. É que ter plantas por perto ajuda os profissionais a se recuperarem de atividades exigentes e reduzir os níveis de estresse. Ao mesmo tempo, trate de se cercar de coisas que te inspirem; por exemplo, você pode pendurar cartazes ou quadros que te motivem ou que contenham paisagens relaxantes, e tenha sempre água por perto para quando precisar se hidratar.

  1. E de vez em quando, permita-se mudar

Como dissemos no início do artigo, uma das grandes vantagens de ser freelancer é poder improvisar e criar tantos escritórios quanto quiser. Por isso, se você sempre trabalha no mesmo lugar, mova-se e permita-se mudar!

De vez em quando, se mude para um café, saia para caminhar, trabalhe em um ambiente natural e descanse um pouco para mover o corpo.

Você tem algum outro conselho para criar um espaço de trabalho produtivo? Deixe os seus comentários e compartilhe-os com outros freelancers! Feliz trabalho J

Artigo original: Elisabet Parera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *