#DicasFreela: Como criar propostas incríveis para conquistar mais clientes!

#DicasFreela: Como criar propostas incríveis para conquistar mais clientes!

Todo freelancer sente “na pele” aquele dilema de estar sempre procurando mais clientes e jobs, afinal é ele próprio que determina quanto vai ganhar no fim do mês. E a Workana está sempre repleta de ótimos projetos diariamente, e com certeza deve haver algum (ou vários!) para você!

No entanto, conquistar clientes nem sempre é uma tarefa fácil. E nenhum verbo se encaixa melhor do que esse mesmo: “conquistar”. Você precisa, literalmente “ganhar” seu cliente e sua confiança de que você pode mesmo realizar seus projetos.

Na maioria das vezes, o profissional pode levar alguns “nãos” no começo, principalmente porque a abordagem do profissional nem sempre é a que o cliente deseja. Por isso, para auxiliar você na hora de hora de fazer uma proposta para seu cliente, siga as dicas abaixo:

  1. Apresente um texto coeso, enxuto e gentil

Quando entrar em contato com o cliente pela primeira vez, apresente-se, diga há quanto tempo trabalha naquele nicho e porque você é a melhor pessoa para realizar aquele projeto.

Mas atenção: ser gentil não é sinônimo de ser prolixo. O cliente pode ficar desanimado com um texto muito longo. Vá direto ao ponto, convidando o cliente para dar uma conferida no seu perfil, ver suas avaliações, classificações e feedbacks.

Escrita impecável e texto coeso também são primordiais!

  1. Trate o cliente pelo nome

Uma dica legal é começar seu texto com o nome do cliente. Isso mostra atenção e individualidade. Diz para o cliente que você realmente leu seu projeto e é como se ele fosse único merecedor de sua atenção naquele momento.

Na Workana ao abrir a página de um projeto, você consegue visualizar o primeiro nome de seu cliente. Por que não utilizar essa ferramenta seu favor?

  1. Seja franco com seu orçamento

Jamais desmereça seu trabalho (nem os dos outros profissionais da mesma área). Porém, ao dar seu preço, especifique o que será feito, como será feito e porque esse valor é o ideal, para você e para o cliente.

Lembre-se também de algo muito importante: empatia. Converse com seu cliente, pergunte sobre seu budget e coloque-se à disposição para negociar o valor. Os clientes gostam muito quando o profissional se mostra disposto a conversar.

  1. Evite o famoso “copia e cola” em sua proposta

Seu texto de apresentação precisa aparecer atencioso o suficiente para o cliente. Ele não quer receber uma mensagem automática; aliás, ninguém gosta muito de mensagens automáticas e impessoais, não é verdade?

Escreva cada proposta com atenção aos detalhes. Elabore seu texto com cuidado e envie seu orçamento para o cliente. É muito raro que o cliente queira sequer continuar a conversa e a negociação com quem enviou um “texto pronto”, mostrando que mal leu as especificações do projeto.

  1. Organize-se

Separe sempre alguns minutinhos do dia para enviar suas propostas. Ao “garimpar” os projetos do site você vai aprender a distinguir quais deles você tem mais chance de ganhar e conhecer melhor os padrões e necessidades dos clientes.

Uma dica legal é olhar o site pela manhã, à tarde e no comecinho da noite. Isso, é claro, dentro de seus horários e programação para o dia de trabalho. Pode ser com maior ou menor frequência, mas é importante sempre checar. Aparecem projetos o tempo inteiro!

O essencial é: não desanime no início. Persista, elabore, reescreva. Ao construir sua reputação no site e conquistar os primeiros clientes, você vai ganhando confiança e vai ficando cada vez mais fácil realizar mais projetos!

 

Eliana Lee é freelancer na Workana. Visite o seu perfil! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *