Como evitar o estresse no trabalho? 10 conselhos para consegui-lo

Ele é o grande culpado de você não poder se concentrar enquanto trabalha. Também é o causador da sua baixa produtividade, da sua falta de criatividade, dos bloqueios mentais e da dificuldade para manter o foco e a atenção em uma mesma tarefa.

estresse_trabalhoEstamos falando do estresse; especificamente do estresse no trabalho, o grande inimigo de milhões de empreendedores e profissionais do mundo inteiro. Acontece que, como empreendedor, o estresse pode te limitar na hora de tomar decisões importantes, delegar tarefas ou definir os próximos passos da sua empresa. E como freelancer, o estresse pode te impedir de desenvolver projetos com êxito e diminuir as possibilidades de que voltem a te contratar. E isso é só uma pequena parte!

A boa notícia? O estresse no trabalho pode ser evitado se você souber como lidar com ele, e isso é justamente o que vamos te contar a seguir.

10 passos para dizer adeus ao estresse no trabalho

1. Identifique a causa do seu estresse

Este é o primeiro passo e o mais importante, já que uma vez que você souber quais situações te causam estresse no trabalho e como responde a elas, será mais fácil combatê-lo.

Trate de ter um diário ou bloco de notas onde anote diariamente os seus pensamentos, sentimentos, as informações sobre o ambiente em que está, incluindo pessoas e circunstâncias, como você se sente física e mentalmente e como reage diante das diferentes situações. Isso te permitirá identificar quais situações te deixam estressado e como você reage diante delas.

2. Crie um horário equilibrado

Quanto mais organizado você for, menos estresse sofrerá no trabalho. Para isso, é fundamental que você crie um horário equilibrado no qual tenha tempo para o trabalho sem esquecer que tem uma vida.
Pense que no mundo atual das relações digitais é muito fácil se sentir angustiado diante da possibilidade de estar 24 horas por dia disponível para os seus clientes. Por isso, estabeleça um horário firme (e respeite-o!) e ao mesmo tempo fixe alguns limites entre o trabalho e a vida pessoal.

Por exemplo, nunca trabalhe fora das horas que você marcar, evite a multitarefa, estabeleça um dia livre de reuniões e defina pequenas normas, como nunca consultar o e-mail fora do seu espaço de trabalho.

3. Planeje descansos regulares

Diz o ditado: as vezes é preciso parar para seguir caminhando. Por isso, assegure-se de ter alguns momentos de descanso curtos durante o dia para limpar a sua mente das tarefas pendentes e assim se distanciar do estresse.

Afaste-se do seu escritório de vez em quando, massageie os seus ombros e pescoço, estire-se, dê alguns passos, tome um pouco de água, saia na rua e respire ar fresco, fale com alguém com quem gosta de conversar, medite por alguns minutos… O que for! Faça uma pausa em alguns momentos do dia, porque isso te ajudará a relaxar, afastar o estresse e ser mais produtivo.

4. Organize o seu espaço de trabalho

Se o seu ambiente é um caos, como a sua mente será diferente?

É verdade que, seja como empreendedor ou freelancer, você tem a liberdade de trabalhar onde quiser, mas isso não significa que não precise de um espaço de trabalho organizado e que te ajude a ser mais criativo e produtivo.

Você sabia que o seu lugar de trabalho pode te ajudar a se afastar do estresse enquanto rende mais? Neste artigo, compartilhamos 7 dicas para criar um espaço de trabalho produtivo.

5. Priorize tarefas

Faça uma lista das tarefas que precisa fazer todos os dias e ordene por importância: primeiro, os elementos de alta prioridade, depois os de prioridade média e depois os de pouca importância. E se tiver algo desagradável para fazer, faça-o em primeiro lugar: o resto do dia será mais agradável.
E não sobrecarregue o seu dia: é melhor pouco e bem do que muito e mal.

6. Divida! Muitas vezes, menos é mais

Você deve ter escutado mais de uma vez: “divida e você vencerá”. Isso também é verdade quando falamos de trabalho.
Não importa se você é empreendedor ou freelancer, certamente você já deve ter se estressado muitas vezes ao ver um projeto grande e pensar nele como “um todo”. Isso é um erro que provavelmente fará você se sentir estressado.
Se um projeto grande parecer aterrador, divida-o em pequenas páginas, milestones ou etapas. Concentre-se em um passo de cada vez ao invés de ver o projeto como um todo, e tudo sairá melhor. Ao mesmo tempo você se sentirá como se o estresse fosse embora.

7. Delegue responsabilidades

Você não tem por que fazer todo o trabalho sozinho, a menos que queira se sentir fatigado, cansado e estressado. Por isso, sempre que for possível, delegue e deixe que mais alguém se ocupe dessas tarefas ou projetos.
Não se sobrecarregue e evite encaixar muitas tarefas em um dia, porque muitas vezes subestimamos quanto tempo as coisas tomarão (e sempre termina sendo mais do que o previsto!).
Se você é empreendedor, defina quais projetos ou tarefas estão por terminar e, se não for possível terminá-las, delegue-as. Você pode, por exemplo, criar um projeto na Workana e em questão de horas terá o melhor talento a sua disposição.

Se você é freelancer, tente não aceitar mais trabalho do que é capaz de suportar, e se ainda assim o fez e se comprometeu, busque ajuda (inclusive você pode criar uma pequena equipe com dois ou três profissionais).

8. Veja bem o que você come

Você sabia que há alimentos que podem fazer com que você se sinta estressado? Para que isso não aconteça, tente manter uma dieta equilibrada: ter os níveis de açúcar baixos pode causar ansiedade, estresse e irritação, enquanto comer muito e tantas vezes, assim como comer muitas comidas gordurosas, pode fazer você se sentir cansado e fatigado.

Aposte em fazer comidas leves, mas frequentes; isso te ajudará a ter os níveis de açúcar equilibrados no sangue, te dará energia e concentração, e evitará as mudanças de humor como consequência do estresse.

9. Mexa-se!

Não é nenhum segredo: o exercício físico é um potente calmante do estresse, ainda que se exercitar seja a última coisa que você queira fazer.

Por isso, reserve pelo menos 30 minutos por dia e saia para caminhar, correr, nadar, praticar o seu esporte favorito, fazer yoga ou para ir à academia… Você notará a diferença!

Está comprovado que o exercício aeróbico não só aumenta o ritmo cardíaco e te faz suar, mas também levanta o ânimo, aumenta a energia, melhora o foco e relaxa a mente e o corpo.

10. Durma o suficiente

Descansar as horas necessárias é fundamental para ter uma vida profissional sem estresse. Quando você dorme durante as horas necessárias, é muito mais fácil manter o equilíbrio ao longo do dia e combater o estresse, por isso trate de melhorar a qualidade do seu sono deixando o trabalho no escritório, dando à sua noite as horas de sono que a sua mente e o seu corpo precisam para funcionar 100%.

O que você achou destas 10 maneiras de afastar o estresse no trabalho? Sabe de mais algum conselho para dizer adeus ao estresse no trabalho? Ficaremos felizes em ler os seus comentários :)

Artigo Original: Elisabet Parera

2 Comentarios
  1. Fazer pequenas pausas durante o trabalho também é uma boa, especialmente quando temos nas mãos um projeto mais longo, que drena mais energia de nós até sua realização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *