Como o mundo do trabalho está mudando graças ao Trabalho Freelance?

Como o mundo do trabalho está mudando graças ao Trabalho Freelance?

Olá, tudo bem? Eu sou Fernanda Ferraz Redatora Freelancer e atuo com Marketing Digital já há mais de 5 anos!

Primeiro quero agradecer ao Workana, por me fazer esse convite tão especial de colaborar com a minha visão sobre a nova formatação de trabalho no mundo atual e que ao mesmo tempo, permite aos empreendedores, ter um maior engajamento, economia e lucratividade em seus negócios.

Agora vou adentrar ao assunto.

Bem; a forma de trabalho freelancer é positiva tanto para o profissional, como para as empresas, isso porque ambos os lados acabam ganhando, seja em flexibilidade do trabalho, como em questões tributárias e quanto a produtividade.

Um profissional freelancer depende de uma boa produção para conseguir engajar seus rendimentos/ receitas, significando assim que ele precisa atuar com otimismo, motivação e bons resultados, para que consiga elevar seus ganhos e gerar satisfação aos seus clientes. Dessa forma, ganha o freelancer que pode ser selecionado novamente para desenvolver mais trabalhos, como a empresa, que consegue o melhor daquele profissional, dado todo o seu empenho e didática empreendedora!

As empresas de todo o mundo já perceberam que a modalidade do trabalho freelancer, permite que elas ganhem em muitos sentidos, ou seja, quando um freelancer atuar de sua própria residência, por exemplo, a organização contratante:

  • Economiza com energia elétrica, já que o profissional usará a eletricidade de sua residência.

  • Evita o pagamento de impostos já que não existe a formatação de contrato feito em modalidade CLT.

  • Estimula a capacidade criativa do profissional, já que se for um especialista engajado em suas tarefas e atribuições, fará o máximo para dar o seu melhor. Nesse caso o empreendedor não tem que investir em capacitações, técnicas para aumentar a produtividade, gerando excelentes resultados, sem que para isso seja preciso destinar capital a mais.

Os diferenciais de ser freelancer

Existem alguns tipos de freelancers e nessa questão é também importante sob o ponto de vista como profissional, poder avaliar o que se deseja, ou seja:

  1. Existe aquele profissional que está iniciando no meio freelancer e está no modo de experimentação… é aquela fase em que ele busca ver se realmente é isso o que deseja atuar.
  2. Existe também aquele outro tipo de profissional freelancer que trabalha em outras áreas, mas que ao mesmo tempo divide suas demais atividades em paralelo com o nicho freelancer. Então em meio período ele é contratado CLT e no outro, atua como autônomo.
  3. E existe aquele profissional freelancer que desempenha suas atividades integralmente nesse modo, e atua 100% de forma online. Esse é o meu caso!

Para atuar de forma focado, o profissional freelancer deve a partir desse desenvolvimento, conseguir definir sua rotina, suas metas e planejamentos.

Como profissional freelancer é possível determinar de que horas a que horas você deseja trabalhar e como realizará isso.

No meio freelancer é fácil encontrar designers, redatores, gestores de mídias sociais, mentoria e assessoria. Eu mesma trabalho em diversas áreas, exemplo: trabalho com conteúdo web, crio posts para redes sociais e Facebook, administro páginas, dou mentoria, oriento o cliente no desenvolvimento de infoprodutos, crio e-books e outras áreas associadas.

Vejo o mercado freelancer como uma grande oportunidade, tanto para empresas, como para os profissionais!

Vantagens para os empreendedores e para o novo mercado

Sem sombra de dúvida, o preço dos freelancers são melhores por serem considerados como profissionais autônomos.

Ter um empregado fixo, por exemplo, muitas vezes custa 2X mais do que trabalhar com um freelancer, pelos motivos já citados. E vou além, como se trata de um trabalho onde o profissional desempenha suas funções longe da empresa, não se correm riscos com horas extras e problemas com a Justiça do Trabalho, indenizações e etc.

Os custos por parte do empreendedor são melhores, já que não há aquela preocupação com verbas para o escritório, prestações fixas mensais, obrigações fiscais excessivas… o que de certa forma, quando inclusas, acabam sempre reduzindo bastante os custos e valor disponível destinado aos projetos, o que não acontece quando se tem um freelancer operando.

Ao contratar um freelancer, o empreendedor reduz então todos os seus custos. Consequentemente consegue aumentar os seus lucros.

O legal é que a empresa ou o empreendedor pode contratar diferentes profissionais para desempenhar tarefas distintas, de acordo com as necessidades e especialidades de cada um. Isso acaba poupando bastante na questão salarial, permitindo também um aumento de controle dos recursos.

E existe ainda muitas outras vantagens de trabalhar com freelancer. Por exemplo, por trabalharmos de forma mais focada e com base na produtividade, o tempo de entrega de um trabalho, geralmente é feita em menor prazo.

Os profissionais freelancers também trabalham em horários mais flexíveis, então é possível sim poder contar com eles até mesmo fora do horário comercial. A maioria tem uma agenda que se adequa as necessidades dos clientes, o que permite a vantagem de ter um atendimento preferencial e direcionado.

Nesse sentido é legal ressaltar a importância de ter um contato próximo com o freelancer para que assim se possa alinhar o projeto de acordo com as expectativas e demandas.

Fato é que o mundo mudou, a tecnologia trouxe novas informações e possibilidades para o mercado e para o aumento de vendas. As empresas já compreenderam que precisam se adequar a esse novo modelo de oferta de trabalho que possui alta capacidade intelectual. Não é à toa que os Países mais desenvolvidos já atuam há mais tempo com essa modalidade e sua economia tem sido bem melhor!

Sabemos que o Brasil passa por momentos de dificuldades econômicas, embora, oportunidades de empreender surgem a todo instante e assim como a frase que diz que ondas fortes fazem bons marinheiros, eu afirmo que os profissionais que atuam como freelancers e as empresas que fazem uso de seus serviços, são ambos em tom, número e grau, bem mais felizes, já que a relação de ganho a ganho é de fato efetivada de forma geral e genuína!

Bem, é isso! Espero que tenham gostado do artigo e caso precisem solicitar meu portfólio para conhecer meus cases de sucesso e para entender como eu trabalho, estou à disposição!

Clique para saber mais sobre Fernanda Ferraz Redatora e Especialista em marketing Digital.

Un comentario
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *