Como criar um título chamativo em 5 passos

Não importa se você está escrevendo um artigo, um livro, um e-mail ou até publicando um vídeo no YouTube.

titulos-efetivosO título é a chave para ter êxito e a ferramenta mais poderosa que você tem para conseguir que todos leiam ou vejam o que há por trás dele. E curiosamente, também é a parte a qual se dedica menos tempo.

Acontece que de nada serve ter um artigo, um e-mail ou vídeo impecável se ninguém vai vê-lo; e para isso, você precisa se empenhar a fundo em criar um bom título atraente e interessante que desperte a curiosidade e incite a saber mais.

Como? Aqui, compartilhamos 5 dicas para que você possa criar um título chamativo e eficaz:

1.      As perguntas sempre precisam de respostas

Fazer perguntas é um recurso muito útil para escrever bons títulos, sempre e quando a resposta estiver ao longo do material que você apresenta. Não acredita que é mais interessante dizer “se o mar é salgado, por que os peixes não têm colesterol?” do que dizer “os segredos do oceano e a vida dos peixes”? Use um pouco a sua criatividade e conseguirá resultados inimagináveis.

2.      Converta os números em seus melhores aliados

Os números sempre funcionam e são uma maneira muito chamativa de gerar curiosidade. Por exemplo, é muito mais fácil que você leia algo do tipo “3 segredos para duplicar os seus ganhos escrevendo” do que algo tão geral como “ganhe mais dinheiro escrevendo”.

3.      O “como” sempre vende

O “como” desperta interesse e gera curiosidade, então quando for escrever um título, tente ter o “como” em mente. Apostar em títulos do estilo “como fazer com que um freelancer leve o seu negócio ao topo sem sair de casa” ou “como emagrecer comendo batatas fritas” são garantia de êxito.

4.      Ofereça o que estão buscando

Benefícios. Esta é a palavra-chave para todo aquele que busque vender através das palavras. Por isso, calce os sapatos do seu leitor, veja com os seus olhos, e diga o que há neste artigo que chame a sua atenção e interesse. Sem dúvidas, é mais fácil que leiam se você empregar títulos como “descubra se o seu site está conspirando contra você” ou “as 3 chaves para que o seu negócio triunfe sem investir em publicidade”.

5.      O bom, se breve, é duas vezes bom

Quem não lembra do “Just do It” da Nike, ou do “Yes, we can” do Obama? Poucas palavras bastaram para impactar e ficar em nossa memória. Títulos diretos, concisos e com um objetivo claro: provocar uma ação. Provavelmente a Nike não teria alcançado os mesmos resultados se tivesse escrito “calce alguns sapatos e corra”, ou se o Obama tivesse apostado em um “juntos podemos criar um mundo melhor”. Você não acha?

E você, usa alguma outra dica de ouro para criar títulos chamativos que convidem à ação? Ficaremos felizes em ler! ;)

Autora: Elisabet Parera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *