Como definir os seus honorários no começo da sua carreira freelance?

Como definir os seus honorários no começo da sua carreira freelance?

Ao iniciar sua carreira freelance entre as primeiras preocupações que vem a cabeça é a grande pergunta: Quanto cobrar?

É um assunto muito amplo e considero que não há uma fórmula mágica, embora muitas ferramentas online, conselhos e dicas de pessoas com um pouco mais de experiência que você podem servir como um ponto de partida.

Se você está começando agora neste mundo, recomendo que comece utilizando a Calculadora Freela que pode te dar um valor estimado muito próximo do que deveria ser o seu custo por hora,  considerando vários fatores determinantes e o melhor de tudo isso, é que foi desenvolvido por profissionais da área. (Obs.: Você também pode usar a ferramenta Valor Hora Freela para descobrir quanto ganham os outros profissionais do seu país e área de trabalho).

Sem entrar em detalhes técnicos ou mais profundos, eu considero que o melhor mesmo é se sentir confortável com o que você cobra pelo seu trabalho, certamente, terá que considerar algumas questões, tais como: experiência, complexidade, o tempo dedicado, tecnologias, mercado, recursos, imprevistos, etc. No entanto, a última palavra sempre será sua com base nas estimativas que tenha realizado e a capacidade de negociação que você desenvolveu.

Você deve ter muito claro o custo a ser cobrado por sua hora e considerar esse valor ao fazer os cálculos baseado no tempo que você vai demorar para realizar uma determinada tarefa; independentemente de que o projeto seja por preço fixo, objetivos ou horas… Tudo, TUDO sempre será traduzido a uma quantidade de horas gastas para completar uma atividade.

Se você não tiver definido este custo antes de se jogar nessa aventura, estará titubeando a cada proposta que realizar, em alguns casos terá muito medo de entregar um número aos seus clientes e ser rejeitado e em outros conseguirá tomar as rédeas do seu orçamento.

Não complique muito o seu início, como disse anteriormente, este número que você definir deve fazer com que se sinta confortável com o que faz e a medida que vá adquirindo mais experiência talvez possa aumentar progressivamente, lembre-se que é um fator de motivação e mantenha sempre a possibilidade de negociar com os seus clientes para que assim ambas partes se sintam bem.

Eu comecei do mesmo ponto de partida que você, sem saber quanto cobrar, mas graças a plataformas como a Workana, tive a oportunidade de medir o mercado e agora consigo me sentir cômodo em cada oportunidade que aparece para mim.

Desejo que neste ano, os seus orçamentos caminhem na direção que você queira. Sucesso!

José Ayram é Consultor & Desenvolvedor Web Freelance.

Para começar a trabalhar de forma independente, veja os projetos publicados na Workana e candidate-se. Ou você também pode empreender: crie um projeto na Workana e contrate freelancers que te ajudarão a desenvolvê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *